Qual a diferença entre andragogia e heutagogia?

Perguntado por: Cátia Pinho Mota  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

Resumidamente, a pedagogia se refere à aprendizagem de crianças e adolescentes; • a andragogia diz respeito à aprendizagem de adultos; • a heutagogia trata da aprendizagem autônoma, independentemente de faixa etária.

O que significa a palavra heutagogia?

A heutagogia é uma palavra que tem origem grega (heutos = auto e agogus = guiar). A expressão serve para um modelo onde a gestão de aprendizagem parte do próprio aluno.

O que a pedagogia a andragogia e a heutagogia visam?

A pedagogia, a andragogia e a heutagogia visam à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante. ... A andragogia perpassa no processo ensino-aprendizagem dos adultos, sendo atualmente trabalhado como Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como surgiu e quais são os conceitos de andragogia e heutagogia?

Esta definição é creditada a Malcolm Knowles na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças. Para educadores como Pierre Furter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade.

Qual a diferença entre andragogia e pedagogia?

A principal diferença entre andragogia e pedagogia está no público que se deseja atingir. ... A andragogia prevê a comunicação horizontal, recíproca entre aluno e professor, que é tido como facilitador. O método considera que os alunos possuem experiências que devem ser aplicadas durante o treinamento.

Andragogia e Heutagogia #09

41 questões relacionadas encontradas

Qual é o estudo da pedagogia?

A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.

Qual o papel do aluno na andragogia?

Como todas as outras vertentes da ciência da educação, a Andragogia tem como objetivo a transmissão de conhecimento do professor para um ou mais alunos. ... O ponto de partida deve ser a compreensão, já que dar aula para adultos coloca o docente em contato com realidades e necessidades muito diferentes.

Quais os conceitos de andragogia?

Seu termo, derivado das palavras gregas andros (adulto) e gogos (educar), significa a arte e a ciência de auxiliar adultos a aprender. A andragogia surge da necessidade de propor uma formação mais especializada para essa faixa etária, pensando em seu modo de aprender.

Como surgiu a heutagogia?

A heutagogia é o estudo da aprendizagem autodeterminada. O conceito foi criado pelos teóricos Stewart Hase e Chris Kenyon, em 2000. Consistiu em uma tentativa de desafiar concepções sobre ensino e aprendizagem centradas no professor e na necessidade de “compartilhar conhecimento”.

Que elementos caracterizam a prática da andragogia?

Entre os elementos essenciais que caracterizam a andragogia como modelo para a educação de adultos estão a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco no processo, em substituição à ênfase no conteúdo.

Onde ocorre a heutagogia?

No Brasil e no mundo, os últimos anos presenciaram o crescimento acelerado do EaD nas universidades públicas e privadas. Nesta modalidade o discente é responsável por sua aprendizagem denominando este processo como Heutagogia (HANSE; KENYON, 2000).

O que é Autodirecionado?

Esse método é uma palavra de origem grega, heutos de auto e agogus de guiar, ou seja, é uma expressão que diz sobre um modelo em que a gestão de aprendizagem parte do próprio aluno, sendo assim, cada pessoa está realmente no centro de seu aprendizado.

Quando a heutagogia é aplicável no ensino?

Neste caso, o professor oferece recursos e ajuda quando o estudante desejar. A aplicação dessa teoria funciona para “pessoas que são autodeterminadas e têm o perfil intelectual bastante ativo”, esclarece o Administrador de Empresas com especialização em Implementação e Gestão de EAD, Enilton Ferreira.

Como começou a pedagogia?

O termo pedagogia surgiu na Grécia. ... Segundo Jaeger (1986), a origem da problemática pedagógica também seria grega, com origem nos sofistas, que teriam trazido ao plano das ideias, da sua elaboração consciente, o fazer da educação. Roma incorporou o termo e a problemática pedagógica.

Quem criou o EAD no Brasil?

O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.394 de 1996, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.

O que era a pedagogia Brazilica?

Fundaram, segundo Saviani (2008), uma pedagogia, a brasílica, esse ato educativo que mistura aspectos da cultura nativa para o ensino da moral e fé cristã. processo de produção dos Exercícios Espirituais, e mais adiante fundou a Companhia de Jesus com a função de criar “soldados para Cristo” (LEITE, 2004, p. 3-4).

Quais são os pilares da andragogia?

Pilares da andragogia
  • 1- Por que conhecer, por que aprender. Para que o adulto aprenda de verdade, é preciso que ele entenda e saiba qual a real necessidade deste processo. ...
  • 3- A experiência é importante. ...
  • 4- Engajamento na aprendizagem. ...
  • 5- Foco na vida real.

Qual a particularidade da andragogia?

Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. ... Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito.

É conceito de aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Quanto ao papel do professor na andragogia?

O papel do professor na Andragogia se difere do Ensino Tradicional, pois para que este possa ter sucesso no aprendizado do aluno adulto, necessita, assumir outro perfil de educador, assim conseguirá desenvolver um ensino significativo e de qualidade.

Quanto o papel do professor na andragogia assinale corretamente?

QUESTÃO 2 Quanto ao papel do professor na andragogia, assinale corretamente: a ) O docente deve colocar o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulá-lo a se expressar e usar o diálogo como construção coletiva.

Quantos são os princípios da andragogia?

Os 6 princípios da Andragogia

O educador Malcolm Knowles na década de 70, definiu seis princípios da aprendizagem de adultos no livro “The Adult Learner”. No Brasil encontramos este livro em português com o título “Aprendizagem de resultados”, pois se trata de uma versão expandida pelos autores Holton e Swanson.

Quais são as disciplinas do curso de Pedagogia?

Quais são as principais matérias do curso de Pedagogia?
  • Didática.
  • Psicologia Infantil.
  • Metodologias de Alfabetização.
  • História da Educação.
  • Políticas Educacionais.
  • Planejamento de Ensino.
  • Libras.

Qual é o objetivo das pedagogias?

Atualmente, a pedagogia tem, como objetivo principal, a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Artigo anterior
Para que serve os botões do Moto E7 Plus?
Artigo seguinte
Quando vacinar com RB51?