Qual a diferença entre balanço patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício?

Perguntado por: Rui Castro Anjos  |  Última atualização: 3. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (17 avaliações)

Enquanto o balanço patrimonial apresenta a situação financeira da empresa no exercício fiscal, o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) apresenta o desempenho financeiro da empresa em um período específico, que pode ser ou não o exercício fiscal, podendo ser um período menor.

Qual a diferença entre balanço patrimonial e demonstração do resultado?

O DRE é formado pelas contas de resultado, como vendas e despesas, e o Balanço prioriza as contas patrimoniais, como contas futuras e bens. Por fim, pelas diferenças, podem gerar resultados distintos. No mesmo ano pode haver lucro positivo no DRE e também lucro acumulado negativo no Balanço.

Qual diferença entre DRE e balanço patrimonial?

Agora, o balanço patrimonial revela qual é a situação do patrimônio líquido, portanto, usa o DRE como referência, além das contas futuras e os bens do negócio. A segunda diferença está no tempo: enquanto o DRE é feito para o momento atual, o balanço é a cada 12 meses, logo, tem a ver com histórico anual da empresa.

O que é DRE e BP?

Balanço Patrimonial (BP) ou Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

O que é balanço patrimonial e demonstrações contábeis?

Balanço patrimonial é um relatório contábil que avalia a condição patrimonial e financeira de uma empresa ao final de um período — geralmente, 12 meses. Ele é considerado a demonstração financeira mais importante de uma empresa.

Diferença entre GASTO, DESEMBOLSO, CUSTO, DESPESA e PERDA

26 questões relacionadas encontradas

O que é uma demonstração de resultados?

A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um tipo de relatório contábil que tem a finalidade de descrever as operações realizadas pela empresa no período analisado. Ela permite confrontar receitas e despesas, apontando o resultado líquido do negócio, seja em relação ao lucro ou prejuízo.

Quais são as 3 demonstrações contábeis?

Na sequência, confira quais são as 6 demonstrações contábeis obrigatórias.
  • 1- Balanço patrimonial. ...
  • 2- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) ...
  • 3- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) ...
  • 4- Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) ...
  • 5- Demonstração do Valor Adicionado (DVA) ...
  • 6- Notas explicativas.

Onde o DRE entra no balanço patrimonial?

O DRE atua como um complemento ao Balanço Patrimonial – e é aí que começam as diferenças. Para avaliar se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, o DRE apresenta uma relação das receitas e despesas da empresa em determinado período. Ao ser elaborado, o DRE precisa obedecer ao princípio do Regime de Competência.

Como fazer uma DRE a partir do balanço patrimonial?

Quais são os passos para elaborar uma DRE?
  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

Quais são os tipos de DRE?

Quais são os tipos de DRE e como apurar a receita líquida?
  • Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
  • Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.

Qual é a finalidade da DRE?

A DRE detalha os resultados da organização fornecendo uma visão global e realista das despesas e lucros de seu negócio. Se você está buscando soluções para o crescimento do seu negócio, elabore a sua DRE. Aliás, ela deve ser feita anualmente por todas as empresas, exceto MEI, e assinada por um contador.

Qual a demonstração que serve de integração entre a DRE e o BP?

Na prática, os dados da DLPA se originam da integração entre o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE).

Como é a estrutura de uma DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira: Receita Bruta. (-) Deduções e abatimentos. (=) Receita Líquida.

Qual a função do balanço patrimonial e da demonstração de resultados?

Assim, enquanto o Balanço Patrimonial serve para entender a estrutura de capital e a posição de liquidez da empresa, o DRE fornece insights sobre sua rentabilidade operacional e eficiência na gestão de custos.

Qual a conta que representa a ligação entre a DRE e o balanço patrimonial?

O DRE é estruturado pelas contas de resultado (vendas e despesas), e o Balanço tem como prioridade as contas patrimoniais (contas futuras e bens). Essas diferenças podem gerar resultados divergentes. Podendo haver lucro positivo no DRE e lucro acumulado negativo no Balanço.

Qual é o objetivo do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é uma das ferramentas mais importantes no campo da contabilidade e finanças. Ele oferece uma visão consolidada da posição financeira de uma empresa em um determinado período de tempo. Assim permitindo avaliar sua saúde financeira e tomar decisões estratégicas embasadas.

Como é feita a Demonstração do Resultado do Exercício?

Como o próprio nome sugere, a Demonstração do Resultado do Exercício Simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.

Como entender a DRE?

Como interpretar o DRE Gerencial
  1. Análise vertical: compara os valores linha a linha, considerando as linhas maiores como o valor total, e as linhas menores como uma porcentagem do total.
  2. Análise horizontal: compara os valores mês a mês, para ver evolução ou contração daquela linha.

Quando a Demonstração do Resultado do Exercício dizemos que?

Definição da Demonstração do Resultado do Exercício

Podemos dizer que a Demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dinâmica , em constante modificação, ao passo em que o Balanço Patrimonial é uma demonstração estática , uma foto dos ativos e passivos de uma empresa no fechamento deste balanço.

Quais despesas entram no balanço patrimonial?

As despesas que surgem no curso das atividades usuais da entidade incluem, por exemplo, o custo das vendas, salários e depreciação. Geralmente, tomam a forma de desembolso ou redução de ativos como caixa e equivalentes de caixa, estoques e ativo imobilizado.

Qual é a principal demonstração contábil?

Dentre as principais demonstrações estão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração de Valor Adicionado (DVA), Notas explicativas.

Qual a mais importante demonstração contábil?

Considerada a demonstração mais importante para uma empresa, o balanço patrimonial representa da forma mais fiel possível a situação financeira e todo o rol de patrimônios de uma entidade durante um determinado período de tempo.

Quem é obrigado a fazer Dra?

As demonstrações contábeis consolidadas deverão ser elaboradas pela companhia aberta que tiver mais de 30% do valor do seu patrimônio representado por investimentos em sociedades controladas (artigo 249, da Lei nº 6404/1976 e Resolução CRC nº 1.426/2013 NBC TG 36).

O que é DRE exemplos?

A DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, é um relatório financeiro como uma lente de aumento nas finanças, que mostra se a sua empresa está gerando lucro ou prejuízo em um período determinado de tempo.

Onde fica a depreciação no DRE?

Onde será classificada a conta de encargos de depreciação na DRE? A conta de encargos de depreciação será classificada na DRE como uma despesa operacional. Já a conta de depreciação acumulada entrará no Balanço, no grupo do ativo permanente sub-grupo Imobilizado, com o sinal ( – ).

Artigo anterior
Como se desculpar com uma pessoa por mensagem?
Artigo seguinte
Qual é o nome da estrela mais próxima da Terra?