Qual a diferença entre denúncia e queixa?

Perguntado por: Hélder Simão de Lopes  |  Última atualização: 4. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

A denúncia é interposta para os crimes que devem ser processados por meio de ação penal pública, cuja o titular é o representante do Ministério Público. A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada em juízo pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado.

Quem recebe a denúncia ou queixa?

396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

Qual a diferença entre Boletim de Ocorrência e denúncia?

O que é chamado popularmente de “denúncia” na verdade refere-se à notícia-crime, que é a comunicação feita, geralmente, nas Delegacias de Polícia, onde são lavrados os boletins de ocorrência (BOs), a partir dos quais a polícia inicia a investigação dos fatos.

Quando cabe a queixa-crime?

No que se refere ao prazo da queixa-crime, salvo expressa previsão legal em contrário, a queixa deverá ser oferecida no prazo de seis meses a contar do momento que o ofendido tomou ciência da autoria do delito, sob pena de decadência (art. 38 do CPP).

O que vem após a denúncia?

Com o recebimento da denúncia, é instaurado então o processo judicial criminal, e o denunciado passa a responder uma ação penal na Justiça na condição de réu.

AÇÃO PENAL - PARTE 06 - DENÚNCIA E QUEIXA - ART. 41 CPP

21 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz não aceita a denúncia?

Significa que um juiz ou uma juíza finalizou o processo, porque não aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público.

Qual é o prazo para denúncia?

O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Como funciona uma queixa?

Essa petição é uma espécie de denúncia formal realizada por um particular, relatando um crime praticado por terceiros. A partir de então, cabe ao juiz receber a queixa crime para que um inquérito policial seja instaurado.

Qual a diferença entre Bo e queixa-crime?

O BO é um registro de uma ocorrência que pode ou não vir a ser classificada como crime pela autoridade policial, após depoimentos e investigações, já a QUEIXA CRIME é um pedido dirigido à autoridade judicial (magistrado).

Precisa de Boletim de Ocorrência para entrar com queixa-crime?

É necessário que a vítima realize a queixa-crime, seja diretamente ao Ministério Público ou à polícia, por meio de um Boletim de Ocorrência.

Quando se faz um boletim de ocorrência a pessoa fica sabendo?

Quando se faz um boletim de ocorrência a pessoa fica sabendo? O Boletim de Ocorrência é um documento policial sujeito ao sigilo e discrição, de uso interno, destinado ao registro de notícias criminis e informações para conhecimento da Autoridade policial.

Como funciona uma denúncia na delegacia?

O disque denúncia garante o sigilo absoluto do denunciante, que pode delatar todos os tipos criminosos, assim como policiais corruptos. Essa denúncia gera um protocolo. Com esse dado, as polícias civil e militar têm 15 dias para averiguar as informações prestadas, muitas vezes inclusive tirando fotos do local suspeito.

Sou obrigado a denunciar um crime?

O cidadão é ou não obrigado a notificar a ocorrência de um crime? Não. Ele pode até fazê-lo, mas não é obrigado e não sofrerá qualquer sanção se não o fizer.

Qual defesa contra queixa-crime?

Ação penal.

Como retirar a queixa de um boletim de ocorrência?

Uma vez notificada, na Delegacia, neste ambiente não há mais como retirar. O Delegado não pode decidir nada sobre isso. A retratação só é possível diante de um juiz, em audiência específica para tal esse fim. Mas tem mais, a retratação não pode ser realizada para qualquer tipo de "queixa".

O que vem depois da denúncia no Processo Penal?

4) Recebimento da Denúncia:

Não sendo o caso de inépcia da denúncia, o Juiz a recebe, designando prazo de 10 dias para a defesa do réu apresentar Resposta à Acusação. Salienta-se que a partir deste momento, o acusado se torna réu e de fato se inicia o processo criminal.

O que significa fazer uma queixa?

A queixa-crime é uma peça processual capaz de dar início a uma ação penal privada. Por sua vez, a ação penal privada é aquela apresentada pelo próprio ofendido – chamado também de querelante. E não pelo Ministério Público, como ocorre nas ações públicas.

O que acontece após a queixa-crime?

A queixa é apresentada ao juiz responsável pelo caso e pode resultar na abertura de um processo criminal contra o suposto autor do delito. Essa ação é importante porque permite que a vítima exerça o direito de buscar justiça pelo dano sofrido e responsabilizar o autor pelo crime cometido.

Pode prestar queixa na delegacia?

A Queixa ou Queixa-Crime, na verdade não é feita em âmbito policial e sim redigida por um advogado e protocolada no Fórum da comarca do ofendido ou vítima, geralmente, de delitos conhecidos "crimes de honra", como calúnia e difamação, por exemplo.

Quando retira a queixa?

Se a vítima mudar de ideia e não quiser mais processar quem praticou o crime, ela poderá renunciar à representação antes do recebimento da denúncia, o que popularmente chamam de “retirar a queixa”.

Quanto tempo leva para arquivar um processo criminal?

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.

Que tipo de denúncia pode ser feita ao Ministério Público?

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

O que fazer para se defender de uma denúncia falsa?

O que fazer para se defender de uma denúncia falsa?
  1. Mantenha a calma e não reaja impulsivamente. ...
  2. Busque orientação jurídica. ...
  3. Colete evidências. ...
  4. Documente tudo. ...
  5. Não discuta publicamente o caso. ...
  6. Busque testemunhas. ...
  7. Esteja preparado para o processo legal.

Quando o juiz poderá rejeitar a queixa ou denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Qual o prazo que o Ministério Público tem para oferecer denúncia?

O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art.

Artigo anterior
Quais doenças não tem carência no INSS?
Artigo seguinte
Como mudar a cor da letra do celular Android?