Qual a diferença entre entidades e orixás?

Perguntado por: Viviane Lima Andrade  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, podem se incorporar durante certas cerimônias e vir a Terra para ajudar as pessoas que necessitam. Os guias são denominados “entidades” e cada orixá possui uma linha de entidades que o auxilia.

Quem são as entidades?

Já as entidades são espíritos desencarnados de ancestrais que podem ser incorporados por médiuns durante os cultos nos terreiros de umbanda. Essas entidades, que cumprem funções ligadas à cura e ao aconselhamento, podem ser descritas como tipos populares pertencentes à realidade social brasileira.

Quais as entidades que fazem o mal?

Linha de Malei - Exu Rei. Linha de Mossurubi - Exu Kaminaloá Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Exu Pantera Negra. Linha Mista - Exu dos Rios/Exu das Campinas.

Quais são as entidades da Umbanda?

São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.

O que são orixás E o que são guias?

Guia é o nome dos colares usados nas religiões afro-brasileiras durante as sessões e também pelos filhos da casa representando os seus Orixás, variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua: Oxalá – Branco – Deus da criação. É o orixá que criou os homens.

Os Orixas e as Entidades na Umbanda

34 questões relacionadas encontradas

O que é guia na Umbanda?

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

Para que serve a guia?

A guia não é um simples colar. É um objeto de proteção que para surtir o efeito desejado deve ser consagrado por uma Entidade, ou através de rituais de consagração, quando o filho de fé passa por um processo de iniciação. Existem guias feitas de semente, madeira, osso, miçanga, porcelana, pedras, cristais ou plástico.

Qual a entidade mais poderosa da Umbanda?

Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como saber qual é a minha entidade?

Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.

Quais são as entidades de esquerda?

Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras. Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros (pernambucanos), ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum.

O que o Exu pode fazer na vida de uma pessoa?

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Quem é Exu na Igreja Católica?

Exu: orixá do movimento e da comunicação. É identificado com São Gabriel Arcanjo. No entanto, também foi associado pelos católicos ao diabo, por isso muitas vezes é temido.

Por que os Exus tem chifres?

Já se sabe a resposta: “Exu”. Algumas imagens da divindade também têm chifres, especialmente as do vodun Legba, da nação jeje. Adelson diz que são sinal de virilidade e predisposição ao combate. “É um aviso de que o adversário não terá vida fácil”.

O que é o nome da entidade?

O nome de uma entidade identifica a entidade e é garantido que seja exclusivo no escopo de seu contêiner, dado seu tipo.

Quantas entidades existem no mundo?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 193 países. Mas há algumas ausências nessa lista.

O que são os pretos velhos?

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Como descobrir minha pomba gira e Exu?

Para saber se uma pessoa tem pomba-gira, a primeira coisa que você precisa investigar é se existe mediunidade de incorporação. A maioria das pessoas não sabe, mas existem vários tipos de mediunidade.

Qual o orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quais são os guardiões da Umbanda?

O Exu no contexto da Umbanda aparece de diversas formas, como “Guardiões” dos templos religiosos, entidades que estão presente desde a gênese do mundo (Exus cósmicos2).

Quem é a mãe de Oxum?

Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.

Quem já nasce feito no santo?

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Quem pode usar guia?

Tanto os indivíduos pertencentes as tribos, as religiões atuais e hoje mais precisamente o umbandista, pretendem ao usar as guias e tantos outros elementos, é se proteger contra influências externas.

Pode beber usando guia?

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo.

O que é guia de candomblé?

Guia é o nome usado nas religiões afro-brasileiras para os colares usados pelos médiuns durante as sessões e giras e também utilizadas pelos filhos da casa representando os seus guias (Orixás), variando a cor conforme a Linha na qual o espírito atua, a considerar: Linha de Oxalá = Contas Brancas (Candomblé e Umbanda)

O que é cruzar a guia?

Geralmente esses colares usados no corpo de forma cruzada, possuem uma polarização energética ou forma pólos complementares, por exemplo, os guias geralmente usam colares cruzados amarelo (Mãe Iansã) de um lado e vermelho (Pai Ogum) de outro, dois campos que se complementam e trabalham em conjunto, poderia ser Marron ( ...

Artigo anterior
Por que as pessoas gostam de chamar atenção?
Artigo seguinte
Como descobrir meus gatilhos?