Qual a diferença entre a medusa e a água viva?

Perguntado por: Maria Barros de Moura  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Vamos começar por dizer que “medusa” é um nome alternativo para “água-viva” – ou melhor, trata-se da designação do mesmo animal, mas em fases de vida diferentes. A medusa nada mais é do que uma água-viva na fase adulta.

Como identificar uma água-viva?

As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa. O corpo tem a forma de um sino margeado por tentáculos e apresenta uma organização simples, havendo uma cavidade gastrovascular central com uma única abertura que atua como boca e ânus.

Qual animal que come água-viva?

A água-viva tem como principais predadores alguns tipos de peixe, tartarugas marinhas e pássaros marinhos. No entanto, encontrar estas águas-vivas em estágio adulto sendo devoradas por um coral é uma descoberta singular, da qual não há registros anteriores.

Qual a cor da água-viva?

Embora as águas-vivas frequentemente sejam transparentes ou de cor azul pálida, elas também podem ser amarelas, azuis profundas, púrpura brilhante, lilás, laranja brilhante, vermelho escuro.

O que é medusa no mar?

A medusa (Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos.

Qual a diferença entre a Medusa e água viva? / Qual é a função da Medusa?

17 questões relacionadas encontradas

O que a medusa pode causar?

Se picar uma pessoa, a vespa-do-mar pode causar necrose na sua pele, dor e – se a dose de veneno for muita – pode provocar paragem cardíaca ou até mesmo a morte dessa pessoa em poucos minutos. Estima-se que mais de 40 pessoas morram por ano devido aos ataques de medusas, segundo o site da revista Science.

Qual a história da medusa?

Figura mitológica conhecida por ter sido amaldiçoada pela deusa Atena. Na mitologia grega Medusa era um monstro no corpo de uma mulher. Ela era filha de Fórcis e Ceto, divindades marinhas. Diferente de suas irmãs - Esteno e Euríale - Medusa era mortal.

É possível comer água viva?

Os primeiros a descobrir que sim, águas-vivas também podem ser comida, foram os chineses. Há pelo menos 1700 anos, eles já utilizavam certas variedades em sua alimentação. Para incorporar esses seres marinhos em suas saladas e sopas é preciso primeiro melhorar a consistência da iguaria.

Qual água viva que queima?

Apesar de sua bela aparência, pelas raras cores, as águas-vivas são perigosas e o contato com a mesma pode causar lesões ou até mesmo um óbito. As espécies mais perigosas são as Cubomedusas.

Porque a água viva brilha?

Elas brilham no escuro! Não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes, o que as faz brilhar, sendo uma arma para distrair seus predadores. As águas-vivas conseguem se clonar.

O que come a água viva?

A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais; as menores comem algas e outros plânctons minúsculos, as maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes.

Qual é a água viva mais perigosa do mundo?

A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.

Quem come medusas?

“No leste da Ásia a medusa faz parte do cardápio há décadas. É consumida em sopas, petiscos e saladas, entre outras formas. Nem todos na Ásia a consomem da mesma maneira, nem as mesmas espécies que os chineses.

Como saber se o mar tem água viva?

2.1 Sinais e sintomas

O sintoma mais comum é ardência e/ou dor na região de contato, que pode durar de 30 minutos a 24 horas em média. Outros sintomas como náuseas, tontura e desmaio, podem acontecer principalmente em crianças.

Pode pegar água viva na mão?

Não tocar na água-viva com a mão no caso de estar aderida à pele.

Onde tem água viva no Brasil?

Uma água-viva rara no Brasil, da espécie Phyllorhiza punctata, conhecida como água-viva manchada australiana, foi vista na quinta-feira (23) no mar da Praia de Iracema, em Fortaleza. O animal é nativo do Pacífico Ocidental da Austrália ao Japão e já foi encontrada algumas vezes no litoral brasileiro.

Porque a água viva mata?

Isto acontece porque a água viva tem um filamento que penetra na pele da presa e através dele é injetada uma toxina, ou seja, uma proteína tóxica é como se ela estivesse aplicando uma injeção de toxinas na presa. Existem vários tipos de toxinas, sendo que os efeitos mais graves são provocados pelas neurotoxinas.

Tem alguma água viva que não queima?

Lychnorhiza lucerna: é uma água-viva rosada, normalmente grande, podendo chegar a 45 cm de diâmetro. Muito encontrada na beira da praia, tem um formato de pires, é achatada e com as extremidades da umbrella recortada em lóbulos mais azulados, sem tentáculos. Ela não costuma oferecer perigo de queimaduras.

Porque os cnidários podem queimar?

Mas afinal, por que elas queimam? Isso ocorre porque em seu corpo, principalmente nos tentáculos, há células denominadas cnidócitos (presentes em todos os representantes do filo Cnidaria). Essas células são especializadas na produção de toxinas, usadas para capturar presas e se defender de potenciais ameaças.

Qual o gosto de uma água-viva?

Esse bolo de peixe tem um leeeeeeve sabor de peixe, quase imperceptível. Tomei ou comi água viva (já não sei mais)… E a textura esse negócio transparente cheio de pintinhas? Bem, depois de sentir os pontinhos com a língua, mordi.

O que acontece com a água viva?

Após a água-viva injetar as toxinas, é comum o local ficar avermelhado ou escurecido, inchado e com edema, com surgimento de placas tipo urticária e pápulas (bolinhas) vermelhas. Além disso, a pessoa ferida sente dor intensa e ardência. Em alguns casos raros, podem surgir bolhas.

Porque a Medusa foi amaldiçoada?

Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.

Quem foi Medusa na Bíblia?

O que é a Medusa:

Conta a lenda, que Medusa, filha de Fórcis e Ceto (divindades marinhas), era uma linda mulher com asas de ouro, mas, foi castigada por Atena (deusa da sabedoria) por ter feito amor com Poseidon (deus do mar) em um Templo de Atena.

O que o mito da Medusa nos ensina?

A filósofa Márcia Tiburi traz uma reflexão sobre como nos dias atuais vivemos numa espécie de complexo de Perseu, um herói da mitologia grega que matou a gorgona Medusa. No sentido de que a Medusa representa os nossos maiores medos e problemas que não queremos enfrentar.

Qual o veneno da medusa?

O sangue leva até o coração uma toxina que descontrola os batimentos cardíacos. Se a dose é grande, o músculo pára de funcionar. A hemolisina, outro componente do veneno da vespa, destrói os glóbulos vermelhos do sangue. Uma coisa deve ser dita em favor da medusa australiana.

Artigo anterior
O que pode ser falta de ar ao dormir?
Artigo seguinte
É possível ter gêmeos sem ter gêmeos na família?