Qual a diferença entre a Umbanda e o kardecismo?

Perguntado por: Irina Leonor Melo de Sousa  |  Última atualização: 29. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

Explicação sobre a diferença entre espiritismo e umbanda Enquanto o espiritismo é uma doutrina codificada por Allan Kardec, que busca o estudo e a prática da mediunidade de forma organizada, a umbanda é uma religião brasileira que cultua orixás e entidades espirituais.

Qual a diferença entre o espiritismo e Umbanda?

Enquanto o espiritismo se apresenta como uma doutrina que possui uma filosofia e se fundamente na ciência positiva vigente, a umbanda, na sua revelação, se apresenta enquanto culto, também com uma filosofia, e ambas se distanciam das religiões estabelecidas, indo na direção do fenômeno do espírito e do mediunismo, ...

O que o Kardecismo acha da Umbanda?

A descrição do terreiro é simples, mas remete à percepção de atividades que geralmente são condenadas pela doutrina Espírita Kardecista, corroborando a visão de que a Umbanda seria um movimento de 'baixo espiritismo', algo que não representa, ou não permite, uma “evolução” moral, levando a tomar atitudes ...

O que Chico Xavier falou sobre a Umbanda?

Mostra o caráter dinâmico e plástico com que a Umbanda constrói-se, sendo capaz de incluir entre as entidades do seu culto, mesmo um bem simbólico do Espiritismo, ciosamente guardado como uma marca identitária espírita brasileira.

O que prega o Kardecismo?

Nesse sentido, ele mesclava ideias como a do evolucionismo — com a teoria de que a humanidade evolui porque a cada reencarnação os seres têm a chance de retornar melhores — e o sentido de justiça.

Umbanda Eu Sinto | SEMELHANÇAS & DIFERENÇAS (Umbanda X Kardecismo)

33 questões relacionadas encontradas

Qual é a religião do Kardecismo?

Em seus estudos, ele afirma que Kardec posiciona o Espiritismo numa posição de ponte entre a Filosofia, a Ciência e a Religião: Como se viu, em suas relações com a ciência, a filosofia e a religião, o espiritismo se coloca como um entre-lugar – um espaço de encontro e reapropriação.

Como o espiritismo vê Jesus?

O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.

O que é Exu no espiritismo?

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

O que é um Exu no espiritismo?

Exu seria um exemplo disto, deixando de ser visto como entidade inferior e potencialmente maléfica e passando a receber novas características, sendo caracterizado como um Guardião cuja responsabilidade é a de proteger os terreiros dos espíritos que praticam a magia negra, os Magos Negros.

O que é ter uma pomba gira?

Na Umbanda e no Candomblé, religiões afro-brasileiras, ter Pomba Gira significa que a pessoa tem uma conexão espiritual com essa entidade. Ter a Pomba Gira é muito benéfico para aumentar o poder pessoal, a pessoa tende a ficar mais confiante, segura de si, auto suficiente e independente.

O que é Jesus na Umbanda?

Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador.

Como a Umbanda se refere à Deus?

Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista.

Quem é espírita acredita em Deus?

Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.

O que acontece quando você entra em um Centro Espírita?

Como casa de recuperação espiritual, o Centro Espírita auxilia nos na cura de nossas deficiências e fraquezas espirituais, medicando nos com a oportunidade do trabalho junto ao próximo através da assistência social, dos passes, das reuniões mediúnicas e de estudo, cumprindo nos assim tudo fazer pelo sucesso de suas ...

Qual é a entidade mais forte da Umbanda?

Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá.

O que significa a palavra Exu na Bíblia?

Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.

Quem são os orixás na visão espírita?

cultos acredita que os Orixás seriam homens e mulheres que depois da morte foram elevados à condição de seres destacados no “astral” e identificados com um elemento da natureza (rio, mar, etc.) transformando-se nele.

Qual é a entidade do mal na Umbanda?

Exu é o mal, é o demônio, o lúcifer, o satanás. E é mesmo. Mas, não só. E nem no sentido que lhe querem imputar.

O que é Pomba-Gira no espiritismo?

3. Pomba-gira. Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.

Quem é o preto velho no espiritismo?

Descrição. São entidades que tiveram, pela sua idade avançada, o poder de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria.

O que tem por trás do espiritismo?

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Porque o espiritismo não é uma religião?

Estabelece também com clareza que entende o Cristianismo como sendo a sua referência maior de moral e religião. Ele complementa ainda, dizendo que o Espiritismo não é religião porque não possui cultos, templos, ritos ou ministros: O Espiritismo não é, pois, uma religião.

Como identificar o verdadeiro espírita?

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. Enquanto um se compraz em seu horizonte limitado, o outro, que compreende alguma coisa de melhor, se esforça por desprender-se dele, e sempre o consegue quando tem firme a vontade.

Artigo anterior
Como fazer pedido de ligação de agua?
Artigo seguinte
Qual é o site do CNIS?