Qual a diferença entre ação pública e ação privada?

Perguntado por: Rafaela Henriques de Matias  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

Se for uma “ação penal pública incondicionada” ou uma “ação penal pública condicionada à representação”, a petição inicial a ser apresentada pelo Ministério Público se chama “Denúncia”. Já se for uma “ação penal privada”, o nome da petição inicial é “queixa-crime”.

O que é ação pública e ação privada?

A ação penal pública depende de iniciativa do Ministério Público (promotor público, cargo que em instâncias superiores ou na esfera federal recebe o nome de procurador). Ela se contrapõe à ação penal privada, cuja iniciativa não pertence ao poder público, mas ao particular. ...

Qual a diferença entre crime de ação pública e privada?

Nesse sentido é a lição de Mirabete ao aduzir que a diferença entre ação penal pública e privada cinge-se à legitimidade para ajuizá-la. Se promovida pelo Ministério Público, é penal pública, se pela vítima ou seus representantes legais, é penal privada.

Quais as principais diferenças entre os princípios da ação pública e da ação privada?

As principais diferenças entre esses dois tipos de Ações Penais está na legitimidade para propor cada uma delas, na obrigatoriedade (ou não) de sua propositura, e na possibilidade da parte desistir da Ação Penal após sua propositura.

O que é uma ação privada?

A ação penal privada exclusiva é aquela em que a vítima ou seu representante legal exerce diretamente. É também chamada Ação Penal Privada propriamente dita. Resumidamente então, a ação privada exclusiva é cabível a propositura para aqueles que têm o direito de representação, dentro do prazo decadencial de seis meses.

Ação Penal Pública x Ação Penal Privada - Processo Penal - Christiano Gonzaga

45 questões relacionadas encontradas

O que é um crime de ação penal privada?

Trata-se de ação de iniciativa da vítima ou seu representante legal, se ela for menor ou incapaz (artigo 100, § 2º, do CP, e artigo 30 do CPP).

Quais as características da ação penal privada?

A ação penal se diz privada se a sua iniciativa couber ao ofendido ou a quem legalmente o represente. A ação denomina-se privada porque o seu titular passa a ser um particular. O Estado abre mão do direito de agir, ocorrendo uma substituição processual do Ministério Público pelo ofendido, ou seu representante legal.

Quais os princípios que regem a ação penal pública?

Princípios da ação penal pública:

Princípio da oficialidade: quem propõe a ação pública é o órgão do Estado (Ministério Público); Princípio da indisponibilidade: o Ministério Público não pode dispor (desistir) da ação penal; ... Princípio da transcendência: a ação deve ser proposta somente contra o autor do crime.

Qual a principal diferença entre a ação penal privada exclusiva para a ação penal privada personalíssima?

a) Ação penal privada exclusiva ou propriamente dita: é cabível a propositura para aqueles que tem o direito de representação, dentro do prazo decadencial de seis meses; b) Ação penal privada personalíssima: cabe apenas à vítima o direito de propor.

Qual a diferença de ação penal pública incondicionada e condicionada?

Ação Penal Pública Condicionada

Diferente da ação penal pública incondicionada, a condicionada precisa da participação da vítima para sua proposição da Ação Penal pelo Ministério Público. Essa participação da vítima é chamada de representação, a qual uma vez dada, será irretratável.

Como saber se o crime é de ação penal pública ou privada?

A ação penal é pública quando promovida e movimentada pelo Ministério Público. Nesse contexto, a ação pública é incondicionada quando, para promovê-la, o Ministério Público independe de qualquer manifestação de vontade. A regra é esta: a ação penal é pública é incondicionada.

Quais são os crimes de ação penal privada?

Quais são os crimes de ação penal privada. Segundo o Código Penal, existem diversos exemplos de crimes que se encaixam no perfil da ação penal privada, tais como: calúnia, difamação, injúria, violação de direito autoral, introdução ou abandono de animais em propriedade alheia, dentre outros.

Quais são os tipos de ação penal?

Processo Penal: Classificação das Ações Penais
  • Ação Penal Pública Incondicionada. ...
  • Ação Penal Pública Condicionada. ...
  • Ação Penal Pública “subsidiária da Pública” ...
  • Ação Penal Privada Personalíssima. ...
  • Ação penal privada exclusivamente privada. ...
  • Ação penal privada subsidiária da pública. ...
  • Injúria real mediante vias de fato.

O que é um crime de ação pública?

É o instrumento utilizado pelo Ministério Público para postular ao Estado a aplicação de uma sanção decorrente de uma infração penal. Incondicionada é a iniciada mediante denúncia do Ministério Público nas infrações penais que interferem diretamente no interesse público. ... É a regra no processo penal.

Quem pode propor ação penal pública?

A ação pública pode ser incondicionada ou condicionada à representação do ofendido ou à requisição do Ministro da Justiça. A incondicionada é de iniciativa exclusiva do Ministério Público, é a genérica, para todas as infrações penais em que a lei nada disponha com relação à ação penal.

O que é ação penal de iniciativa pública?

Ação penal de iniciativa pública é aquela em que o titular da ação penal é o Ministério Público, em caráter privativo, a teor do art. 129, inciso I, da Constituição Federal/88.

O que é ação penal privada personalíssima?

Na ação penal privada personalíssima a proposta de queixa cabe apenas ao ofendido, ou seja, é intransferível, não sendo possível nem mesmo a intervenção de representante legal, ou sucessão no caso de morte (quando resta extinta a punibilidade do ofensor) ou ausência.

Quais as diferenças entre renúncia perdão e perempção?

A Renúncia materializa a ideia de oportunidade, ao passo que o Perdão e a Perempção materializam a ideia de disponibilidade. De todo modo, todos estes três institutos resultam na extinção da punibilidade do querelado.

O que são condições de procedibilidade e quais as suas espécies?

As condições especiais da ação ou condições de procedibilidade, são aqueles que devem estar presentes em determinadas ações penais. São condições específicas de natureza processual, que são vinculadas ao próprio exercício da ação penal e são exigidas em alguns casos de acordo com a previsão legal existente.

São princípios da ação penal pública incondicionada oficialidade obrigatoriedade ou legalidade processual indisponibilidade indivisibilidade e Intranscendência?

Independente da forma incondicionada ou condicionada, como adiante serão explicadas, a ação penal de iniciativa pública é regida por alguns princípios intrínsecos à sua função. Eles são: obrigatoriedade ou legalidade, oficialidade, indisponibilidade, indivisibilidade e intranscendência.

São princípios comuns que alcançam tanto a ação penal pública quanto a ação penal privada?

Princípio da instrumentalidade: Os princípios da instrumentalidade, da iniciativa da parte e da indivisibilidade são aplicáveis tanto à ação penal pública como à privada.

Quais são as principais características da ação penal?

Os princípios que regem a ação penal pública são os seguintes: Oficialidade, Impulso Oficial, Autoritariedade e Oficiosidade - Os órgãos encarregados da persecução penal são oficiais, isto é, públicos.

É uma das características da ação penal privada subsidiária?

3 – Ação Penal Privada Subsidiária da Pública – são aqueles casos em que, diversamente das ações penais privadas exclusivas, a lei não prevê a ação como privada, mas sim como pública (condicionada ou incondicionada). ... 100, § 4º., CP), ingressem com a ação penal privada subsidiária da pública.

Quais as características da ação penal pública incondicionada?

A ação pública incondicionada se diferencia da ação pública condicionada pelo fato da última depender da interferência do ofendido, de seu representante legal ou da requisição do Ministro da Justiça que deverão manifestar sua vontade para que a ação seja proposta, ou seja, é preciso que haja, no primeiro caso, uma ...

O que é crime de ação penal?

A ação penal consiste no direito de provocar o Estado na sua função jurisdicional para a aplicação do direito penal objetivo em um caso concreto. É também o direito do Estado, único titular do "jus puniendi", de satisfazer a sua pretensão punitiva.

Artigo anterior
Quanto custa um Cessna 152?
Artigo seguinte
O que tomar para gengiva inchada?