Qual a diferença entre a depreciação normal e a acelerada?

Perguntado por: Leonor Leonor Marques Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

Na depreciação normal, que demora, por exemplo, dez anos, a empresa contabiliza um desgaste de 10% ao ano. Esse registro é tratado como despesa e retirado da base sobre a qual serão calculados os 25% de IR. No caso da depreciação acelerada para um turno adicional de oito horas, o desgaste sobe de 10% para 15% ao ano.

O que é depreciação acelerada?

A Depreciação Acelerada, teoricamente, refere-se ao desgaste excessivo do bem registrado no Ativo Imobilizado, denominada Depreciação Acelerada Contábil.

O que é depreciação acelerada e quando se aplica?

Depreciação acelerada é qualquer método de depreciação usado para fins de contabilidade ou imposto de renda que permita maiores deduções nos anos anteriores da vida de um ativo.

Quando se deve lançar a depreciação acelerada?

O benefício da depreciação acelerada é para as máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao imobilizado. A referida depreciação acelerada somente é permitida aos bens novos, adquiridos ou encomendados entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2012.

Quais são os tipos de depreciação?

Existem três métodos de depreciação:
  • Método Linear. Um montante igual do valor do ativo é depreciado a cada ano.
  • Método Redução Percentual. Um percentual do custo do capital é deduzido a cada ano.
  • Depreciação por uso. A depreciação é feita pelo tempo de uso de um equipamento.

COMO UTILIZAR DEPRECIAÇÃO ACELERADA DE MÁQUINAS

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os métodos de depreciação?

Do ponto de vista contábil, existem três principais métodos de calcular a depreciação de um ativo. São eles: o método de linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método das unidades produzidas.

O que é depreciação exemplos?

Em termos contábeis, a depreciação é definida como a redução do custo registrado de um ativo fixo, de forma sistemática até que o valor se torne zero ou insignificante. Um exemplo de ativos fixos são edifícios, mobiliário, equipamento de escritório, maquinaria, etc.

Como contabilizar a depreciação acelerada?

A depreciação geralmente é calculada através do método linear. Basta determinar o valor da vida útil do ativo e usar este tempo na divisão do valor do ativo. Assim, um ativo com valor de 50 mil reais e com vida útil de 5 anos terá um depreciação anual de 10 mil ou 50 mil dividido por 5.

Como funciona a depreciação acelerada incentivada?

A legislação brasileira admite determinados incentivos, chamados de "depreciação acelerada incentivada", visando incrementar os investimentos em determinados setores ou atividades. O incentivo consiste na redução ou diferimento do pagamento do IRPJ, PIS, COFINS ou CSLL, isolada ou conjuntamente.

Quando um bem é adquirido durante o exercício a depreciação?

A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação gera encargos que serão registrados periodicamente em contas de custo ou despesa.

O que é depreciação acelerada normal é incentivada?

Existem algumas diferenças importantes entre a depreciação acelerada e a incentivada. Enquanto a primeira permite uma despesa maior no IR, por causa do efetivo desgaste adicional do ativo, a segunda é um adiamento do imposto que, no futuro, será exigido da empresa.

O que é vida útil utilizada no cálculo da depreciação?

A vida útil é o tempo que leva entre a aquisição do produto e o momento em que ele deixa de gerar caixa ou começar a representar um custo. Já o valor residual é o valor que sobra, em relação ao custo de aquisição, quando a vida útil do bem termina. É possível que, em caso de desgaste total, o valor residual seja zero.

Como calcular depreciação pelo método da soma dos dígitos?

No Método da Soma dos dígitos ou Método de Cole somamos os dígitos da vida útil e dividimos cada algarismo pela soma. Ex: Veículo com vida útil de 5 anos: Somamos 5 + 4 + 3 + 2 + 1 = 15. Depreciação: Ano 1 = 5 / 15; ano 2 = 4/15; ano 3 = 3/15; ano 4 = 2/15 e ano 5 = 1/15.

Qual o procedimento que deve ser adotado para fins de cálculo de depreciação Quando uma empresa trabalha mais de um turno de 8 h?

Muito embora na depreciação acelerada fiscal seja considerada por turno 8 horas com seus respectivos coeficientes, na depreciação econômica pode ser feita “pro-rata” horas. Exemplo: Para uma que máquina que trabalha 15 horas diárias, deve-se utilizar o coeficiente 1,41 ao invés de 1,0.

Quais são as principais despesas não dedutíveis na determinação da base de cálculo do IRPJ CSLL?

São despesas não dedutíveis no lucro real, também, as contraprestações de arrendamento mercantil e do aluguel de bens móveis ou imóveis, exceto quando intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização dos bens e serviços; as despesas de depreciação, amortização, reparo, manutenção, conservação, impostos, ...

Qual o procedimento contábil e extra contábil Lalur que a empresa deverá realizar para apurar a depreciação acelerada incentivada?

Registro Contábil: No caso da depreciação acelerada não é registrada na escrituração comercial do contribuinte, uma vez que não representa perda do valor de bens do Ativo Imobilizado. Assim, as quotas de depreciação acelerada incentivada devem ser excluídas do lucro líquido do período, no Lalur - parte A do livro.

O que é Ativo Imobilizado CPC 27?

Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e. se espera utilizar por mais de um período.

Como calcular a depreciação de geladeira?

Calculando a depreciação de equipamentos

O método mais usado para calcular a depreciação de equipamentos é o linear. Esse método apresenta uma fórmula simples: Da = (VN-VR) ÷ N.

O que é depreciação Cite exemplos de bens que devem ser depreciados?

A depreciação é redução periódica do valor de um bem de acordo com a sua vida útil. Dessa forma, caso um bem tenha uma vida útil de 10 anos, por exemplo, ele será depreciado ao longo desses 10 anos.

Qual é o conceito de depreciação?

A depreciação é um recurso contábil que tem o objetivo de atribuir o custo financeiro de um ativo tangível, durante a sua vida útil. As empresas utilizam esse recurso para avaliar os seus ativos de longo prazo, considerando seus projetos, planos fiscais e contábeis.

O que é depreciação em uma empresa?

A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.

Quais são os tipos de depreciação de máquinas e equipamentos?

Vale ressaltar que existem dois tipos de depreciação aplicadas às máquinas: a depreciação fiscal e a depreciação gerencial. Na depreciação fiscal, também chamada de depreciação contábil, o valor do bem adquirido é calculado para ser reduzido a zero após o período determinado para sua vida útil.

O que é método linear ou cota constante?

2.4.1 Método das Quotas Constantes (Linear)

Neste método, as quotas são iguais a cada período, por isso do nome de constantes. Segundo o Manual, “o método das cotas constantes utiliza-se de taxa de depreciação constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere” (MCASP, 2017, p. 192).

Artigo anterior
Qual teste de Covid e mais eficaz?
Artigo seguinte
Qual é o grupo de animais invertebrados com maior variedade de espécies?