Qual a diferença entre EDTA e heparina?

Perguntado por: Cristiano Guilherme Nunes Esteves  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

A Heparina possui ação antitrombínica, impedindo a coagulação, enquanto o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um composto orgânico que age formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.

Como o EDTA impede a coagulação?

O EDTA reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação. Essa ativação faz com que as plaquetas se agreguem na presença do cálcio e também causa a adesão das plaquetas na superfície do tubo rapidamente. Com a quelação do cálcio pelo EDTA a ativação é interrompida.

Para que serve o anticoagulante EDTA?

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

Qual a ação do EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.

O que significa EDTA no exame de sangue?

O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.

Qual a diferencia entre Heparina e Enoxaparina?

21 questões relacionadas encontradas

Quais exames são feitos no EDTA?

Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA.
...
O material colhido serve para os seguintes exames:
  • ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.
  • ➙ Hematozoários (caninos)
  • ➙ Microfilárias.
  • ➙ Contagem de reticulócitos.
  • ➙ Contagem de plaquetas.
  • ➙ PCR de vários exames.

Onde é usado o EDTA?

Para que é utilizado? O EDTA é utilizado como agente quelante, isto é, vai captar íons (iões, PT) metálicos que podem afetar a estabilidade e/ou o aspeto dos produtos cosméticos. O EDTA serve, por exemplo, para contrariar a dureza da água nos produtos para enxaguar, como os shampoos.

Qual a função do EDTA dissódico?

Em formulações de shampoo, sabonetes e produtos de higienização pessoal, o EDTA Dissódico evita que íons cálcio e magnésio sofram precipitação e interfiram na formação de espuma dos produtos.

Porquê da escolha do anticoagulante EDTA em hematologia e qual sua vantagem?

EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético):

é o anticoagulante mais usado para hematologia porque não provoca deformação nas células. Atua como agente quelante do cálcio, impedindo que ocorra o processo de coagulação. Comercialmente estão disponíveis os sais de sódio e de potássio, em soluções aquosas prontas para uso.

Quais as funções dos anticoagulantes?

Os medicamentos anticoagulantes são administrados para evitar a formação de coágulos no sangue. O paciente que faz uso desse tipo de medicamento o utiliza para deixar o sangue “mais fino”, ou seja, deixá-lo mais líquido, a fim de poder circular pelos vasos sanguíneos mais livremente.

Qual o mecanismo de ação do aditivo anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético EDTA )?

EDTA (ácido etilenodiaminotetracético): Atua como anticoagulante quelando o cálcio do sangue. O cálcio é necessário na cascata de coagulação, e sua quelação inibe e para a série de eventos (intrínseca e extrínseca) que causa a coagulação.

O que é Sodium EDTA?

Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.

Qual a importância dos anticoagulantes sanguíneos para coleta de sangue?

Os anticoagulante são também importantes fora do corpo evitando a coagulação do sangue usado em exames laboratoriais e em transfusões sanguíneas. Heparina, EDTA e o Citrato de Sódio são os principais exemplos de anticoagulantes “in vitro”.

Qual o anticoagulante de escolha para a análise da coagulação sanguínea?

Heparina: é um anticoagulante natural, sendo o mais recomendado para análises bioquímicas, pois não interfere com os reagentes usados na maioria dos testes. Atua interferindo na conversão de protrombina em trombina. ... É o anticoagulante recomendado para os testes de coagulação na proporção de 1:9 partes de sangue.

Quais os conservantes anticoagulantes de escolha em hematologia?

Conservantes/preservantes

Os anticoagulantes mais frequentemente utilizados são o citrato fosfato dextrose adenina (CPDA-1), o citrato ácido dextrose (ACD), o citrato fosfato dextrose (CPD e CP2D), o citrato de sódio e a heparina.

O que substitui o EDTA?

A substituição do EDTA pelo produto Polydisperse NA2 e Polydisperse NA4 pode proporcionar redução de 50,0% do valor gasto com complexantes, pois o cliente irá reduzir pela metade a dosagem em sua formulação. Conte com o desempenho superior e vantagens ecológicas.

O que faz um quelante?

Os agentes quelantes tem como finalidade a formação de quelatos, ou seja, formar complexos hidrossolúveis, onde íon metálico é envolvido por ligações covalentes do agente quelante. Exemplo: (HEDP Na2 + Ca+2), conhecido também como sequestrante de íons metálicos ou sequestrante de dureza.

Como tomar EDTA?

Tomar 2 cápsulas duas vezes por dia (ou seja, 1 g de EDTA), ou mais, seguindo as indicações do seu terapeuta, obrigatoriamente com o estômago vazio, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições.

O que é EDTA em alimentos?

O EDTA é um aditivo utilizado nos alimentos como antioxidante, conservante, sinergista ou seqüestrante, na forma de seus sais - dissódico (etilenodiaminotetraacetato dissódico) e cálcio dissódico (etilenodiaminotetraacetato de cálcio e dissódico).

Quais exames vai em cada tubo?

Tubos para coleta de sangue para cada tipo de análise
  • azul: tubo com citrato de sódio;
  • vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  • verde: tubo com heparina;
  • roxa: tubo com EDTA;
  • cinza: tubo com fluoreto de sódio.

Quais exames são feitos em cada tubo?

Veja quais as características de cada recipiente e para quais exames eles são indicados:
  • Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio.
  • Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica.

Quais exames são coletados no tubo de heparina?

Para análises bioquímicas, gasometria ou outros exames, a amostra de plasma deve ser colhida em um tubo com heparina. Se a ideia é investigar possíveis distúrbios sanguíneos, é necessário realizar uma análise hematológica.

Qual o anticoagulante usado para o exame de hemograma?

Os anticoagulantes mais utilizados são o ácido diamino tetra acético (EDTA), a heparina e citrato de sódio.

Qual a ordem dos tubos de anticoagulantes usados em coletas?

Os tubos em que o sangue é coletado podem conter um ou mais aditivos, dependendo do objetivo da análise.
...
Confira a sequência correta dos tubos de coleta
  • Azul (citrato de sódio)
  • Amarelo/vermelho (ativador de coágulo)
  • Verde (heparina)
  • Lilás/roxo (EDTA)
  • Cinza (fluoreto de sódio/EDTA).

O que é disodium EDTA faz mal?

DMAE ou Dimethylaminoethanol. Amplamente usado em cosméticos anti-idade, hidratantes. Segundo um estudo canadense, o efeito anti-idade do DMAE se dá às custas de sua capacidade de danificar as células (fonte). Segundo o EWG, esse ingrediente pode causar alergias e toxicidade do sistema imune.

Artigo anterior
Como trabalhar alfabetização de forma lúdica?
Artigo seguinte
O que é a teoria estática do ônus da prova?