Qual a diferença entre consubstanciação e transubstanciação?

Perguntado por: Cátia Soraia Monteiro  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Este conceito opõe-se à definição de Transubstanciação, na qual se crê que a substância do pão e do vinho sejam transformadas na substância do Corpo e Sangue de Jesus. Na Consubstanciação, crê-se que as substâncias do Corpo e do Sangue de Cristo se unem à substância do pão e do vinho.

O que significa a Consubstanciação?

1 União de dois ou mais corpos em uma só substância. 2 Teol Presença de Cristo, em união com o Pai, na Eucaristia. 3 Teol Crença ou doutrina que, entre os luteranos, afirma a presença real e substancial do corpo e do sangue de Cristo no pão e no vinho.

Como funciona a Transubstanciação?

A Transubstanciação ocorre durante a Santa Missa quando o sacerdote ministerial (Padre, Bispo) realiza o Sacrifício Eucarístico fazendo as vezes de Cristo (in persona Christi), repetindo as palavras ditas por Jesus na última ceia: Isto é o Meu Corpo... Este é o cálice de Meu Sangue…

Quem defende a Consubstanciação?

Um dos primeiros defensores da doutrina da Consubstanciação foi Berengário de Tours, defendia que a hóstia conservava sua substância anterior, porém, ao mesmo tempo, adquiria a nova substância do Corpo de Cristo, resultando numa terceira substância.

Quem criou a Consubstanciação?

Lutero substituiu o termo Transubstanciação (transformação dos elementos em carne e sangue de Jesus) por Consubstanciação (mistura dos elementos com a carne e o sangue de Cristo).

Consubstanciação ou Memorial: qual a compreensão mais correta sobre a Ceia do Senhor?

25 questões relacionadas encontradas

O que é a Transubstanciação na Bíblia?

1. Mudança de uma substância noutra. 2. [ Teologia ] Mudança da substância do pão e do vinho na do corpo e do sangue de Jesus Cristo, na Eucaristia.

O que é Consubstanciação na Bíblia?

Consubstanciação é o termo que indica a crença na união local das substâncias do Corpo e do Sangue de Cristo, com a substância do pão e do vinho. Assim sendo, o verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo se encontram presentes real e localmente em, com e sob a substância do pão e do vinho sem modificá-las (transformá-las).

Como surgiu a Transubstanciação?

O dogma da Transubstanciação baseia-se, portanto, nas passagens do Novo Testamento em que Jesus diz no discurso do Pão da Vida: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de ter pronunciado a bênção, ele o partiu: dando o aos discípulos, disse: “Tomai, comei, isto é meu corpo”.

Qual é o momento da Transubstanciação?

A Transubstanciação ocorre durante a Santa Missa quando o sacerdote ministerial (Padre ou Bispo) realiza o Sacrifício Eucarístico fazendo as vezes de Cristo (in persona Christi), repetindo as palavras ditas por Jesus na última ceia: Isto é o Meu Corpo… Este é o cálice de Meu Sangue.

O que significa consubstancial na Igreja Católica?

Consubstancialidade é um conceito da teologia cristã a respeito da identidade das pessoas da Santíssima Trindade. O conceito cristológico foi introduzido na profissão de fé pelo Primeiro Concílio de Niceia e que diz respeito à divindade de Cristo, por ser da mesma substância do Pai.

Pode comer depois da Eucaristia?

— Não menor reverência é devida a este sacramento já recebido, que antes de o recebermos. Ora, recebido o sacramento, é lícito comer ou beber.

Quando começou a Transubstanciação?

Pois bem, no século XIII, o Concílio de Latrão IV (1215) consagrou, em seus documentos, a palavra transubstanciação que foi usada pelos Concílios de Latrão IV (1415-1417), de Florença (1438-1444) e de Trento.

Porque o padre tira um pedacinho da hóstia?

Por que este gesto? Para dizer que Cristo está todo no pão e está todo no vinho. Na maioria das comunidades hoje, por questão prática, a comunhão acontece apenas sob uma espécie, a espécie da hóstia consagrada. Algumas comunidades, porém, se organizaram e já fazem, tradicionalmente, a comunhão sob as duas espécies.

Qual a diferença entre Eucaristia e Santa ceia?

Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício de Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo de Jesus e pode ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de Jesus, no pão e no vinho.

O que é consubstancial ao Pai?

262. A Encarnação do Filho de Deus revela que Deus é o Pai eterno, e que o Filho é consubstancial ao Pai, quer dizer que n'Ele e com Ele é o mesmo e único Deus.

O que é presença real na Santa ceia?

A presença real em Calvino está vinculada à doutrina do sursum corda, na qual os corações dos homens são elevados a Cristo, não Cristo que desce sobre eles. Esse relacionamento (ou comunhão) é estabelecido quando nossas mentes e corações são elevados à presença de Cristo.

Por que só o padre toma o vinho?

Porque só o padre toma o vinho? A tarefa de tomar o vinho consagrado ficou por conta da ministra da eucaristia, que não precisa dirigir depois da missa. ... "Não podemos mudar o que Jesus Cristo instituiu, a celebração com as espécies, com o pão e com o vinho", disse o padre Antônio Hoffmeister.

Quais são as fases da Eucaristia?

Desta forma, toda a Celebração Eucarística acabou por ser denominada missa. A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais. Ao entrar e sair de uma igreja com um sacrário, procedemos à genuflexão um gesto de adoração a Jesus Eucarístico.

Por que só o padre pode consagrar a Eucaristia?

Em suma, somente o sacerdote pode celebrar a Santa Missa, porque ele é um Alter Christus; todo sacerdote age por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Por que a hóstia e redonda?

Uma hóstia grande é colocada bem no centro para ser vista pelos fiéis através do vidro redondo e ao mesmo tempo ficar protegida nas procissões ou adoração eucarística.

O que é macular a hóstia?

Envolve o maltrato ou o uso malicioso de uma hóstia consagrada - o pão utilizado no serviço eucarístico da Divina Liturgia ou Missa (também conhecido pelos protestantes simplesmente como pão da comunhão).

Porque o ostensório tem formato de sol?

O Ostensório ou Hostiário é um utensílio que transporta a hóstia, feito normalmente de ouro ou prata e que possui seu formato aludindo ao sol. Esse formato tem como finalidade fazer referência ao deus sol, Mitra, ou ao sol invictus (sol Invencível), que era adorado pelos romanos.

O que significa comer a carne e beber o sangue de Cristo?

Viver para Ele. Comer a carne de Jesus e beber o sangue significa, então, assumir a própria vida de Jesus. Aprendendo com ele o autêntico significado da existência humana: viver para Ele, graças a Ele, como Ele. Aprender com Ele o que conta na vida é o que é vivido na gratuidade e na “inutilidade de um banquete”.

Como o crente se consagra?

Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

O que é a consagração do pão e do vinho?

Catecismo da Igreja Católica, n. 1333, Instrução Geral do Missal Romano, n. 79 d). Pela consagração do pão e do vinho, opera-se a conversão de toda a substância do pão no corpo de Cristo e de toda a substância do vinho no seu sangue.

Artigo anterior
Qual a importância da relação de trabalho protegida por um contrato de trabalho?
Artigo seguinte
Quantos tipos de notas fiscais existem?