Qual a diferença entre autismo e apraxia da fala?

Perguntado por: Matilde Sá de Carneiro  |  Última atualização: 10. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

No autismo, a criança apresenta déficits de comunicação e interac¸ão social que também podem levar a dificuldade de desenvolvimento da fala. Já na apraxia de fala na infância, a criança entende o que quer comunicar, mas não consegue planejar os movimentos para emitir sons e formar as sílabas e frases.

Como saber se é apraxia da fala?

Principais sintomas da apraxia de fala na infância
  1. Atraso no desenvolvimento da fala;
  2. Fala de difícil compreensão;
  3. Dificuldade motora na língua;
  4. Dificuldade na formação de frases com duas ou mais palavras;
  5. Dificuldade para pronunciar diversas palavras;
  6. Dificuldades motoras para mastigar.

Quando o atraso na fala não é autismo?

Problemas com a fala e autismo podem ou não estar interligados. Não é sempre que ausência de fala indica autismo. Muitas crianças podem, inclusive, iniciar um ritmo de fala normal e começarem a enfrentar desafios de linguagem posteriormente.

Como é uma criança com apraxia?

A criança com Apraxia, geralmente compreendem bem o que falamos com ela, mas não consegue se expressar bem. Os pais notam uma discrepância entre a compreensão e expressão. Não consegue produzir adequadamente os sons da fala.

Quantos anos uma criança autista começa a falar?

E aos quatro ou cinco anos, espera-se que a fala já tenha se desenvolvido por completo. Se ocorrer qualquer atraso de linguagem, é importante buscar ajuda especializada para a criança. Assim, quanto mais cedo a criança receber suporte especializado, melhor será para o seu desenvolvimento e ampliação dessas habilidades.

DIFERENÇA ENTRE AUTISMO, APRAXIA E TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

22 questões relacionadas encontradas

Quem tem autismo demora para falar?

Atraso na fala é sinal de autismo? O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de padrões de comportamentos restritos e repetitivos. Portanto, o atraso na fala pode ser um dos sinais de autismo.

Como é a fala de uma criança autista?

Além disso, pessoas com autismo podem ter problemas na compreensão da fala e da linguagem. Também podem não sentir necessidade de se comunicar e podem muito bem não saber responder a uma mensagem. É comum também ter dificuldade em decodificar o que os sons significam e combiná-los com palavras ou pensamentos.

Tem cura apraxia da fala?

A apraxia da fala tem cura? E a resposta é sim! A apraxia tem cura e o tratamento, durante todo o período, é feito com fonoaudiólogo em conversas para o desenvolvimento da criança.

O que causa apraxia de fala?

Pode ser causada por alguma infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. E nesta categoria estão inclusas aquelas crianças que tem achados positivos em exames como Ressonância ou com lesão cerebral. 2. Outros fatores são os transtornos do neurodesenvolvimento.

Quais são os tipos de apraxia?

Na apraxia da fala, por exemplo, o paciente sente dificuldade para movimentar a boca e a língua, perdendo sua capacidade falar. Já a apraxia membro-cinética faz com que o paciente não consiga mover seus membros, como braços e pernas, por vontade própria.

Tem autista carinhoso?

Muitas crianças do Espectro Autístico, podem ser carinhosas, podem não recusar o contato físico, podem não ficar isoladas no mundinho delas, podem olhar nos olhos. O que é importante analisar é qual é qualidade das suas habilidades (ou seja, elas podem interagir, mas essa interação é efetiva?

Quando não é autismo?

Para diagnosticar o autismo, o médico irá verificar o desenvolvimento e o comportamento da criança. Como não existe nenhum exame que comprove a condição, ele fará isso através de entrevistas com os pais e observação do comportamento da criança.

O que pode ser confundido com autismo leve?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Como estimular criança com apraxia de fala?

Pegue objetos/brinquedos que a criança goste e ao nomeá-los, segure-os próximos a sua boca. Essa estratégia faz com que a criança direcione o olhar aos movimentos da boca; Pistas visuais (movimentação da boca, língua, mandíbula) auxiliam a criança a planejar seus movimentos de fala.

Como melhorar a apraxia da fala?

Como é feito o tratamento

A apraxia geralmente tem cura e o tratamento tende a ser feito com sessões de terapia da fala, que são adaptadas à severidade da apraxia que a pessoa apresenta. Durante estas sessões, que devem ser frequentes, a pessoa pratica sílabas, palavras e frases, com a orientação de um terapeuta.

Como ajudar meu filho com apraxia de fala?

Pratique as palavras e aproximações que o fonoaudiólogo está trabalhando com seu filho. Quando não entender o que seu filho diz, peça-lhe que repita ao menos uma palavra. Quebrar palavras e usar a repetição ajuda na superação das dificuldades causadas pela apraxia da fala.

Como é feito o diagnóstico de apraxia de fala?

São poucos os instrumentos utilizados para identificação da apraxia de fala infantil e a maioria destina-se à avaliação da realização de praxias e/ou movimentos orofaciais, sequências de movimentos orofaciais, articulação de fonemas simples, fonemas complexos e sílabas, fala espontânea, além da adequação da prosódia.

Quem dá diagnóstico de apraxia de fala?

Portanto, se algum outro profissional suspeitar de AFI, deverá prontamente encaminhar o paciente para um fonoaudiólogo, responsável pelo diagnóstico e o tratamento de Apraxia de Fala na Infância, bem como de quaisquer outros transtornos dos sons da fala.

Quando o atraso na fala é preocupante?

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Quais são as características comuns da apraxia de fala?

As características mais comuns indicadas pelos parentes incluíram diminuição da inteligibilidade, inconsistência nos erros da fala, dificuldade no seqüenciamento dos sons e movimentos orais e um padrão de linguagem receptiva superior à expressiva(20).

É normal uma criança de 3 anos não falar direito?

Acima dos 2 anos de idade, se há uma fala muito errada que ninguém entende, ou se, acima de 3 anos, a fala tem muitas trocas de letras, é preciso consultar um pediatra, que pode indicar avaliação fonoaudiológica. Não se deve aguardar até os 4 anos de idade para procurar auxílio profissional!

Qual exame detecta dispraxia?

O diagnóstico de dispraxia é feito com testes de coordenação em diferentes atividades. Em geral, a avaliação é feita em conjunto por médicos e terapeutas ocupacionais. Não há como evitar a dispraxia. A dispraxia é uma condição com duração indeterminada, que pode acompanhar a pessoa por toda a vida.

Quais brincadeiras os autistas gostam?

Jogos de memória, quebra-cabeças, jogos de encaixe e jogos de sequência são algumas das opções que podem ser adequadas para crianças autistas.

Como ensinar o filho autista a falar?

As crianças aprendem brincando e com a linguagem e fala não é diferente. Por isso, sempre que possível, brinque com a criança, cante, bata palmas e faça com que ela se sinta confortável para interagir, falar ou balbuciar. Além disso, aproveite esse momento para fazer perguntas e contar histórias.

Quais são os 25 sinais de autismo?

Sinais e sintomas de autismo
  • pouco ou nenhum contato visual;
  • não responde quando a chamam pelo nome;
  • não segue com o olhar quando apontam para um objeto;
  • não aponta nem usa outros gestos para se comunicar, como dar tchau;
  • não fala nem balbucia;
  • não responde a um carinho;
  • não imita movimentos e expressões faciais;

Artigo anterior
Quais camadas da pilha de protocolos um roteador processa?
Artigo seguinte
Com quantas semanas o bebe pode virar?