Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?
Perguntado por: Camila Matilde Lima de Ramos | Última atualização: 21. Januar 2025Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
Quais as diferenças entre as teorias de Wallon Vygotsky e Piaget?
Piaget, na relação sujeito-objeto, privilegia o polo do sujeito, Vygotski dá maior ênfase ao do objeto e, em Wallon tanto o sujeito quanto o objeto são igualmente considerados. Este trabalho refletiu, de certo modo, tais diferenças, ao analisar o episódio selecionado.
Qual a semelhança entre as teorias de Wallon e Piaget?
Entre eles, podemos citarI. ambas as teorias são consideradas tecnicistas.
O que a teoria de Wallon defende?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.
O que defende a teoria de Piaget?
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Vygotsky, Piaget e Wallon - Diferenças e Semelhanças | Professora Norelei Frutuoso
Quais as principais características da teoria de Piaget?
Piaget apresentou egocentrismo, centração, inabilidade de acompanhar transformações e ausência de reversibilidade como sendo as principais características do pensamento pré-operacional. Estas características no início do estágio agem como atenuantes ao desenvolvimento do pensamento lógico.
Qual é o pensamento de Piaget?
Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem.
Em que Wallon acreditava?
Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.
Quais são as principais ideias de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
Quais são as três leis de Wallon?
Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.
Como se dá a aprendizagem para Wallon?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
Como é dividida a teoria de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Qual aspecto importante que diferencia as ideias de Piaget e de Wallon sobre as ocorrências dos estágios?
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.
Qual é o papel do professor segundo Piaget?
A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.
Quais as concepções de aprendizagem de Piaget Vygotsky e Wallon?
Piaget e Wallon focaram suas analises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Já Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda vida. Para Piaget, conhecimento é construído do individual para o social.
Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?
Segundo Wallon, durante o desenvolvimento infantil ocorrem dois tipos de pensamentos: pensamento sincrético e pensamento categorial.
Quais são os três pontos mais importantes das ideias pedagógicas de Wallon?
O autor trata os três campos funcionais – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais.
Porque aplicar a teoria de Wallon em sala de aula?
A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.
Como Wallon explica a afetividade?
Segundo Wallon, podemos compreender a afetividade de forma abrangente, como um conjunto funcional que emerge do orgânico e adquire uma forma social na relação com o outro e que é uma dimensão fundante na formação integral do indivíduo.
O que diz Wallon sobre a educação infantil?
Dedicou-se ao estudo da criança para compreender as origens do processo psicológicos humanos. Seu estudo foi voltado para o desenvolvimento integral da criança. Segundo Wallon o homem é resultado da influência social e fisiológica, tendo aspectos orgânicos e sociais.
O que diz Piaget sobre a afetividade?
A importância da afetividade segundo Piaget e Vygotsky
(2014) ressaltam que, embora Piaget (1993) não tenha destacado a afetividade como tema específico de suas investigações, ele considera que na conduta humana estão presentes tanto os aspectos cognitivos como os aspectos afetivos e interfere nas ações do sujeito.
Qual é o nome da teoria de Piaget?
Jean William Fritz Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, e autor da Teoria Construtivista.
Quais são os 3 três processos que segundo Piaget constituem a aprendizagem?
O "núcleo duro" da teoria de Piaget está na assimilação, na acomodação e na equilibração, não nos famosos períodos de desenvolvimento mental.
Quais são as três estruturas que Piaget define?
Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna.
O que é ser criança para Piaget?
Segundo Piaget, o conceito "criança" designa, pois, pessoas cuja inteligência apresenta características de egocentrismo intenso que se resume na confusão entre significante e significado, entre interno e externo, entre pensamento e matéria.
Quantas calorias tem 2 colheres de sopa de carne moída?
Qual o efeito da codeína no organismo?