Qual a diferença entre apóstrofe é apóstrofo?

Perguntado por: Renato Matheus Gomes Silva Gomes  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

Apóstrofe: figura de pensamento que consiste na interpelação enfática de pessoas ou coisas, reais ou fictícias,presentes ou ausentes: “Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal!” Apóstrofo: sinal gráfico (') utilizado para indicar a supressão de alguma letra de um vocábulo: Dê-me um copo d'água.

Qual a diferença entre apóstrofo e apóstrofe?

Como vimos anteriormente, apóstrofe é uma figura de pensamento usada para dar mais destaque ao texto. Já o apóstrofo é um sinal gráfico (') usado para suprimir algumas letras e palavras. Exemplos: copo-d'água, pau-d'óleo, estrela d'alva, caixa d'água... Apóstrofe e o apóstrofo são exemplos de palavras parônimas.

Quando se usa o apóstrofo?

Apóstrofo – quando usar? Na língua portuguesa, o apóstrofo é usado para suprimir a vogal de preposições em palavras compostas, como caixa-d'água e pau-d'arco. Também é utilizado em contrações entre preposições e elementos pertencentes a grupos vocabulares distintos.

É uma apóstrofe?

Apóstrofe é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de pensamento. É caracterizada pelas expressões que envolvem invocações, chamamentos e interpelações de um interlocutor (seres reais ou não).

Qual a diferença entre apóstrofo e aspas?

Os apóstrofos são simplesmente vírgulas elevadas; as aspas simples também, só que a primeira é invertida. É claro que esta diferença desaparece em certos editores de texto, como o do Stack Exchange, em que fica tudo 'assim', a menos que copiem do Word, por exemplo, dando 'isto' e 'isto'.

?Figura de Linguagem: Catacrese [Prof. Alda]

27 questões relacionadas encontradas

Para que se usa aspas?

Quando (e como) usar aspas em um texto?
  1. 1 Para abrir e fechar citações. ...
  2. 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ...
  3. 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ...
  4. 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).

Qual o nome de uma aspa?

Aspas é um sinal de pontuação representado graficamente pelo símbolo “ ”. As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto.

O que é aliteração é um exemplo?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

O que é silepse e exemplos?

O que é uma Silepse:

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é o plural de EPI?

Por exemplo: na sigla de Equipamento de Proteção Individual - EPI, no plural fica EPI's, indicando o apóstrofo a supressão de todas as letras entre ele e as maiúsculas que o antecedem.

O que é antonomásia e exemplos?

A antonomásia, ou perífrase, é uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por uma característica que ela possui. Observe a frase a seguir sobre o jogador Ronaldo Nazário: “O Fenômeno é o maior artilheiro da história dos Mundiais com 15 gols.”

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é elipse em Geografia?

A elipse é uma figura bastante comum na geometria plana. Presente no dia a dia, a elipse descreve, por exemplo, o trajeto que o planeta Terra faz no movimento de translação, conhecido como órbita. A elipse é conhecida como cônica, porque ela pode ser obtida por meio da secção de um cone.

Como identificar uma elipse matemática?

A excentricidade nos diz o quão achatada é a elipse, quanto maior for o valor da excentricidade, mais próximo de uma circunferência estará a elipse. Como o eixo maior tem sempre comprimento maior que a distância focal, então, consequentemente, c < a, logo, essa divisão é sempre um número entre 0 e 1.

Como identificar aliteração?

O que é aliteração

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

O que é onomatopeia 5 Exemplos?

Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo) Tic-tac: som do relógio. Toc-toc: som de bater na porta. Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.

O que é aliteração na educação infantil?

A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.

O que substitui o travessão?

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele substitui parênteses, vírgulas ou parênteses.

O que é um parênteses?

Os parênteses podem ser usados para introduzir toda espécie de informação considerada acessória no texto (comentários; significado de siglas, de palavras ou de expressões; possibilidades de leitura; enumerações; exemplificações; referências bibliográficas, nascimento e morte etc.).

Qual a diferença entre uma aspa e duas aspas?

As aspas simples são usadas quando as aspas duplas já foram empregadas na frase. “Giovanni estava muito tenso no seminário, ele abordou a 'Nova Tese' sobre a redução da maioridade penal.” O uso das aspas duplas é feito nos discursos diretos para destacar algo do texto ou citar o nome de alguma obra.

Qual é o sinal de aspas?

Aspas são sinais gráficos semelhantes a vírgulas suspensas. Elas podem ser duplas [ “ ] ou simples [ ' ] e são utilizadas, principalmente, para destacar uma citação. As aspas são utilizadas, principalmente, em citações. Aspas são um sinal de pontuação semelhante a vírgulas suspensas.

Qual a diferença de perífrase para antonomásia?

- Perífrase tem sua origem na palavra em grego períphrasis, que significa o ato de falar em círculos. Antonomásia tem sua origem no grego antonomasía, indicando o ato de chamar por outro nome.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

Artigo anterior
Quais as informações caracterizam uma grandeza vetorial?
Artigo seguinte
Qual a melhor luz para induzir o sono?