Qual a diferença entre a posse irregular de arma de fogo com o porte irregular de arma de fogo nos termos do Estatuto do Desarmamento?

Perguntado por: Rodrigo Ângelo Guerreiro Azevedo Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Para o Estatuto do Desarmamento, Lei 10.826/03, possuir uma arma de fogo é tê-la no interior da sua residência; enquanto portar é ter o direito de estar com ela na rua, por exemplo.

Qual a diferença entre porte irregular de arma de fogo e posse irregular de arma de fogo?

I - Não se pode confundir posse irregular de arma de fogo com o porte ilegal de arma de fogo. ... A posse consiste em manter no interior de residência (ou dependência desta) ou no local de trabalho a arma de fogo. O porte, por sua vez, pressupõe que a arma de fogo esteja fora da residência ou local de trabalho.

O que é posse irregular de arma de fogo de uso permitido?

Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência ou dependência desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa: Pena – ...

Qual a diferença de porte de arma e registro de arma?

A posse de armas é permitida para o cidadão comum no Brasil, mas é preciso seguir algumas regras para a comercialização e registro de armamento. Em contrapartida, o porte de armas é restrito aos profissionais de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.

Quem tem o porte de arma pode andar armado na rua?

A lei já flexibilizou bastante a aquisição, ou seja, o direito de possuir em casa ou no trabalho, uma arma registrada, porém, o portar na rua continua ainda limitado e no centro dos debates.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PORTE E POSSE DE ARMAS DE FOGO? | FORUM EXPLICA | PROF. FELIPE NOVAES | #4

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de porte de arma?

São previstas a licença funcional; a licença pessoal; a licença para o porte rural; e a licença de atirador e caçador. Essas licenças são pessoais, intransferíveis e válidas em todo o território nacional pelo prazo de 10 anos. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento determina que o porte seja renovado a cada três anos.

Quais são as armas de fogo de uso permitido?

Quais são as armas de fogo de uso restrito?
  • Armas de fogo curtas com saída de munição superior a 300 libras-pé ou 407 Joules.
  • Armas de longa raiada com saída de munição superior a mil libras-pé ou 1355 Joules.
  • Armas de alma lisa de calibre maior do que 12.
  • Armas automáticas de qualquer calibre.

Quais são os requisitos para adquirir arma de fogo de uso permitido fundamente na Lei e no decreto?

§ 7º Para fins de aquisição de arma de fogo de uso restrito, o interessado deverá solicitar autorização prévia ao Comando do Exército. § 8º O disposto no § 7º se aplica às aquisições de munições e acessórios das armas de uso restrito adquiridas.

O que diz a Lei 10826 03?

Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), define crimes e dá outras providências.

O que é posse irregular?

O crime de posse irregular de arma de fogo, previsto no artigo 12 do referido estatuto, consiste em manter no interior de residência (ou dependência desta) ou no local de trabalho a arma de fogo.

Quem desarmou o Brasil?

Estatuto do Desarmamento, do Brasil, é uma lei federal derivada do projeto de lei nº 292 (PL 1555/2003), de autoria do senador Gerson Camata (PSDB-ES), que entrou em vigor no dia seguinte à sanção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23 de dezembro de 2003.

Por que o Estatuto do Desarmamento Lei n 10826 03 é classificada como uma norma penal em branco?

Trata-se de norma penal em branco própria (em sentido estrito ou heterogênea), pois as definições de arma de fogo, acessório e munição, assim como o que se deve entender pela expressão uso permitido, bem como as situações em que alguém porta uma arma com autorização e de acordo com determinação legal e regulamentar são ...

Quem autoriza o porte de arma de fogo de uso permitido?

O porte de arma de fogo de uso permitido, vinculado ao registro prévio da arma e ao cadastro no Sinarm, será expedido pela Polícia Federal, no território nacional, desde que atendidos os requisitos previstos nos incisos I, II e III do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.826, de 2003.

Quem tem direito ao porte de arma de fogo no Brasil?

não ter antecedentes criminais; ter ocupação lícita e residência fixa; comprovar capacidade psicológica; comprovar capacidade técnica.

Qual a finalidade do Sinarm e quais são os requisitos para a aquisição da arma de fogo?

O Certificado de Registro (CR) de Arma de Fogo expedido pela Polícia Federal, precedido de cadastro no SINARM, autoriza seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa.

Quais as armas de uso restrito 2021?

Agora, passa a ser permitida a aquisição de projéteis com até 12,7 mm, armas de fogo com projetos anteriores ao ano de 1900 e que utilizam pólvora negra, máquinas para recargas de munição, além de diversos modelos de miras.

Quais armas podem ser compradas com cr?

Dentre os produtos permitidos estão projéteis com até 12,7 mm, armas de fogo que utilizam pólvora negra, máquinas para recargas de munição e vários tipos de miras.

Qual a diferença entre posse e porte?

Em síntese, a posse de arma de fogo, permite ao cidadão manter a arma exclusivamente no interior da residência ou no local de trabalho. Já o porte, é a possibilidade de circulação com a arma de fogo fora de casa ou do trabalho.

Quem tem direito a porte funcional?

6º da Lei 10.826/03, já que este inciso se refere aos integrantes dos órgãos do caput do Art. 144 da CF, onde estão elencados, a Policia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Ferroviária Federal, as Policias Civis, as Policias Militares, e Corpos de Bombeiros Militares.

Como funciona o porte de armas?

Para PFs que desejem adquirir armas, é preciso ser maior de 18 anos, filiado a um clube de tiro, ter idoneidade moral (não apresentar antecedentes criminais em nenhuma das Justiças brasileiras), apresentar capacitação técnica, laudo psicológico e ter um local adequado para guarda do acervo, como regulado pela Portaria ...

Qual o órgão responsável por conceder o porte de arma para o cidadão?

§ 1º A Polícia Federal poderá conceder porte federal de arma, na categoria funcional, quanto às armas de propriedade de órgãos da Administração Pública Direta ou Indireta e dos Poderes Legislativo e Judiciário, mediante solicitação de seus titulares, destinadas ao uso de servidores públicos federais em serviço, cuja ...

Quem pode ter porte ostensivo?

Destas, a única que tem direito ao porte ostensivo, é a categoria D, portanto apenas os militares, os agentes da lei, e os profissionais de segurança, quando em serviço.

É liberado o porte de arma no Brasil?

O Projeto de Lei 1256/21 cria documento único de porte de arma, válido por cinco anos, que atestará a capacidade do cidadão para portar toda e qualquer arma de sua posse, desde que legalmente adquirida e cadastrada.

O que é o Sistema Nacional de armas?

O Sistema Nacional de Armas - Sinarm, instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, com circunscrição em todo o território nacional, é responsável pelo controle de armas de fogo em poder da população, conforme previsto na Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

O que é crime de omissão de cautela?

Deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo que esteja sob sua posse ou que seja de sua propriedade: Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.

Artigo anterior
Qual é a fruta do King?
Artigo seguinte
Qual a parte mais sensível à dor do corpo humano?