Qual a diferença entre Educação Especial e atendimento educacional especializado?

Perguntado por: Tiago Lourenço de Melo  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 5/5 (3 avaliações)

Assim, os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno. ... Por outro lado, as escolas com educação especializada contam com materiais, tecnologia, equipamentos e professores especializados.

Qual a diferença entre AEE e Educação Especial?

ATENDIMENTO AEE

As pessoas com deficiências têm direito à uma sala de recursos que objetiva potencializar as capacidades dos indivíduos, esse atendimento – como dissemos anteriormente – acontece no contraturno. A perspectiva da Educação Especial não é a deficiência, nem a dificuldade, mas a POTENCIALIDADE.

Qual a relação entre Educação Especial e atendimento educacional especializado?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

O que é o atendimento especializado?

O Atendimento Educacional Especializado é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Qual a diferença entre professor PAC e PAEE?

Professor de Apoio Educacional Especializado – (PAEE) - TGD Professor de Apoio à Comunicação Alternativa – (PAC) - DFN Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais /Língua Portuguesa – (TILS) Surdez Professor de Libras e/ou instrutor surdo Guia Intérprete – Surdocego Professor itinerante – Cego No estado do ...

O que é Educação Especial + AEE (Atendimento Educacional Especializado) - Prof. Camila Rodrigues

20 questões relacionadas encontradas

O que é o professor PAEE?

18 - O Professor de Atendimento Educacional Especializado- PAEE e o Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão– PAAI serão os responsáveis pelo AEE, e por sua oferta,de maneira articulada com os educadores da U.E, observadas asfunções que lhe são próprias.

O que um professor do PAC faz?

São atribuições do professor do Projeto de Assistência ao Currículo – PAC: ... IV – participar das ações formativas conduzidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAPE e Diretorias de Ensino específicas para a atuação no Projeto de Assistência ao Currículo.

O que é atendimento especializado no INSS?

É o Atendimento Especializado agendável. Ele foi criado para facilitar a vida de usuários que precisam resolver situações com o Instituto, não disponíveis nos canais remotos, como a Central 135, número de telefone do INSS para o cidadão.

Quais os tipos de atendimento que o AEE oferece?

De maneira geral, o AEE se destina a alunos com os seguintes aspectos:
  • Deficiência física:
  • Deficiência visual:
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Deficiências múltiplas;
  • Transtorno do Espectro Autista (TDA);
  • Superdotação.

O que faz o AEE?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns.

Qual é a relação entre educação especial e educação inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Qual a perspectiva da educação inclusiva no atendimento educacional especializado?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Qual é o conceito de Educação Especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

O que entendemos por Educação Especial?

A Educação Especial se concentra em ajudar as pessoas com deficiência física ou mental a aprender com igualdade. Para isso, é preciso que a escola e os professores identifiquem quais são as barreiras que limitam o aprendizado, a fim de que elas consigam ter um aprendizado com as mesmas condições do restante da turma.

Qual a diferença entre classe especial e sala de recursos?

Diferentemente das Classes Especiais, as Salas de Recursos Multifuncionais não tem o caráter substitutivo do Ensino Regular, pelo contrário para haver a matricula na SEM é indispensável que a família apresente a matrícula do aluno das Classes do Ensino Regular.

Quais são os serviços da educação especial?

A Educação Especial tem como serviço a parceria com Organizações da Sociedade Civil nas modalidades: Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE; Escola de Educação Especial – EEE; Atividade de Enriquecimento Curricular – AEC e Iniciação ao Mundo do Trabalho – IMT, em caráter complementar ou suplementar.

O que é atendimento educacional especializado complementar e suplementar?

O Atendimento Educacional Especializado visa prestar um serviço de Educação Especial de caráter complementar para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem vinculadas ou não à deficiência ou suplementar no caso dos alunos com altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular.

Qual é o público-alvo da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

O que significa solicitar contestação de NTEP?

Contestação do NTEP

A empresa pode solicitar a não-aplicação do nexo técnico epidemiológico, ao caso concreto, quando dispuser de dados e informações que demonstrem que os agravos não possuem nexo técnico com o trabalho exercido pelo trabalhador.

O que é contestação NTEP?

Contestação. Do Nexo Técnico Epidemiológico – NTEP: A empresa ou o empregador doméstico poderão requerer ao INSS a sua não aplicação (contestação), dentro do prazo de até quinze dias após a data para a entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social – GFIP.

Como consultar resposta da Ouvidoria do INSS?

Após a reclamação na Ouvidoria do INSS, o sistema gera um código de acesso para você poder acompanhar o seu caso pelo telefone 135 ou pelo site.

O que é o PAC no Estado?

Os dois primeiros editais para participação do Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura, foram publicados no Diário Oficial do Estado no sábado, dia 24. Os regulamentos tratam da produção de filmes de longa e curta-metragem (Prêmio Estímulo).

O que é PAC no Estado?

A Direção da Escola Estadual Prefeito Francisco Antonino torna pública a abertura de duas vagas para a função de Professor de Assistência ao Currículo (PAC) nesta Unidade Escolar, nos termos da Resolução SEDUC-4, de 11-1- 2021, publicada no D.O.E de 12-1-2021, a serem atribuídas a um docente por componente curricular ( ...

O que significa professor de Aclta?

27 - O Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (ACLTA) tem a função de apoiar o processo pedagógico de escolarização do estudante com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculado na escola comum, sendo autorizado 1 (um) professor para ...

Artigo anterior
Quais são as consequências do lixo?
Artigo seguinte
Quais são os problemas comuns de eliminação intestinal?