Qual a diferença entre boldo-do-Chile e boldo brasileiro?

Perguntado por: Valentim Mateus Ramos Gaspar Barros  |  Última atualização: 18. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

Raízes Distintas: Enquanto o boldo comum (Plectranthus barbatus) tem origens africanas, o boldo do Chile (Peumus boldus) é nativo da América do Sul. Essas origens diferentes influenciam suas características e benefícios. 2. Boldo do Chile e Seus Superpoderes: O boldo do Chile é um verdadeiro herói para o fígado!

Qual é a diferença do boldo brasileiro para o boldo-do-chile?

Sim, o boldo do chile é uma árvore frondosa e bem diferente do boldo brasileiro, e não tem aqui no Brasil. O boldo-do-chile, cientificamente conhecido como Peumus boldus, é uma planta nativa do Chile e é amplamente utilizada na medicina tradicional dessa região.

Qual o melhor boldo para se tomar?

O boldo brasileiro é o melhor do mundo", assegura Amaury Jr., engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Para que serve o chá de boldo brasileiro?

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Como saber qual o verdadeiro boldo?

O boldo de moita se distingue do boldo de jardim por ter um tamanho menor, uma moita de no máximo 1 m de altura. Quando plantado direto no solo, possui folhas mais pontudas e serrilhadas e sua penugem é menos espessa. Suas flores são rosadas ou liláses, suas hastes têm por vezes tons arroxeados das bases das folhas.

Diferença entre os Boldos

23 questões relacionadas encontradas

Qual boldo não pode tomar?

O boldo-da-terra, por exemplo, consumido em doses elevadas pode levar à irritação da mucosa gástrica e intensificar os efeitos de medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. Já o falso boldo, que dá em moita e tem cheiro forte e folhas miúdas e carnudas, não deve ser ingerido.

Como é a folha de boldo-do-chile?

Suas folhas são suculentas, de sabor amargo. Suas partes utilizadas são as folhas, por meio de infusões. É muito comum seu uso em forma de chás ou macerados. Tônico hepático (tida como estimulador das funções hepáticas e vesiculares), digestiva, elimina gases intestinais, antirreumática, antibacteriano.

Qual é o verdadeiro boldo do Chile?

Segundo Peixoto (2002), este gênero possui apenas uma espécie Peumus boldus Molina, o verdadeiro boldo, popularmente conhecido como boldo-do-chile e endêmico das regiões montanhosas do Chile. Apesar de ser encontrada no comércio brasileiro, a espécie não é cultivada no Brasil.

Quantos tipos de boldo tem?

A planta possui quatro espécies com propriedades e características distintas. O boldo é uma planta medicinal que auxilia nos problemas do estomago. As espécies variam entre boldo-brasileiro, boldo-gambá, falso-boldo e boldo-do-chile.

Pode bater o boldo no liquidificador?

Ou misturar a folha fresca do boldo em um suco, geralmente de limão. Nesse caso, a receita é picar as folhas frescas, misturar meio copo de suco da fruta com um copo de água, e bater tudo no liquidificador.

Qual o tipo de boldo que é bom para o fígado?

Tanto o boldo-do-chile quanto o boldo-da-terra possuem boldina em sua composição. Essa substância é responsável por melhorar o desempenho do fígado que, entre outras funções, estimula a produção e a secreção de bílis, conhecida por atuar diretamente na digestão dos alimentos.

Qual é o boldo do Brasil?

Boldo brasileiro Plectranthus barbatus, que é amplamente cultivado e encontrado em solo nacional e também tem propriedades medicinais. São plantas resistentes à seca e ao calor e que mudam de formato de acordo com o ambiente.

Qual boldo é bom para gordura no fígado?

No fígado: A planta tem uma substância chamada boldina, que é um antioxidante presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina e a barbatusina, presentes no boldo brasileiro. Elas estimulam a produção de bile pelo fígado (ação colerética) e a sua excreção para o duodeno (ação colagoga).

Tem boldo do Chile no Brasil?

Os benefícios do boldo são geralmente relacionados com a espécie Peumus boldus, uma Monimiaceae endêmica do Chile, popularmente chamada de boldo-do-chile. Ela não é vista crescendo naturalmente no Brasil, mas seus subprodutos são encontrados em farmácia.

Para que serve o boldo falso?

A infusão das folhas e flores desta planta são usadas no tratamento de distúrbios do fígado e da azia. Estimula a digestão e pode também atuar como analgésico.

Quais os efeitos colaterais do boldo do Chile?

Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: Queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.

Quais são as características do boldo do Chile?

Boldo-do-Chile é uma árvore arbustiva, de crescimento lento, nativa da região dos Andes do Chile e Peru, pode atingir mais de 10 metros de altura, possui folhas grossas de sabor amargo que resistem a verões secos e invernos frios e chuvoso.

Qual a origem do boldo brasileiro?

Originário da África, foi levado da Etiópia para a Inglaterra em 1806, quando então foi iniciado seu cultivo e disseminação no Ocidente, sendo hoje encontrado como planta cultivada em quase todas as regiões tropicais no mundo e extremamente importante na medicina tradicional ocidental.

Qual é o nome científico do boldo brasileiro?

Nome científico: Plectranthus barbatus Andrew. Nomes populares: Boldo, falso-boldo, Boldo-nacional, Boldo do brasil , Malva santa, Sete- dores, Tapete-de-Oxalá, Boldo-de-jardim, Boldo-do-reino.

Quem tem problema de pressão alta pode tomar chá de boldo?

As plantas referidas foram identificadas pelo Herbário Botu e pesquisadas na literatura quanto à sua ação terapêutica. O maior desconhecimento identificado e para o qual os profissionais de saúde e a comunidade devem atentar foi referente ao uso errôneo do Boldo como planta medicinal útil no tratamento de hipertensão.

Para que serve o chá de boldo com limão?

“A junção do boldo com o limão traz, por parte do boldo, o estímulo ao funcionamento do fígado, tratando problemas na vesícula e melhorando outros tantos do próprio órgão; por parte do limão, a ação antioxidante da fruta e o ácido cítrico em sua composição podem melhorar a digestão e ajudar a combater o estresse ...

Como secar folha de boldo para fazer chá?

Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.

Quais os sinais que o fígado não está bem?

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Quantas folhas de boldo para fazer um chá?

Misturar 1 colher de chá de folhas (ou um sachê) secas picadinhas de boldo em entre 150 ml e 200 ml de água fervente; Desligar o fogo e deixar descansar por 10 minutos; Coar e beber morno ou gelado até duas vezes ao dia, especialmente antes e depois das principais refeições.

Como eliminar gordura no fígado rápido urgente?

Algumas dicas que ajudam a eliminar gordura do fígado mais rápido são:
  1. Tomar chá verde. ...
  2. Fazer atividades físicas regularmente. ...
  3. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. ...
  4. Tomar chá de cardo-mariano. ...
  5. Comer gorduras boas. ...
  6. Evitar alimentos ultraprocessados. ...
  7. Fazer a dieta mediterrânea. ...
  8. Perder peso.

Artigo anterior
Como age o hirudoid?
Artigo seguinte
O que é termo cirúrgico?