Qual a diferença entre dilatórias e peremptórias?

Perguntado por: Gaspar Xavier de Henriques  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

Bem como as defesas processuais, as defesas materiais podem ser dilatórias, quando acabarem por prolongar o tramite do processo, retardando o exercício do direito perseguido, e peremptórias, quando pretenderem a total invalidação do direito alegado pelo autor.

Qual a diferença entre exceções dilatórias e peremptórias?

Dilatórias são aquelas que geram a procrastinação do processo. São as exceções de suspeição, de incompetência, e para os doutrinadores Fernando Capez e Julio Fabbrini Mirabete, as de ilegitimidade de parte. Exceções peremptórias são aquelas que geram a extinção do processo.

Qual a diferença entre as preliminares dilatórias e as peremptórias?

Dilatória: defesa processual dilatória é aquela que se acatada provoca uma dilação/retardamento da marcha processual. Exemplo: incompetência relativa ou absoluta. Peremptória: defesa peremptória são aquelas que se acatadas, ensejará a extinção do processo. Como exemplo temos: litispendência, coisa julgada, etc.

Quais são as exceções dilatórias?

As exceções dilatórias correspondem à falta ou ausência de pressupostos processuais (que, em regra, são evidenciadas pelo réu na sua contestação) que, não sendo suscetíveis de sanação ou suprimento, obstam a que o tribunal conheça do mérito da ação judicial e determinam a absolvição do réu da instância ou a remessa do ...

O que é excepção Peremptoria?

As exceções perentórias correspondem à invocação de factos que impedem, modificam ou extinguem o efeito jurídico dos factos articulados pelo autor e cuja verificação determina a absolvição (total ou parcial) do pedido (cfr.

Exceções dilatórias e peremptórias

43 questões relacionadas encontradas

O que é litispendência no processo penal?

"A litispendência é a situação que decorre de outro processo penal sobre o mesmo fato, entendido como fato da natureza, ocorrência da realidade, e não somente fato descrito na denúncia ou queixa".

O que é a Perempta?

Perempção é o resultado da inércia do querelante no processo penal privado, que resulta na extinção de punibilidade do querelado. Em outras palavras, a perempção é uma punição feita ao querelante por deixar de promover o andamento processual, e por isso possui a natureza jurídica de sanção.

Quando se dá a perempção?

Como vimos, a perempção ocorre quando o autor tem, por 03 vezes, uma sentença de abandono processual em uma demanda que verse sobre o mesmo assunto. Trata-se da perda do direito em razão da falta de boa fé na condução do processo.

Quais são as preliminares peremptórias?

- Preliminar Peremptória. litispendência: tem efeito impeditivo, verificar a ocorrência da tríplice identidade (tria eden) partes, pedido e causa de pedir. Não há litispendência internacional. coisa julgada: há trânsito em julgado com identidade de partes, pedido e causa de pedir.

O que são defesas dilatórias?

As defesas dilatórias são aquelas que, no máximo, retardam o processo: é o que chamamos de vício sanável. Ora, ao se mandar que um vício seja sanado, algum tempo há de ser despendido nisto e, por isso, as defesas são chamadas de dilatórias (pois, indiretamente, elas retardarão a análise meritória do processo).

O que diz o artigo 337 do CPC?

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. § 3º Há litispendência quando se repete ação que está em curso.

O que pode ser alegado nas preliminares?

Na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário.

Quais as preliminares no CPC?

Quais são as preliminares no Novo Código de Processo Civil? As preliminares são aquelas elencadas nos incisos do artigo 337 do CPC. São 13 o total de matérias que podem ser alegadas em preliminar de contestação.

O que é a preliminar do processo?

São questões que devem ser decididas antes do mérito, porque dizem respeito à própria formação da relação processual. Por exemplo, a discussão sobre a competência de um juiz para julgamento de uma causa constitui espécie de preliminar; assim também a legitimidade da parte para fazer aquele pedido.

Quais são as preliminares de mérito no novo CPC?

preliminares de mérito, indireta ou prejudicial, que englobam questões de prescrição e decadência, por exemplo; mérito em sentido estrito ou direta, que devem ser arguidas em seguida e se referem aos pedidos do autor com suas motivações e a discussão acerca da constituição dos direitos alegados na inicial.

Quais são os casos de perempção no CPP?

Também haverá perempção quando, falecendo o querelante ou sobrevindo sua incapacidade, não comparecer em juízo para prosseguir no processo dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber fazê-lo – são elas: o cônjuge, companheiro, ascendente, descendente ou irmão (Sigla para lembrar!

Qual a diferença entre prescrição e perempção?

Prescrição: é a perda da pretensão punitiva ou executória em face do decurso do tempo. Decadência: é a perda do direito de ação em face do decurso do tempo. Perempção: é sanção processual ao querelante inerte ou negligente. A decadência, a prescrição e a perempção extinguem a punibilidade - Art.

Quem é o querelante?

Querelante: é simplesmente o ofendido, aquele que oferece a queixa-crime no intuito de dar início a ação penal. Querelado: na estrutura da queixa-crime, o querelado é o suposto ofensor. Ou seja, aquele que sofre a ação penal.

Qual a diferença entre preclusão e perempção?

Já à preclusão deriva do fato do autor ou réu não ter praticado um ato processual no prazo em que ele deveria ser realizado e a perempção a perda do direito de ação do autor que abandonou a causa três vezes.

Qual a diferença no criminal entre a prescrição e a decadência?

A principal diferença entre prescrição e decadência reside nos seus efeitos e na natureza dos direitos afetados. Enquanto a prescrição está relacionada ao direito de punir do Estado, a decadência está relacionada à perda do direito de exercer uma pretensão ou ação.

O que significa perempção litispendência ou coisa julgada?

Como vimos, litispendência ocorre quando um processo idêntico está em curso, ou seja. Já a coisa julgada ocorre quando um processo idêntico já teve uma decisão em trânsito em julgado. Para as duas situações, vale o mesmo conceito de processo idêntico: ter as mesmas partes, a mesma causa e o mesmo pedido.

O que é litispendência exemplo?

A litispendência ocorre quando duas ações idênticas se encontram em curso ao mesmo tempo. Nesse caso, uma delas será anulada para evitar decisões diferentes para um mesmo caso. É importante ressaltar que a litispendência só pode ser alegada antes da discussão do mérito da ação.

O que o juiz deve fazer em caso de litispendência?

Neste caso há litispendência, pois são idênticas as partes, a causa de pedir e o objeto do pedido (contrato). Ao apresentar contestação, deverá o réu indicar a litispendência como questão prejudicial de mérito, requerendo a extinção do processo.

Qual processo é extinto na litispendência?

TRT-10 - 11985420175100008 DF

Ocorre a litispendência pelo ajuizamento de duas ações que possuam as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido, nos termos do art. 337 , § 1º , do CPC . Constatada a litispendência, deve ser extinto o processo sem julgamento de mérito, nos termos do art. 485 , V , do CPC .

Artigo anterior
Vai ter feriado de Carnaval em 2021?
Artigo seguinte
Quantos gigas tem o k40?