Qual a Diferença entre aberratio ictus e aberratio criminis?

Perguntado por: Benedita Nicole Esteves Garcia Maia  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (61 avaliações)

Enquanto na aberratio ictus existe erro de execução a persona in personam, na aberratio criminis há erro na execução do tipo a personam in rem ou a re in personam. No primeiro caso, o agente quer atingir uma pessoa e ofende outra(ou ambas). No segundo, quer atingir um bem jurídico e ofende outro(de espécie diversa)”.

Qual a Diferença entre aberratio ictus e aberratio delicti?

1) Aberratio Ictus, em regra atinge o mesmo bem jurídico. nosso exemplo especificara perfeitamente a lesão à vida, porém se atingiu pessoa diversa. 2) Aberratio Delict, atinge bens jurídicos diversos, no exemplo Ana queria causar dano no Patrimônio, mas ferira João (terceiro).

O que vem a ser aberratio ictus?

A aberratio ictus, ao contrário, deriva de um erro executivo, que surge em um momento ulterior à ideação e à violação. No error in persona, o agente vem a atingir pessoa diversa daquela que tinha a intenção de ofender, por se haver equivocado a respeito da identidade do objeto, trocando uma pessoa por outra.

Quando ocorre aberratio criminis?

Doutrina. "O resultado diverso do pretendido, conhecido como aberratio criminis ou aberratio delicti, espécie de crime aberrante, também ocorre no mecanismo de ação, na fase de execução do delito, quando o agente, pretendendo atingir um bem jurídico, atinge outro diverso.

O que diz o artigo 74 do Código Penal?

Artigo74. - Fora dos casos do artigo anterior, quando, por acidente ou erro na execução do crime, sobrevém resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa, se o fato é previsto como crime culposo; se ocorre também o resultado pretendido, aplica-se a regra do CP, art. 70 deste Código.

Aberratio Ictus, Erro sob a pessoa e Aberratio Criminis

37 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 411 do CPP?

411 do Código de Processo Penal autoriza o juiz de direito a julgar os crimes dolosos contra a vida quan- do se convencer da existência de circunstância que exclua o crime ou isente de pena o réu (arts. 20, 22, 23, 26 e 28, § 1 º, do Código Penal).

Quais os tipos de aberratio?

280): “Aberratio criminis( ou aberratio delicti) significa desvio do crime. Enquanto na aberratio ictus existe erro de execução a persona in personam, na aberratio criminis há erro na execução do tipo a personam in rem ou a re in personam. No primeiro caso, o agente quer atingir uma pessoa e ofende outra(ou ambas).

O que significa aberratio?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Erro ou acidente na execução do delito que leva o criminoso a atingir pessoa diversa da que pretendia ofender. Origem etimológica:locução latina que significa "desvio do golpe".

Qual artigo do aberratio ictus?

Art. 73 – Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do art. 20 deste Código.

O que significa aberratio Finis legis?

Aberratio finis legis: Afastamento da finalidade da lei.

Qual a diferença entre dolo eventual e culpa inconsciente?

A diferença da culpa consciente para o dolo eventual, é que neste, mesmo com a previsão do resultado, o agente assume o risco de produzi-lo. Já na Culpa Consciente, tem-se a previsão a previsão de um resultado, porém o agente tem a certeza e a esperança que tal resultado não ocorrerá.

O que vem a ser abolitio criminis?

Expressão latina utilizada em Direito Penal. Significa a extinção do crime devido à publicação de lei que extingue o delito anteriormente previsto no ordenamento jurídico.

O que é o dolo geral?

O dolo geral ou erro sucessivo ocorre quando o agente, supondo já ter alcançado um resultado por ele visado, pratica nova ação que efetivamente o provoca. Ou seja, depois do primeiro ato, o agente imagina já ter atingido o resultado desejado, que, no entanto, somente ocorre com a prática dos demais atos.

Qual erro exclui a tipicidade?

Significa dizer que o erro de tipo inevitável, ao excluir o dolo, exclui a própria tipicidade; e o erro de proibição inevitável, ao isentar o réu de pena, mantém incólume a tipicidade do fato (o dolo e a culpa), embora exclua a culpabilidade.

O que diz o artigo 73 do Código Penal?

Artigo73. - Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no § 3º do CP, art. 20 deste Código.

Por que o erro de tipo exclui o dolo?

O erro de tipo essencial sempre exclui o dolo, ainda que seja evitável, mas permite a punição por crime culposo. O erro de tipo essencial é aquele que recai sobre dados principais do tipo (ex.: num dia de caça, atirar contra pessoa pensando ser animal). Inexistindo consciência e vontade, exclui, sempre, o dolo.

É possível crime de dano culposo?

Só haverá ilícito penal culposo se da ação contrária ao cuidado resultar lesão a um bem jurídico. Se, apesar da ação descuidada do agente, não houver resultado lesivo, não haverá crime culposo. O tipo culposo é diverso do doloso.

Qual a solução dada pelo Código Penal as hipóteses de aberratio criminis com duplicidade de resultado?

Pela regra do art. 74 (aberratio criminis com resultado duplo), que determina a aplicação do 70 (concurso formal próprio), o agente responderia pelo crime mais grave (homicídio doloso) majorado de 1/6 até 1/2. Contudo, esta solução seria desfavorável ao agente, porque um sexto da pena do homicídio consumado (art.

Qual a diferença entre arrependimento posterior e eficaz?

ARREPENDIMENTO EFICAZ X ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Trata-se, assim, de uma causa geral de diminuição de pena. Por outro lado, no arrependimento eficaz, o agente impede a produção do resultado. Tratando-se de uma causa de exclusão da tipicidade.

O que é o erro de tipo permissivo?

Para a doutrina, o erro de tipo permissivo está previsto no artigo 20 , § 1º do CP , segundo o qual "é isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima .

O que se entende por crime preterdoloso?

"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo. Na conduta antecedente, o elemento subjetivo é o dolo, uma vez que o agente quis o resultado.

O que é erro de tipicidade?

O Erro de Tipo exclui o dolo (a vontade de praticar o fato punível), mas permite a punição pela culpa, se o tipo penal tiver essa previsão. O exemplo clássico, e o mais claro do que é o Erro de Tipo, é o exemplo do caçador que ao pensar estar atirando num animal, atira em uma pessoa, matando-a.

O que exclui a culpabilidade?

Excludente de culpabilidade é quando uma pessoa comete um crime, mas não é responsabilizada devido a circunstâncias especiais. Exemplos: agir em legítima defesa para se proteger, agir por necessidade extrema, ser forçado a cometer o crime ou ter doenças mentais que impossibilitam entender a ação como errada.

O que diz o artigo 20 do Código Penal?

Art. 20. O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei. § 1o É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima.

Quais são as excludentes de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

Artigo anterior
O que comer de manhã na reeducação alimentar?
Artigo seguinte
Quais são os carros de 9 lugares?