Qual a diferença entre a NBR 5410 e NBR 14039?

Perguntado por: André Renato Maia Santos Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

NBR-14039: Essa norma trata das instalações elétricas em média tensão (Entre 1000V e 34.600V em tensão alternada). É muito similar a NBR-5410, porém dita regras mais rígidas e regulamenta projetos elétricos maiores, como indústrias.

Qual a diferença entre a aplicação da NBR 5410 e da NBR 14039?

ABNT NBR 5410 – Esta trata das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, aquelas que estão abaixo de 1000 volts em tensão alternada. ... ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada.

O que é a norma 5410?

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).

Para que serve NBR 14039?

1.1 Esta Norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à freqüência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

Qual a diferença entre ABNT NBR 5410 e a Norma Regulamentadora nr10?

Enquanto a NR significa Normativa Regulamentadora, que são determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em suma, enquanto a NBR aborda a segurança do projeto pronto e de quem vai usar a edificação, a NR atua determinando o que deve ser feito para garantir a segurança do trabalhador.

NBR 14039 - Parte 1

38 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre uma NR é uma NBR?

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é sobre a diferença entre a NR e NBR. As NRs são feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e têm o objetivo de regulamentar e detalhar pontos sobre saúde e segurança, presentes na CLT e em outras leis trabalhistas. Já as NBRs são feitas por instituições particulares.

O que é norma regulamentadora 10?

A Norma Regulamentadora 10 (NR 10), que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade), é uma das diretrizes utilizadas por empresas que atuam diretamente no controle e prevenção de explosões.

Qual o requisito de proteção citado na NBR 14039 para subestações unitárias com capacidade instalada maior que 300 kVA?

Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Em que se aplica a NBR 5410?

A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos. Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Qual a NBR 5410 mais atual?

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

O que é a ABNT NBR 5.419 2015?

A NBR 5419:2015 traz quatro cadernos e mais de trezentas páginas, fruto da compilação de várias normas relacionadas ao assunto proteção contra descargas atmosféricas e proteção de ambientes e equipamentos contra os efeitos diretos e indiretos dos raios.

Para que serve a Norma ABNT 5444 Qual é seu objetivo?

A NBR 5444 foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 1989, com o objetivo de estabelecer os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais usadas em projetos elétricos.

Onde se aplica a NBR 14039?

A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.

Onde a NBR 5410 não se aplica?

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

Quais são as normas técnicas para o eletricista predial?

NBR-5410: Essa norma funciona como um guia para os profissionais da elétrica e é usada para instalações de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Em projetos prediais, residenciais e comerciais, a NBR-5410 é a principal aliada do eletricista.

O que é o significado de invólucro?

Significado de Invólucro

substantivo masculino O que tem capacidade ou é usado para cobrir e envolver algo; Envoltório. e. [Botânica] Conjunto de brácteas, dos órgãos foliáceos que estão reunidos ao redor da base de uma flor ou de uma inflorescência.

Quais os tipos de barreiras?

Veja quais os principais empecilhos.
  • Barreiras arquitetônicas. ...
  • Barreiras de atitude. ...
  • Barreiras sociais. ...
  • Barreiras no transporte. ...
  • Barreiras da comunicação.

O que são e para que servem barreiras ou anteparos de proteção dos equipamentos?

Os anteparos de proteção são barreiras contra acidentes comumente empregadas para minimizar os riscos intrínsecos ao uso desses equipamentos.

O que é o aterramento de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

O que é considerado baixa média e alta tensão?

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).

Qual as principais normas técnicas são utilizadas para o projeto e construção de uma linha e transmissão?

A norma ABNT NBR 5422:1985 fixa as condições básicas para o projeto das linhas aéreas de transmissão de energia elétrica com tensão máxima, valor eficaz fase-fase acima de 38 kV e não superior a 800 kV, de modo a garantir os níveis mínimos de segurança.

O que se aplica na NR 10?

Qual a aplicação da NR-10? Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

O que significa NBR e NR no INSS?

Por fim, as Normas regulamentadoras (NR) são de observância obrigatória e as Normas Brasileiras (NBR) para serem obrigatórias, necessitam que sejam determinadas em lei.

O que é NBR na construção civil?

As NBRs da construção civil foram desenvolvidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são uma forma de organizar, monitorar e controlar todo processo da obra e a conformidade dos materiais utilizados na construção.

Artigo anterior
O que comer para urinar mais?
Artigo seguinte
Como suas palavras explique o que é efeito estufa?