Qual a diferença entre bastante e bastantes?
Perguntado por: Viviane Freitas Branco | Última atualização: 14. Januar 2022Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Qual é a diferença entre bastante e bastantes?
- Está aí uma palavra-encrenca. ...
- O uso mais comum é usar “bastante” como advérbio, no sentido de “muito”. ...
- Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha.
Quando o bastante vai para o plural?
A palavra "bastante" pode funcionar como adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por muitos(as) ou por suficientes. Quando advérbio, o termo não deve ser flexionado.
São bastante ou bastantes as reclamações?
Tem mais depois da publicidade ;) Não é muito comum vermos o emprego de bastantes, mas o certo é que sempre quando vier como adjetivo, concordará em número (singular ou plural) com o substantivo. ... Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”.
Quando a palavra bastante varia?
Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo. Observe os exemplos: As crianças comeram bastante no lanche da tarde!
BASTANTE OU BASTANTES? Como falar e escrever do jeito correto?
O que significa a palavra muitos?
substantivo masculino plural Uma parte excessiva de; excesso de coisas ou pessoas: muitos de seus funcionários se demitiram. Etimologia (origem da palavra muitos).
O que é mais muito ou bastante?
Na minha percepção, Márcia investigou mais que Anselmo; em outras palavras, muito é mais do que bastante. ... A rigor, esse uso, além de enfadonho e do prejuízo que causa ao vigor do significado, é indevido se examinarmos o sentido original da palavra.
São bastante as reclamações sobre a mudança de itinerário bastante bastantes?
(meio/meia) c – São BASTANTES as reclamações sobre a mudança de itinerário. (bastante/bastantes) d – Por hoje já basta, pois estamos BASTANTE cansadas. (bastante/bastantes) e – Perdemos BASTANTES chances de demonstrarmos nosso talento.
É mau ou mal?
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
Qual o advérbio de bastante?
A palavra “bastante” pode assumir formas diferentes de acordo com seu uso. Ela pode ser advérbio de intensidade significando “muito”, sendo esse seu uso mais comum, e nesse caso ser invariável, ou seja, só é admitida para essa função a forma singular.
Qual é o plural de mesmo?
Mesmos é o plural de mesmo. O mesmo que: próprios, idênticos, semelhantes.
Teve bastante dificuldades?
Tenho bastante problemas ou Tenho bastantes problemas? Bastante, como muito, pode funcionar seja como advérbio, sendo então invariável, seja comoadjetivo, devendo então concordar com o substantivo a que se refere. Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar.
Quando muito flexiona?
Muito + advérbio – invariável (não se flexiona). Eu cheguei muito cedo. Ele anda muito devagar. Muito + substantivo – variável (flexiona-se).
Qual a classe gramatical da palavra bastantes?
adjetivo Suficiente; capaz de satisfazer; que contém o necessário e essencial: há bastante feijão; esse dinheiro não é bastante. Abundante; em grande ou excessiva quantidade: a escola tem bastante gente. pronome Muito; num valor ou quantidade não determinada: há bastantes livros na sua biblioteca.
Está quite ou está quites?
Quite é adjetivo (particípio de quitar, cuja forma regular é quitado); portanto, deve concordar com a palavra a que se refere: Paulo está quite com Pedro. Eles estão quites.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Como não confundir mau e mal?
Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”.
É um mau vendedor ou mal?
Uma dúvida bastante recorrente é se o correto é “mau exemplo” ou “mal exemplo”. Para não errar novamente, saiba que a forma certa é “mau exemplo”.
Sou do mal ou mau?
A melhor dica para entender a diferença entre mal e mau e usar corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase. Mau é o contrário de bom. Mal é o contrário de bem.
Qual é o certo cara ou caro?
As expressões corretas são “a gasolina é (ou está) cara”, “a banana é (ou está) barata”. Mas caro e barato também podem funcionar como advérbios, e, nesse caso, ficam invariáveis, isto é, não se flexionam: mantêm sempre a forma do masculino singular.
Quanto a concordância nominal preencha as lacunas das frases?
Quanto à concordância nominal, preencha as lacunas das frases e assinale a alternativa CORRETA: Era talvez meio-dia e ………………….. quando fora achado.
Está correta a concordância nominal explique?
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Quando se usa bastante?
Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”
Qual a diferença de mais e mais?
De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.
Qual é a diferença entre este e esse?
O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo. Exemplo: "Nesse ano viajei a Londres".
Quanto tempo depois da quimio cai o cabelo?
O que é um mosaico geométrico?