Qual a diferença entre depoimento e interrogatório?

Perguntado por: Martim Afonso Pinto de Matias  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)

O depoimento pessoal visa, antes de mais nada, a obtenção da confissão do depoente a respeito dos fatos alegados pela parte contrária. A confissão é, portanto, a prova dos fatos alegados pelo requerente da prova. Já o interrogatório informal visa o esclarecimento do juiz acerca dos fatos alegados pelas partes.

Qual é o objetivo do depoimento?

Depoimento pessoal é o meio de prova pelo qual o juiz interroga a parte, com vistas ao esclarecimento de certos pontos controvertidos da demanda, ou mesmo para obter a confissão. O depoimento pessoal pode ser requerido pelas partes ou determinado de ofício pelo juiz (art. 385, CPC/2015).

Qual a diferença entre depoimento pessoal e testemunhal?

Trata-se de um serviço público realizado pelo cidadão. A prova testemunhal é aquela produzida através do depoimento de pessoas distintas às partes do processo, ou seja, é o depoimento prestado por pessoa que não integra a lide processual, indicada por uma ou pelas partes, e/ou até mesmo pelo juízo.

O que é um depoimento pessoal?

O depoimento pessoal e o interrogatório livre são meios de se ouvir o que as partes têm a dizer sobre os fatos da causa, podendo interferir no convencimento do juiz. O depoimento pessoal é meio de prova destinado a provocar a confissão do adversário.

Como é feito um interrogatório?

Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.

Diferença entre depoimento pessoal e interrogatório

22 questões relacionadas encontradas

Quais as partes do interrogatório?

De acordo com o disposto no art. 187 do CPP, o interrogatório será constituído de duas partes: sobre a pessoa do acusado e sobre os fatos.

Como se faz um depoimento pessoal?

Seja breve, mas inclua fatos específicos.
  1. Os detalhes permitem que as pessoas, ao lerem sua declaração, possam comparar o antes e o depois. Mostrar as evidências torna o depoimento mais útil.
  2. Como o testemunho não pode ser muito longo, inclua apenas os fatos diretamente afetados pelo produto ou serviço.

Como ocorre o depoimento pessoal?

O depoimento pessoal ocorre por iniciativa da parte, ou seja, a parte interessada deve pedir o depoimento da parte contrária. pena de confissão, ou seja, se a parte não comparecer ou comparecer e não responder às perguntas, haverá pena de confissão.

Quem faz o depoimento pessoal?

O depoimento pessoal ocorre durante a audiência de instrução e julgamento, e o próprio advogado é que realiza as questões, buscando, como já dito, a confissão das partes. Importante frisar que a parte não pode pedir o seu próprio depoimento pessoal. Art. 385.

Qual a finalidade do depoimento pessoal de quem é o interesse em ouvir o depoimento pessoal?

Depoimento pessoal consiste na oitiva da parte, solicitada pela outra parte ou por determinação do juiz, com a finalidade de esclarecer fatos relativos à causa, podendo ocorrer em qualquer estado do processo.

Quais os diferentes efeitos gerados pelo depoimento pessoal?

3. Os efeitos que podem advir do depoimento pessoal ou do interrogatório. No caso de a contraparte requerer o depoimento pessoal, a ausência a audiência é interpretada como recusa a depor. ... De toda forma, se intimada, a parte não pode deixar de comparecer à audiência.

Como decorre o depoimento pessoal das partes e das testemunhas quem poderá perguntar sequência indicar?

Ocorre que no CPC, quando o juiz interroga as partes na audiência de instrução o depoimento pessoal que será feito em razão do requerimento da outra parte, ocorre da mesma maneira que o das testemunhas (Artigo 344), ou seja, se inicia com as perguntas formuladas pelo juiz e acabam servindo como meio de prova.

O que é depoimento na língua portuguesa?

substantivo masculino Declaração que se faz publicamente sobre alguma coisa ou para alguém em específico: depoimento de amor, de amizade, de aniversário. [Jurídico] Declaração que, feita pela testemunha ou para a parte interessada no processo, serve como prova: o juiz aceitou o depoimento da testemunha.

Quais são as hipóteses legais de recurso ao depoimento pessoal?

O artigo 385 do Novo Código assim dispõe: “Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.”.

O que é pena de confissão no depoimento pessoal?

PENA DE CONFISSÃO. COMENTÁRIOS: – O depoimento pessoal é uma prova oral cuja finalidade é obter uma confissão pela parte depoente (autor ou réu), espontânea ou provocada, sobre fatos relevantes à solução da lide. – A parte contrária e o próprio juiz ex officio têm legalidade para requerer o depoimento pessoal.

Como fazer um depoimento pessoal para escola?

Professor, certifique-se de que seu aluno perceba o uso da 1ª pessoa em ambos, mas com propósitos diferentes. No depoimento de relato, fala-se algo de sua própria vida, no de redes sociais, da vida de alguém querido. Chame a atenção, também, para o uso da linguagem.

Como fazer um depoimento no Instagram?

No Instagram, você pode deixar uma seção de stories em destaque dedicada a depoimentos e avaliações de seus clientes. Você mesmo pode escrever um texto, salvar print de conversa – é claro, sempre com aval de seu cliente – e publicar.

Quais são os tipos de depoimentos?

7 Exemplos de Depoimentos Simples porém Poderosos que Você pode Pegar
  • Depoimento Citado.
  • Depoimento de Influencer.
  • Depoimento de Redes Sociais.
  • Opinião de Clientes.
  • Estudos de Caso.
  • Depoimento em Vídeo.
  • Série de Documentário.

Quais são as fases do interrogatório do réu?

Teremos duas etapas no interrogatório. A primeira é a etapa da qualificação: nome, endereço, profissão etc. Além dessa etapa temos o interrogatório propriamente dito que também será dividido em duas fases. Na primeira serão perguntas sobre a pessoa do interrogado e posteriormente as perguntas sobre o fato.

Quais as características do interrogatório?

O interrogatório é ato que possui como características: ato personalíssimo, judicialidade, oralidade, publicidade, individualidade e probidade. O direito ao silêncio está ligado ao princípio da não autoincriminação, com previsão expressa na Constituição da República.

O que é ser interrogado?

adjetivo Que se interrogou, que foi inquirido, que sofreu interrogatório. Etimologia (origem da palavra interrogado). Do latim interrogatu.

O que é interrogatório policial?

O interrogatório policial é o ato que integra o inquérito policial; é a oitiva do indiciado prevista no inciso V do art. Art. 6º do CPP. A sistemática do interrogatório no processo penal observa os princípios do contraditório e da ampla defesa (art.

Quem se submete ao depoimento pessoal?

3.1.

Somente aquele que ostenta condição de parte poderá ser submetido ao depoimento e ao interrogatório, pois ambos tem a parte como fonte (de prova ou de esclarecimentos). É o que se extrai do art. ... 343 do CPC que dispõe que “compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra”.

Qual a ordem da oitiva das testemunhas?

Como se observa, o art. 400 do CPP diz qual é a ordem de oitiva das testemunhas, afirmando que serão ouvidas as testemunhas da acusação e, em seguida, as da defesa. Da mesma forma, cria uma exceção (art. 222 do CPP), que se relaciona com a oitiva de alguma testemunha por precatória.

Artigo anterior
É possível a aplicação inicial do regime fechado?
Artigo seguinte
Quais funcionários da educação tem direito ao Fundeb?