Qual a diferença entre concreto leve e concreto celular?

Perguntado por: Helena Núria Monteiro de Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

Os concretos de baixo peso (baixa densidade) mais conhecidos são o Concreto Celular ou Concreto Expandido e os Concreto Leves produzidos com agregados leves, tais como: cinzas volantes, eps, perlita, vermiculita e argila expandida entre outros.

Quando usar concreto leve?

“Ele deve ser utilizado quando reduzir o peso da obra é muito importante”, observa Rossignolo. Em pré-fabricados, por exemplo, o peso é muito relevante, pois quanto mais leve for a estrutura, mais peças poderão ser transportadas em um mesmo caminhão.

O que é concreto estrutural leve?

3 – Concreto leve estrutural

Muito utilizado para vencer grandes vãos e na criação de projetos flutuantes, o concreto leve estrutural é uma mistura, no qual, os elementos da mistura original do concreto são substituídos por insumos mais leves como poliestireno expansível (isopor), argila expandida ou vermiculita.

Quais as principais diferenças entre concreto leve e o normal?

Os concretos leves são reconhecidos pelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico. Enquanto os concretos normais têm sua densidade variando entre 2300 e 2500 kg/m³, os leves chegam a atingir densidades próximas a 500 kg/m³.

Para que serve o concreto celular?

Aplicações do concreto celular

Já em peças pré-fabricadas, o concreto celular atua como matéria-prima de pisos elevados, painéis e blocos de vedação. Esses tipos de blocos são vantajosos para edificações, pois conseguem ser suficientemente resistentes, ao mesmo tempo em que impedem uma sobrecarga elevada na estrutura.

Qual a diferença entre concreto leve e concreto celular?

16 questões relacionadas encontradas

Quando usar bloco de concreto celular?

Em geral, o bloco de concreto estrutural é utilizado como vedação interna ou externa, em paredes de “shafts” e outras situações em que seja necessária a redução do peso das vedações. “Em função do seu peso reduzido, é também uma ótima alternativa como enchimento de lajes nervuradas”, aponta Monteiro.

O que é o bloco de concreto celular?

Concreto celular é um concreto leve, fabricado a partir de uma mistura de cimento e materiais silicosos. O processo de fabricação permite a formação de um composto químico de elevada porosidade. Esse composto químico, o silicato de cálcio, caracteriza-se por sua grande resistência mecânica e estabilidade dimensional.

Qual a diferença do concreto simples e concreto armado?

Como o próprio nome já sugere, o concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.

Qual a diferença de concreto simples e armado?

O concreto armado simples, também chamado apenas de concreto armado, é um material composto por concreto com armadura passiva, que é formada por barras de aço e colocada em seu interior. Ele pode ser moldado in loco, pré-fabricado ou pré-moldado.

Quais as principais diferenças do concreto simples para o concreto armado?

O concreto armado é o concreto simples fortificado com vigas de aço. O concreto armado convencional é o tipo de concreto mais utilizado nas construções brasileiras. A grande vantagem do concreto armado é a combinação da resistência à compressão do concreto, com a resistência à tração do aço.

O que é um agregado leve?

Agregados leves: são os agregados com massa unitária inferior a 1120 kg/m3. A aplicação principal é na produção de concretos leves. Essa menor massa é devido à microestrutura celular altamente porosa.

O que é considerado como concreto estrutural?

O que é o bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é, basicamente, uma peça desenvolvida a partir da mistura de água, cimento e outros elementos agregados. Quando finalizado, esse material é utilizado como o alicerce da obra, dando forma e suportando todos os pesos da construção.

Qual a resistência do concreto leve?

O Concreto leve para laje estrutural atualmente deve ter resistência maior que os 25 MPa. No entanto há casos de indicações de resistencias à compressão que podem ser inferiores, mas que só podem ser especificadas por um engenheiro calculista. Podem ser concreto tipo celular e concreto com argila expandida.

Como tornar o concreto mais leve?

Instruções de preparo
  1. Adicione o aditivo (cola branca) à água de acordo com as proporções necessárias;
  2. Coloque o EPS, junto com um pouco de cimento na betoneira;
  3. Com a betoneira em movimento, adicione o aditivo diluído em água;
  4. Quando o cimento começar a se fixar no EPS, coloque água, areia e o restante do cimento; e.

Como é formado o concreto simples?

1.2 - CONCRETO SIMPLES: Definição

Concreto é um material de construção resultante da mistura de um aglomerante (cimento), com agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água em proporções exatas e bem definidas.

Quais as desvantagens do concreto armado?

A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura. O 'armado' utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.

Onde é aplicado o concreto armado?

AplicaÇÃo. O concreto armado pode ser utilizado como material estrutural em toda a construção civil, como edificações, obras de saneamento, estações de tratamento de água, sistemas de esgotos, barragens, usinas hidrelétricas, prédios, pontes, viadutos etc.

Qual a diferença entre concreto armado e concreto Usinado?

O concreto usinado é escolhido para grandes obras devido a sua resistência, enquanto o virado em obra tem uma performance melhor em pequenas construções. O concreto é um dos materiais mais utilizados nas construções.

O que é uma estrutura de concreto armado?

O Concreto Armado alia as qualidades do concreto (baixo custo, durabilidade, boa resistência à compressão, ao fogo e à água) com as do aço (ductilidade5 e excelente resistência à tração e à compressão), o que permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade, para os ...

O que é o concreto convencional?

Concreto convencional

É aquele lançado nas fôrmas por método convencional, utilizando carrinho de mão, grua, caçamba, balde, entre outros. O concreto convencional pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

Quais as desvantagens dos blocos de concreto celular?

As principais desvantagens do concreto celular são: Perda de desempenho mecânico: como apresenta grande índice de poros devido a utilização da espuma em sua mistura, o concreto celular acaba perdendo propriedades mecânicas, reduzindo então, a sua capacidade de resistência à compressão.

O quê é bloco concreto celular autoclavado?

É um material pré-fabricado - com aglomerantes (principalmente cimento e uma proporção de cal), agregados miúdos, água e um agente expansor - que podem ser usados tanto para construir paredes e divisórias. Assim como tijolos comuns ou blocos de cimento, eles trabalham juntos quando empilhados e unidos com argamassa.

Artigo anterior
Quais são os problemas do meio ambiente?
Artigo seguinte
Quantas horas o bicho preguiça dorme por dia?