Qual a diferença entre contrato de união estável e declaração de união estável?

Perguntado por: Luciana Nádia Fonseca Mota  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

O contrato de união estável é realizado quando os conviventes manifestam interesse comum de declarar a existência de uma união estável. Como já mencionamos, a declaração pode ser firmada no início da união, ou posteriormente, quando ela já estiver caracterizada de fato.

Qual a diferença entre declaração é certidão de união estável?

A Declaração de União Estável, também chamada de Certidão de União Estável, é um documento público declaratório firmado pelos conviventes no cartório de notas, que oficializa a união estável e também define diversas regras aplicáveis à referida relação como: regime de bens, cláusulas, pagamento de pensão, titularidade ...

Qual o valor de uma declaração de união estável?

Preço: O valor da escritura de união estável (hetero ou homoafetiva) é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 473,82 (valor em 2021).

Qual a diferença entre declaração de união estável particular e pública?

As duas declarações tem a mesma finalidade e valor jurídico, o que mais diferencia as duas é que a Declaração Pública é mais pedida, por ser feita em Tabelionato de Notas. A Particular é feita pelos próprios declarantes com as firmas reconhecidas e por isso não é aceita em alguns locais.

O que é um contrato de união estável?

Direito de Família. A União Estável é uma relação jurídica que se dá com a união de duas pessoas que convivem como se tivessem vínculo matrimonial. ... Para que ela ocorra, é preciso que um casal tenha convivência duradoura, contínua e pública, com a intenção de constituir uma família.

Contrato de União Estável e Declaração de União Estável em Cartório

17 questões relacionadas encontradas

Quem está em união estável é casado?

A união estável muda o estado civil dos parceiros, igual a do casamento? A união estável não muda o estado civil igual ao casamento.

Qual é o estado civil de quem vive em união estável?

Portanto, o estado civil das pessoas que vivem em união estável será o estado civil anterior ao relacionamento não se alterando.

Para que serve a união estável particular?

A união estável garante direitos e deveres aos conviventes, porém não altera o estado civil dos conviventes e pode ser provada das seguintes maneiras: Provando-se a existência dos requisitos (união de forma contínua, pública e duradoura, com o objetivo de constituir família);

O que é declaração de união estável simples?

A Certidão de União Estável consiste no documento responsável por formalizar o relacionamento de um casal que se uniu com o intuito de constituir uma família, ou seja, é a escritura registrada em cartório de notas sem alterar o estado civil, mantendo os dois envolvidos na condição de solteiros.

Quanto custa declaração de união estável SP?

Uma das principais dúvidas das pessoas que entram com o processo de reconhecimento de uma união estável é sobre o preço. Esses valores sofrem alteração de acordo com cada Estado, e são tabelados por lei anualmente. Em 2019, no estado de São Paulo, o valor estava em R$ 401,29 (de acordo com tabela Arpen SP).

Como fazer declaração de união estável de graça?

O passo a passo da gratuidade

O modelo de documento pode ser encontrado no portal da Konkero. Na sequência, é preciso ir ao cartório da região para dar entrada no processo de habilitação. Além das declarações de pobreza do casal é necessário levar o RG original, certidão de nascimento de ambos e duas testemunhas.

O que precisa para união estável no Cartório?

O que é preciso para fazer um contrato de união estável? A formalização de um contrato é bem simples: basta ir até o Cartório de Notas e solicitar uma Declaração de União Estável e escolher o regime de divisão de bens. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais como CPF e documento de identidade originais.

Quanto tempo demora para sair a união estável?

Então, de acordo com essa leitura, não é estabelecido por lei um tempo determinado para a União Estável. Para que ela ocorra, é preciso que um casal tenha convivência duradoura, contínua e pública, com a intenção de constituir uma família.

Precisa de testemunha para declarar união estável?

O casal interessado em formalizar a união estável por escritura pública deve comparecer ao Cartório de Notas portando os documentos pessoais originais e declarar a data de início da união, bem como o regime de bens aplicável à relação. Não há necessidade de presença de testemunhas na escritura.

O que é traslado de união estável?

O traslado de escritura pública é a primeira cópia integral da escritura pública, sendo fielmente reproduzido o que consta no livro notarial. Ou seja, é o documento que é entregue para as partes, já que o ato é lavrado em livro específico. Já a certidão é a cópia integral ou resumida do que consta nos livros notariais.

Porque formalizar a união estável?

A formalização da união estável é interessante para o casal em várias situações, pois facilita a comprovação da união perante terceiros, garantindo além da partilha dos bens adquiridos na constância da união, todos os direitos sucessórios e previdenciários em caso de falecimento, bem como a inclusão de dependentes em ...

Como qualificar uma pessoa que vive em união estável?

As pessoas que vivem em união estável, sejam elas solteiras, separadas de fato ou judicialmente, viúvas ou, ainda, divorciadas, guardam o seu estado civil anterior; ou seja, a entidade familiar do companheirismo não tem sido entendida como um novo estado civil.

O que altera o estado civil?

Já o casamento, registrado no cartório de registros públicos, altera o estado civil e faz do cônjuge um “herdeiro necessário”, que não pode ficar sem ao menos parte da herança.

Qual o estado civil de uma pessoa separada judicialmente?

A mulher casada, que se separa judicialmente, tem mudado seu estado civil: passa a ser separada judicialmente. Como o vínculo conjugal ainda persistia, vindo o cônjuge a falecer, ocorre outra alteração no estado civil: torna-se viúva.

O que é melhor casamento ou união estável?

A principal diferença entre casamento e união estável se dá em sua formação. No casamento, o vínculo de duas pessoas é reconhecido e regulamentado pelo Estado, enquanto na união estável é necessário que o casal passe a morar junto. ... União estável é a relação mantida entre duas pessoas que vivem sob o mesmo teto.

Qual a diferença de união estável para casamento civil?

NA UNIÃO ESTÁVEL NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE FORMALIDADE, COMO OCORRE NO CASAMENTO. OUTRA DAS DIFERENÇAS ENTRE CASAMENTO E UNIÃO ESTÁVEL DIZ RESPEITO À FORMALIDADE. ISTO É , DUAS PESSOAS PASSAM A VIVER JUNTAS, POR DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO, COM A INTENÇÃO DE CONSTITUIR ENTIDADE FAMILIAR.

Quanto tempo é considerado união estável 2021?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é: existe um período mínimo para comprovar união estável? A resposta é NÃO! Na verdade, antigamente, o prazo era de cinco anos ou existência de filhos para configurar a união estável. Entretanto, atualmente o prazo deixou de existir.

Quem tem união estável pode casar no civil com a mesma pessoa?

Não impede casamento, mas poderá trazer complicações patrimoniais, por isso, sugiro que faça o distrato extrajudicial ou judicial (se houver oposição), para que haja proteção do futuro patrimônio a ser constituído no casamento.

Como fazer união estável 2021?

Carteira de Trabalho;
  1. Ficha ou Livro de Registro de Empregados;
  2. Certidão de nascimento, se o casal tiver filhos;
  3. Certidão de Casamento Religioso;
  4. Prova de encargos domésticos evidentes e existência de sociedade ou comunhão nos atos de vida civil;
  5. Procuração ou fiança reciprocamente outorgada;
  6. Conta bancária conjunta;

Como fazer uma declaração de união estável pela internet?

Eu, ___________________________________________________________________, portador (a) da carteira de identidade nº _________________________, órgão de expedição ___________________, do CPF nº_______________________________, declaro para os devidos fins que vivo em união estável com o (a) Sr. (a.)

Artigo anterior
O que é preciso para ser um juiz?
Artigo seguinte
O quê para quê e como avaliar?