Qual a diferença entre Colendo e egrégio?
Perguntado por: Valentim Cruz | Última atualização: 31. Mai 2025Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)
Alguns Tribunais de Justiça, entre eles o do Estado de São Paulo, o do Rio de Janeiro, o de Santa Catarina e o do Maranhão, estatuem, no próprio Regimento Interno, o egrégio como qualificativo para se referir ao Tribunal. Por sua vez, o adjetivo colendo, derivado do latim colendus, significa venerável, respeitável.
Quando se usa Colendo?
3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).
Quando se usa Egrégio?
Para “Tribunal”, a forma admitida é “egrégio”.
A fim de não errarem, deem uma olhada no regimento interno do tribunal em questão. O regimento interno do TJSC, por exemplo, dispõe que “egrégio” deve ser usado tanto para o tribunal quanto para os seus órgãos julgadores.
O que significa Egrégio em um processo?
O que é Egrégio Tribunal de Justiça? (M. J. – Crateús / CE)
O Egrégio Tribunal de Justiça, muitas vezes chamado apenas de Tribunal, cuida basicamente da análise dos recursos e apelos, seja quanto às decisões ao longo do processo, ou especificamente quanto à sentença da ação.
Como se referir ao STJ Colendo?
Nos Tribunais e Colegiados em Segundo e demais graus de recurso o tratamento de costume é “Colendo” “Egrégio” “Excelso” “Ínclito” e etc. É normal ao nos referirmos aos acórdãos que usemos o termo ”venerando” e, “respeitável” à sentença, parecer ou julgado.
O QUE SIGNIFICA REMETIDOS OS AUTOS PARA O TRIBUNAL DE JUSTIÇA OU COLÉGIO RECURSAL?
O que é egrégio sinônimo?
22 sinônimos de egrégio para 2 sentidos da palavra egrégio: Ilustre: 1 eminente, ilustre, benemérito, distinto, emérito, grande, insigne, memorioso, nobre.
Qual a forma correta de chamar um juiz?
O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz. Já o "excelentíssimo" deve ser usado para chefes de poder, como o presidente da República e do Congresso Nacional.
Como se referir ao Egregio Tribunal?
Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O que significa remetido ao Egrégio Tribunal de Justiça?
Indica que o processo foi remetido para outra unidade, dentro ou fora do tribunal.
Como se dirigir ao Superior Tribunal de Justiça?
Marechal Vossa Excelência V.
É correto dizer douto Juízo?
O que é douto juízo? “Douto” é um termo que se refere ao conhecimento e à erudição do juiz, enquanto “juízo” se refere ao próprio tribunal ou à autoridade judicial. Logo, “douto juízo” é considerada uma forma de saudação respeitosa à instituição a quem é endereçado o documento.
Como se referir a um oficial de Justiça?
Não cabe o tratamento “Ilustríssimo”. Basta “Senhor”.
Como se referir ao juiz em documento?
Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.
Como se dirigir a um ministro do STF?
Marco Aurélio em defesa da liturgia: ministro do STF é 'Vossa Excelência'
Como chamar o Tribunal?
E, no que tange às autoridades do Poder Judiciário, confere-se o tratamento de Vossa Excelência para Ministros dos Tribunais Superiores, Membros de Tribunais, Juízes e Auditores da Justiça Militar.
Como se dirigir ao relator do Tribunal?
Excelentíssimo Senhor Desembargador Relator, Tenho a Honra de Dirigir em Todos os documentos.
O que acontece depois da publicação do acórdão?
O trânsito em julgado acontece quando, depois da publicação da decisão no primeiro grau (isto é, a sentença), no segundo grau (isto é, o acórdão), ou nos tribunais superiores (em Brasília), nenhuma das partes apresenta recurso. A partir da data do TRÂNSITO EM JULGADO é que a decisão passa a ser definitiva.
O que acontece depois do acórdão de segunda instância?
Depois do acórdão podem-se entrar os seguintes recursos: Recurso de Revista: Este recurso é aplicável às decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), em recurso ordinário. Pode-se recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) dentro de um prazo de oito dias úteis.
Quanto tempo demora para pagar depois do acórdão?
Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.
É correto falar Excelentíssimo juízo?
319, I, a expressão "juízo a que é dirigida". Nesse sentido, doravante, ao endereçar uma petição esqueça a autoridade e o faça ao juízo, que, nesse caso, não é excelentíssimo, mas meritíssimo.
Como chamar o desembargador na petição?
- EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR.
- RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SANTA.
- CATARINA.
Quem é o juízo a quo?
A quo – Juízo a quo é aquele de cuja decisão se recorre.
Sou obrigado a chamar o juiz de Vossa Excelência?
É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.
Pode chamar juiz de você?
Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”.
Como devo chamar um juiz de direito em uma audiência?
Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.
Como por o facebook preto?
Como ativar o Windows 10 Fácil?