Qual a diferença entre diarreia e fezes moles?

Perguntado por: Ivo Freitas Santos  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

Diarreia é um quadro clínico que tem como consequência o aumento da frequência das evacuações e o amolecimento das fezes. Já as fezes moles, quando não acompanhadas da necessidade de evacuações repetidas, podem ser apenas uma reação momentânea do organismo.

Que tipo de fezes é considerado diarreia?

Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

Qual a diferença entre diarreia e fezes amolecidas?

Já vimos que a diferença entre fezes moles e diarreia está, principalmente, na frequência. Portanto, pensando que o cocô mole pode, com aumento da frequência, ser "enquadrado" como diarreia, as causas aqui também podem ser infecções e problemas gastrointestinais. Por outro lado, pode ser sinal de que algo não caiu bem.

O que pode causar fezes moles?

Você pode ter uma intolerância alimentar que ainda não sabe, como a intolerância à lactose, que está causando as fezes moles diariamente. Um desequilíbrio da flora intestinal, um quadro disbiose, também pode deixar o cocô amolecido por vários dias.

Que tipo de fezes é preocupante?

Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

Fezes moles e duras ao mesmo tempo?! O que pode ser?

16 questões relacionadas encontradas

Quando devo me preocupar com fezes moles?

A diarreia é uma condição comum, caracterizada por fezes soltas, aguadas ou uma necessidade frequente de defecar. Geralmente, dura alguns dias e desaparece sem qualquer tratamento. Uma diarreia cuja duração seja superior a 4 / 5 dias pode ser sintoma de um problema mais grave e deve ser investigada.

Quantas vezes ir ao banheiro é considerado diarreia?

Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

Quando as fezes não são normais?

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Qual a cor da diarreia preocupante?

Da mesma forma, quando uma pessoa está com diarreia, as fezes tendem a ficar amareladas por causa do trânsito intestinal acelerado e da consistência aquosa do material. No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico.

O que é bom comer para endurecer as fezes?

Os principais alimentos que prendem o intestino de uma forma saudável são: ovos mexidos, laticínios com baixo teor de gordura, cereais, como farinha de trigo, aveia e flocos de milho. Não se esqueça também de repor a água que você perdeu e os nutrientes, com algum tipo de bebida isotônica.

O que fazer para curar fezes moles?

Como deixar as fezes mais consistentes?
  1. Batata sem casca;
  2. Alimentos a base de farinha branca;
  3. Maçã e pera sem casca;
  4. Arroz;
  5. Carnes brancas e com menor teor de gordura;
  6. Banana, principalmente mais verde;
  7. Aveia;
  8. Suplementos de fibras como inulina e Psyllium;

Quando as fezes sai mole todos os dias o que pode ser?

Entre os principais problemas estão: infecções causadas por bactérias e parasitas, intolerância à lactose, doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, uso de algumas medicações para diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade.

O que é falsa diarreia?

A falsa diarreia constitui-se na eliminação de um líquido grumoso de cor fecal, que passa em torno de fezes muito duras e paradas no reto, durante dias ou semanas, os fecalomas. Ocorre com alguma freqüência nos idosos, nos inválidos e nas pessoas muito debilitadas.

Qual é a cor da diarreia?

Em geral as fezes têm cor marrom, mas outras colorações podem ocorrer. Por isso é importante observá-las. Quando estamos com diarreia essa observação é ainda mais importante, pois já se sabe que algo não vai bem no trânsito intestinal.

Quais os 3 tipos de diarreia?

  • Osmótica. Nesse tipo de diarreia há presença de solutos osmoticamente ativos que não absorvíveis pelo intestino. ...
  • Secretória. Há distúrbio no transporte hidroeletrolíticos na mucosa intestinal, geralmente causado por uma toxina, droga ou patologias intestinais e sistêmicas. ...
  • Inflamatória. ...
  • Esteatorreia.

Como reconhecer diarreia?

Trata-se de uma alteração intestinal em que ocorre um aumento no número de evacuações durante o dia e, principalmente, com fezes amolecidas ou às vezes líquidas. Geralmente são causadas por vírus, bactérias e, às vezes, alguns tipos de parasitas, que podem ter contaminado água ou algum tipo de alimento.

Qual a cor das fezes quando está com infecção intestinal?

No entanto, as fezes amarelas também podem ser sinal de problemas de saúde, como doença celíaca, infecção intestinal ou problemas no pâncreas, fígado ou vesícula biliar. Geralmente podem ser identificados pela presença de outros sintomas como dor abdominal, vômitos, febre ou perda de apetite.

Como saber se a diarreia é viral ou bacteriana?

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Quando a diarreia é sinal de alerta?

Pessoas apresentando sinais de alerta, como sangue ou pus nas fezes, febre ou sinais de desidratação, devem consultar um médico imediatamente, assim como aquelas com dor abdominal significativa. Algumas pessoas podem precisar de exames e tratamento imediatos e, às vezes, de hospitalização.

Como saber se o intestino está saudável pelas fezes?

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Quais são os sintomas de uma infecção intestinal?

Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e os tratamentos para infecção intestinal.

Como saber se o intestino não está bem?

  1. Funcionar como um reloginho.
  2. Esvaziar o intestino ao fazer cocô
  3. Não ter estufamento e cólicas frequentemente.
  4. Fique de olho na cor das fezes.
  5. Seu cocô deve ser macio.
  6. Ausência de dor ao fazer o número 2.

Estou defecando mole e amarelo?

As fezes amarelas devem-se ao excesso de gordura que pode ser causado pela má absorção, como na doença celíaca. A causa principal é o glúten, que se pode encontrar nos pães e cereais. As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares.

Como é a diarreia de ansiedade?

Nervosismo, ansiedade e estresse afetam o corpo de diversas formas. O paciente pode sentir tremor pelo corpo, taquicardia, náusea, sudorese nas mãos e também a diarreia. Nesta ocasião, a evacuação com fezes mais pastosas ou líquidas tende a passar quando a situação de "muito estresse" acaba.

Qual a diferença entre infecção intestinal e diarreia?

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

Artigo anterior
Quanto ganha um PRF por mês?
Artigo seguinte
Como funciona a perícia de assinatura?