Qual a diferença entre amortização e exaustão?

Perguntado por: Rafael Cristiano Neves  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

A amortização é a redução do valor dos bens Intangíveis, a depreciação dos bens tangíveis, já a exaustão é a redução dos bens referentes aos recursos naturais esgotáveis.

O que é exaustão exemplo?

Os exemplos de exaustão mais comuns são para exploração de florestas, no caso das fábricas de celulose e da exploração de jazidas, para retirada de commodities como minérios. Quanto mais os recursos naturais vão se esgotando, mais essas perdas de valor serão contabilizadas.

O que é exaustão financeira?

A exaustão é a redução do valor necessário à exploração dos recursos naturais esgotáveis como os recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se a quota de exaustão.

O que é a amortização na contabilidade?

O que é Amortização:

Amortização é um termo muito utilizado em contabilidade, administração financeira e matemática. A amortização traduz-se pela soma do reembolso do capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor.

Quando se inicia a amortização?

A amortização deve ser iniciada a partir do momento em que o ativo estiver disponível para uso, ou seja, quando se encontrar no local e nas condições necessários para que possa funcionar da maneira pretendida pela administração.

Depreciação, Amortização e Exaustão

27 questões relacionadas encontradas

Como fazer lançamento de amortização?

É interessante colocar no campo “Discriminação” um texto informando o valor recebido na amortização. A diferença de R$ 10,00/cota irá justificar o aparecimento deste valor em sua conta e como não é lucro, você não precisa recolher imposto.

Como é feito amortização de investimento?

Para calcular a amortização, é preciso subtrair qualquer valor residual (ou seja, o valor de revenda) a partir do valor base do seu ativo intangível (ou seja, o que você pagou por ele). Divida esse número pelo tempo (por exemplo, meses ou anos) remanescente em sua vida útil.

O que é amortizar um ativo?

Já a amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.

O que é amortização no DRE?

A amortização pode ser definida como a atividade de registrar a ocorrência de diminuição do valor relativo aos bens intangíveis que referem-se ao ativo permanente de uma organização. ... Além disso, é possível conferir os números de amortização no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

O que é amortização e a que tipo de bens Ela se aplica?

Na contabilidade, a amortização é a forma pela qual se registra a desvalorização de bens intangíveis de uma empresa, ou seja, aqueles que não são materiais, como os pontos comerciais, as licenças de softwares e os direitos autorais, dentre outros.

Como é feito o cálculo de exaustão?

Como Calcular a Exaustão Acumulada?
  1. Valor em percentual = produção por período x 100 /exaustão acumulada.
  2. Exaustão por período = valor contábil x percentual.
  3. Percentual = 100 / prazo de término da concessão.
  4. Valor da exploração = valor contábil do local explorado x percentual do término da concessão.

Onde se aplica à exaustão?

Alguns exemplos de bens que sofrem os efeitos da exaustão:
  • Florestas;
  • Jazidas de metais (ferro, ouro, alumínio, etc.);
  • Jazidas de rochas;
  • Canaviais ou pastagens;
  • Reservas de petróleo.

Quais são os bens tangíveis?

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

O que é o exaustão emocional?

A exaustão emocional é causada pelo excesso de esforço. Aqui, não consideramos apenas o trabalho, também trata-se de conflitos interpessoais do cotidiano, sobrecarga de responsabilidades e estímulos cognitivos ou emocionais.

O que é exaustão física?

A exaustão é o esgotamento físico e mental desencadeado por uma rotina desgastante. Em quadros mais graves, o sentimento pode evoluir para a síndrome de Burnout ou para distúrbios psíquicos como a ansiedade e a depressão.

Quais são os métodos de depreciação?

Do ponto de vista contábil, existem três principais métodos de calcular a depreciação de um ativo. São eles: o método de linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método das unidades produzidas.

Onde fica a amortização na DRE?

Os números de Amortização, Depreciação e Exaustão entram no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE). ... A soma das quotas amortizadas não podem ser maiores que o custo de aquisição daquele bem.

O que é amortização de juros?

Quando você realiza um financiamento ou pega um empréstimo com o banco, em geral paga o valor em várias prestações. Elas já incluem juros e outras taxas previstas. ... É essa redução que é chamada de amortização do valor da dívida. A amortização é feita sobre o valor bruto da dívida, chamado de principal da dívida.

Onde fica a depreciação na DRE?

há 4 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 21:11
  1. Depreciação é despesas sim e deve constar na DRE.
  2. Valor do salario é o bruto.
  3. INSS Parte da Empresa, sim tb deve constar na DRE como despesas.

O que é amortização de ativos intangíveis?

A amortização acontece quando um ativo intangível da empresa passa a perder valor ao longo do tempo, naturalmente se desvalorizando. ... Assim, o tempo de desvalorização é o tempo que levará para o ativo perder seu valor como investimento, precisando ser substituído para não prejudicar os resultados da empresa.

Quais bens podem ser amortizados?

Quais bens podem ser amortizados?
  • Patentes de invenção, fórmulas e processos de fabricação.
  • Marcas de propaganda.
  • Concessões de serviços públicos.
  • Direitos autorais.
  • Direito de exploração de um ponto comercial.
  • Softwares (programas de computador)
  • Franquias contratadas.

Como funciona o sistema de amortização?

O termo “amortização” significa reduzir gradativamente uma dívida; abater parte dela em parcelas, ao longo do tempo. Dessa forma, a amortização do financiamento nada mais é do que o seu pagamento periódico, dentro do prazo previsto, com a finalidade de se reduzir o montante total da dívida.

O que é melhor amortizar saldo devedor ou parcelas?

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Como contabilizar amortização de marcas e patentes?

3.2.1) Marcas e patentes:

Portanto, os gastos com patentes podem ser amortizados dentro desse período. Para tanto, a taxa de amortização da patente será o resultado da divisão de 100% (cem por cento) pelo número de anos de duração, conforme fixado na legislação especial.

Artigo anterior
Quais são as sete ferramentas básicas da qualidade?
Artigo seguinte
Quais são os fenômenos da matéria?