Qual a diferença entre Acromia e Hipocromia?

Perguntado por: Kelly Helena de Antunes  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

Acromia: ausência total de pigmentação em determinado local da pele do indivíduo ou em áreas generalizadas. Hipocromia: menor pigmentação de determinado local em relação à cor natural da pele do indivíduo; Hipercromia: maior pigmentação ou pigmentação distinta da cor natural da pele do indivíduo.

Qual a diferença entre hipercromia e hipocromia?

Essas manchas são classificadas de duas formas: > Hipercromia: o excesso de pigmentação, resultando em manchas escuras; > Hipocromia: a falta de pigmentação, que causa manchas claras.

Como ocorre a Acromia?

1) Leucodermias ou Acromias: manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina, respectivamente. Esses sintomas são comuns no albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor - popularmente conhecida como pano branco; 2) Hipercromias ou manchas escuras: acontecem devido à produção excessiva de melanina.

O que é Acromia da pele?

ACROMIAS são contornos arredondados com seu interior esbranquiçado, por conta da perda parcial ou total de melanina em algumas regiões. Sua tendência é aumentar, seja por exposição ao sol, genética ou uso de lâminas.

O que causa hipocromia pós Inflamatoria?

Nesse caso, o melanócito é danificado pelo traumatismo ou pela inflamação, que podem levar ao aumento da produção de pigmento, mas também à sua diminuição. Nesse último caso, trata-se de uma hipocromia pós-inflamatória, já um caso de mancha clara, a que vem logo depois de um machucado.

Anemia e hipocromia

28 questões relacionadas encontradas

O que causa Hipocromia na pele?

As causas da hipocromia são as anemias, em especial aquelas causadas pela carência do ferro (ferropênica). Outras anemias, como a talassemia, também podem cursar com hipocromia.

Como tratar mancha pós inflamatória?

Há dois conceitos principais usados por dermatologistas: A remoção da mancha cutânea causada pela hiperpigmentação pós-inflamatória e controle dos sinais. A remoção – por laserterapia, luz intensa pulsada ou peeling químico– destrói as células cutâneas hiperpigmentadas para gerar nova pele, sem hiperpigmentação.

O que é Acromia na arte?

As cores acromáticas são: o preto, o branco e a variação de escala de cinzas; O conceito que envolve esse conhecimento faz lembrar que o 'preto' e o 'branco' não são cores e sim fenômenos da luz.

O que é Hipomelanose na pele?

A hipomelanose é uma desordem adquirida que afeta, particularmente, as extremidades de indivíduos de pele mais escura. Provavelmente afete todas as etnias, sendo apenas mais aparente em pessoas com essa tonalidade de pele. Atinge igualmente homens e mulheres, sendo mais frequente com o avançar da idade.

Quais são as Discromias da pele?

Discromias são alterações na coloração da pele resultantes da diminuição (hipomelanoses) ou do aumento (hipermelanoses) da melanina e da deposição de substâncias endógenas ou exógenas na derme (hipercromias).

Como surge As Hipercromias?

As hipercromias são desordens de pigmentação que tem origem numa produção exagerada de melanina. Essas man- chas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações, alergias e exposição solar, dentre outros.

O que é a melanose?

Ta mbém chamadas de lentigo solar ou “mancha senil”, as melanoses solares são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e a sua atividade, produzindo as manchas.

Como resolver Hipocromia na pele?

Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar pouca pigmentação. O tipo mais comum é o vitiligo. Esta patologia é de difícil tratamento; contudo, algumas técnicas, como, por exemplo, a micropigmentação, podem melhorar a estética da área despigmentada.

O que significa Hipocromia no sangue?

Hipocromia significa que os glóbulos vermelhos têm menos cor do que o normal quando examinados ao microscópio. Isso, geralmente ocorre, quando não há pigmento suficiente que transportar o oxigênio (hemoglobina) até às células vermelhas do sangue.

Qual o significado de hipercromia?

[ Medicina ] Aumento da pigmentação ou da coloração da pele ou de um tecido.

Como saber se tenho hipomelanose?

“A hipomelanose caracteriza-se por manchas arredondadas mal definidas, hipopigmentadas - mais claras que o tom da pele. Geralmente, surgem no tronco posterior e anterior, mas também pode aparecer no pescoço e partes próximas das extremidades.

Qual o melhor tratamento para hipomelanose?

CONCLUSÃO: A combinação tópica de peróxido de benzoíla 5% e clindamicina 1% é eficaz no tratamento da hipomelanose macular progressiva.

Quais os tipos de hipomelanose?

Existem três tipos de hipomelanose:
  • Hipomelanose gutata idiopática: é chamada de "gutata" por sua aparência de "gotas" e idiopática por sua causa incerta. ...
  • Hipomelanose de ito: Um sintoma de trissomia do cromossomo 2, 13, 14 ou 20.

O que é monocromia exemplo?

Monocromia, ou pintura monocromática, é quando usamos apenas uma cor no nosso trabalho. Conseguimos efeitos diversos apenas variando a intensidade e os tons das cores. Quando usamos o lápis de cor, podemos separar todos os lápis da mesma cor para fazer este tipo de trabalho.

O que é uma releitura em uma obra de arte?

Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original.

O que é monocromia exemplos?

O que é monocromia

A etimologia da palavra monocromia nos indica o uso de uma única cor. Assim, podemos entender que se trata de criações artísticas que usam, na sua composição, uma mesma cor. ... A variação das tonalidades de uma cor é resultado da adição de duas cores neutras na sua composição: o branco e o preto.

Como tratar hipercromia Pós-inflamatória?

Para tratamentos de hipercromias, podemos usar o LED vermelho e o LED/laser infravermelho. O âmbar pode ser utilizado para prevenir formação de hipercromia pós inflamatória.

Como tirar manchas de hiperpigmentação?

O Ácido Retinoico, por exemplo, é ideal para tratar sinais do fotoenvelhecimento, como a hiperpigmentação, as manchas e as sardas. Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

Qual pomada tira mancha de ferida?

A Clariderm pomada a 2% deve ser usada aplicando uma fina camada sobre a pele limpa e seca, somente na área manchada, 1 a 2 vezes por dia, de manhã e à noite, ou conforme orientação médica.

Quais as principais causas de Discromias e como elas podem ser evitadas?

O principal fator desencadeador das discromias, em especial das hipercromias, é a radiação solar. A exposição prolongada e sem proteção à radiação solar, especialmente na praia, pode resultar em queimaduras e danos celulares. Quanto mais clara for à pele, maiores serão os danos.

Artigo anterior
Qual a camada do roteador?
Artigo seguinte
Quais os três tipos de estruturas organizacionais mais comuns?