Qual a diferença entre documentário e ficção?

Perguntado por: Doriana Soraia Coelho Moura  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

Documentário e ficção foram, por muito tempo, pensados um em oposição ao outro. Do lado do documentário, a exigência da presença do real, da verdade, da objetividade; do da ficção, a ideia de encenação, do irreal, da subjetividade.

O que é o gênero documentário?

O documentário é um gênero do cinema que possui muitas semelhanças com o jornalismo, como o foco nos fatos e pessoas reais. O que é documentário? Documentário é um gênero do cinema que tem como objetivo a apresentação de uma visão da realidade por meio da tela.

Quais as características de um documentário?

Documentário é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso da exploração da realidade. Isto não significa que represente a realidade «tal como ela é»: o documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.

Qual é a diferença entre documentário e reportagem?

Enquanto gêneros como a notícia e a reportagem necessitam da presença de um repórter/narrador, cuja função é relatar os acontecimentos para o público, no documentário a presença do narrador não é obrigatória.

O que é um filme de ficção?

Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário. No cinema, ficção é o género que se opõe a documentário. Existe no cinema e em televisão um género híbrido designado docuficção.

Ficção versus documentário

31 questões relacionadas encontradas

O que significa um filme de ficção científica?

Significado de Ficção científica

substantivo feminino [Literatura] Cinema. Gênero literário e cinematográfico que tem como tema os avanços científicos e suas novas tecnologias, reais ou inventadas, dramatizando em forma de ficção o impacto desses avanços na sociedade e no comportamento dos indivíduos.

Para que serve a ficção?

A ficção é vista como importante pela maioria dos estudiosos, e pelos meros apreciadores, pelo simples fato de ela ser tão distante da realidade. Dessa forma, fica claro que a ficção pode ser encarada como uma forma de escape da rotineira realidade, podendo levar o leitor a mundos impossíveis.

Qual o objetivo de documentário e reportagem?

Sabemos, que o principal objetivo de todo documentário jornalístico é buscar o máximo de informações sobre um determinado tema através de entrevistas, uma narração informativa em off, captação de imagens ilustrativas, montagens de material de arquivo, e de uma edição formadora do discurso ou da abordagem sobre um ...

Como é produzido um documentário?

A filmagem de um documentário precisa mesclar com sabedoria o que foi planejado e o que surge no improviso, afinal, existe um cronograma de filmagem (e montagem) a ser seguido. É importante que ele seja flexível e, sempre que possível, tente entrevistar personagens principais mais de uma vez.

Quais são os tipos de documentários?

O autor enfatiza seis tipos de vozes do gênero audiovisual documentário, sendo eles: poético, expositivo, observativo, participativo, reflexivo e o performático.

Quais os elementos comuns ao gênero documentário?

Os temas mais comuns de documentários são:
  • Musicais: abordam a realização de um show, de uma música, do trabalho do artista;
  • Biográficos: focados na trajetória de vida de seus personagens;
  • História Natural: obras que abordam temas relacionados à geografia e à natureza;

Qual a linguagem do documentário?

O filme documentário é constituído pela linguagem audiovisual, mas pode se valer da escrita como parte do seu processo de concepção, produção e difusão, havendo uma conexão entre o campo da palavra e o campo da imagem.

Como classificar um documentário?

Neste Caderno, tomamos como base a classificação proposta por Bill Nichols, importante estudioso do gênero Documentário. Nichols sugere que esse gênero abarca seis subgêneros: expositivo, poético, participativo, observacional, reflexivo e performativo. Cada um deles opera com base em convenções que lhe são específicas.

Quem faz documentário?

O que faz um documentarista

Ele é capaz de identificar pequenos fatos e ligá-los em uma grande narrativa, de modo a passar uma mensagem para quem assiste à obra. Quando se produz um filme ficcional, há um roteiro previamente orientado. Já em um documentário, isso nem sempre acontece.

Qual a importância do documentário?

O documentário permite, por um lado, enquadrar o sistema de ensino nos desafios da atual sociedade da informação e do conhecimento, onde as tecnologias de informação e a linguagem audiovisual se apresentam como recursos propensos à exploração do mundo e onde o professor tem um papel preponderante enquanto propulsor de ...

Como fazer um documentário escolar?

- Criar personagens para dar maior dramaticidade à narrativa: os alunos podem criar personagens relacionados aos fatos narrados para fazer a locução do documentário. É importante que criem um personagem coerente com os fatos narrados e que isso fique claro para o espectador.

Como se faz um documentário?

9 dicas para ter em mente ao fazer um documentário
  1. Faça um plano/roteiro. ...
  2. Ache os protagonistas. ...
  3. Prepare o seu equipamento e cuidado com o som. ...
  4. Entreviste seus protagonistas mais importantes mais de uma vez. ...
  5. Filme toneladas de b-roll. ...
  6. Edite sabiamente. ...
  7. Pense em capítulos. ...
  8. Capture voltas e reviravoltas.

Como elaborar um projeto de documentário?

  1. Sinopse. Esboço inicial, deve ser descrita a ideia original do vídeo, aquela que irá ser traduzida em um projeto audiovisual. ...
  2. Argumento. Necessidade e importância de realização. ...
  3. A Proposta. Mapa por onde deve-se caminhar sempre no sentido da excelência. ...
  4. Descrição do(s) Objeto(s) ...
  5. Abordagem. ...
  6. Estrutura. ...
  7. Cronograma de Produção.

Quais os passos para a elaboração de um roteiro de documentário?

Como começar a escrever um roteiro?
  1. Planeje – Como Tirar a Ideia da Cabeça e Colocar no Papel.
  2. Desenvolva Sua História – Além de uma boa ideia você precisa pesquisar muito.
  3. Defina o Conflito do seu filme – Elemento Básico da dramaturgia.
  4. Construa personagens consistentes dentro da curva dramática.
  5. Faça o Argumento.

Qual é a relação entre documentário e jornalismo?

O documentário está fortemente associado ao campo do jornalismo, isso porque ambos, jornalismo e documentarismo, são tomados como discursos que buscam oferecer acesso ao real, à verdade.

Quais os limites da objetividade em um documentário?

Objetividade é uma utopia a perseguir para o jornalismo, seja escrito ou audiovisual, mas não para o documentário. ... O compromisso aqui é com algo mais difuso e complexo do que a mera "objetividade". O documentarista procura ser fiel a um só tempo à sua verdade e à verdade dos personagens e situações filmadas.

Por que ler ficção?

A leitura de ficção traz diversos benefícios adicionais, entre eles a redução do stress, uma vez que ela é fonte de entretenimento. A leitura também proporciona uma melhoria na área da memória, pois você está colocando seu cérebro para trabalhar a imaginação, fundamental para a memorização de longo prazo.

Qual o papel da ficção para a comunicação humana?

É pela ficção, em suma, que aprendemos a viver humanamente e nos preparamos para dar nosso melhor. É ela a mestra que nos leva pela mão além da mediocridade cotidiana.

Quais são os tipos de ficção?

Escrever ficção é o modo de contar histórias em uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras a partir da imaginação.
  • Fantasia. O gênero é caracterizado por elementos fantásticos, como magia ou sobrenatural. ...
  • Ficção científica. ...
  • Distopia. ...
  • Ação e aventura. ...
  • Ficção Policial. ...
  • Horror. ...
  • Thriller e Suspense. ...
  • Ficção histórica.

Qual é a finalidade da ficção científica?

Ficção científica (normalmente abreviado para SF, FC, sci-fi ou scifi) é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no ...

Artigo anterior
Quantas páginas no mínimo tem que ter um projeto de TCC?
Artigo seguinte
O que é preciso para abrir um processo?