Qual a diferença entre a ação penal privada exclusiva e a personalíssima?

Perguntado por: Telmo Sandro Andrade de Ramos  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 5/5 (40 avaliações)

A Ação Penal Privada Personalíssima é diferente, pois a ação somente pode ser proposta pela vítima. Somente ela tem este direito. Não há representante legal nem a possibilidade dos legitimados no artigo 31 do CPP.

Qual a diferença entre ação penal privada exclusiva e ação penal privada personalíssima?

a) Ação penal privada exclusiva ou propriamente dita: é cabível a propositura para aqueles que tem o direito de representação, dentro do prazo decadencial de seis meses; b) Ação penal privada personalíssima: cabe apenas à vítima o direito de propor.

O que é ação penal privada personalíssima?

Na ação penal privada personalíssima a proposta de queixa cabe apenas ao ofendido, ou seja, é intransferível, não sendo possível nem mesmo a intervenção de representante legal, ou sucessão no caso de morte (quando resta extinta a punibilidade do ofensor) ou ausência.

Quando ocorre a chamada ação penal privada personalíssima?

Personalíssima: Aqui, a ação somente pode ser movida pela vítima, não havendo a possibilidade de repasse deste direito a parentes, por exemplo. Se no caso a vítima for menor de idade, deve-se esperar que ela complete a maioridade para que se faça esta ação.

É possível sucessão processual nos crimes de ação penal privada personalíssima?

Ação Penal exclusivamente privada ou propriamente dita.

31, CPP) podem ajuizar ação penal é possível à sucessão processual em que a vítima incapaz pode ser representada, nesta modalidade se a vítima morrer, o direito dela é transmitido aos sucessores (art. 100 do CP).

? Ação Penal - Ação Penal Privada Personalíssima

32 questões relacionadas encontradas

Como acontece o direito de sucessão processual na ação penal privada?

O art. 36, caput, do CPP, trata da ação penal de iniciativa privada e estabelece uma ordem de sucessão processual para o caso de a vítima morrer ou ser declarada ausente. O legislador estabeleceu a preferência do cônjuge, depois do ascendente, em seguida do descendente e, por fim, do irmão.

Qual o único crime que admite a ação penal privada personalíssima?

D A única possibilidade da ação penal privada personalíssima do ofendido existente no ordenamento jurídico brasileiro é a do crime de induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento para o casamento.

Qual é o nome da inicial acusatória correspondente a ação penal privada é quem pode Oferecê-la?

Queixa-crime: peça inicial da ação penal privada que é apresentada pelo própria vítima ou seu representante legal, por meio de advogado.

Quais são os princípios da ação penal privada?

São quatro os princípios que regem a ação penal privada: o da conveniência ou oportunidade; o da disponibilidade; o da instranscendência; e o da indivisibilidade.

Quais as diferenças entre renúncia perdão e perempção?

A Renúncia materializa a ideia de oportunidade, ao passo que o Perdão e a Perempção materializam a ideia de disponibilidade. De todo modo, todos estes três institutos resultam na extinção da punibilidade do querelado.

Como saber se o crime é de ação penal privada?

Se for uma “ação penal pública incondicionada” ou uma “ação penal pública condicionada à representação”, a petição inicial a ser apresentada pelo Ministério Público se chama “Denúncia”. Já se for uma “ação penal privada”, o nome da petição inicial é “queixa-crime”.

Como identificar ação penal privada?

A ação penal privada exclusiva é aquela em que a vítima ou seu representante legal exerce diretamente. É também chamada Ação Penal Privada propriamente dita. Resumidamente então, a ação privada exclusiva é cabível a propositura para aqueles que têm o direito de representação, dentro do prazo decadencial de seis meses.

Quais são os crimes de ação penal pública incondicionada?

No processo penal temos algumas espécies de ação penal, são elas: ação penal pública incondicionada à representação.
...
Isso ocorre nos casos de crimes de ação penal pública incondicionada, considerados graves como, por exemplo:
  • Homicídio;
  • violência doméstica;
  • estupro;
  • roubo;
  • furto;
  • estelionato;
  • entre outros.

O que são condições de procedibilidade e quais as suas espécies?

As condições especiais da ação ou condições de procedibilidade, são aqueles que devem estar presentes em determinadas ações penais. São condições específicas de natureza processual, que são vinculadas ao próprio exercício da ação penal e são exigidas em alguns casos de acordo com a previsão legal existente.

Quais são os tipos de ação penal?

São três as espécies de ação penal privada: Ação Penal Privada Personalíssima; Ação Penal Privada Exclusivamente privada; Ação Penal Privada Subsidiária da Pública.

Qual a diferença entre condicionada e incondicionada?

A diferença é muito simples: a Ação Penal Pública Incondicionada será promovida por denúncia do Ministério Público – e não é preciso a autorização ou representação de ninguém. O promotor de Justiça não tem um querer, mas um dever de promover a denúncia.

Quais são as 4 condições da ação penal?

As condições estabelecidas para o processo penal são as mesmas do processo civil: a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade das partes (ad causam). Tais condições garantem que a persecução penal tenha utilidade e seja feita de acordo com o devido processo legal.

O que é uma ação privada?

Trata-se de ação de iniciativa da vítima ou seu representante legal, se ela for menor ou incapaz (artigo 100, § 2º, do CP, e artigo 30 do CPP).

Qual a diferença de ação penal pública e privada?

A ação penal pública depende de iniciativa do Ministério Público (promotor público, cargo que em instâncias superiores ou na esfera federal recebe o nome de procurador). Ela se contrapõe à ação penal privada, cuja iniciativa não pertence ao poder público, mas ao particular. ...

Quem possui legitimidade ativa para a ação penal privada?

Assim, enquanto na Ação Penal Pública a legitimidade ativa é do Ministério Público, na Ação Penal Privada é do sujeito ofendido.

Quem é o titular para propor a ação penal?

Porém atualmente, o titular da ação penal não é o Estado, mas sim o Ministério Publico, o qual integra o Estado, mas tem autonomia. Na ação penal não atua o Ministério Público como advogado ou representante processual do Estado.

Quem pode propor a ação penal?

Espécies de Ação Penal Privada

Pode ser proposta pelo ofendido, desde que este seja maior de 18 anos e capaz ou por seu representante legal, se o ofendido for menor de 18 anos.

O que é o artigo 41?

Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

Quais crimes cabe queixa-crime?

E quais são os crimes que estão sujeitos à ação penal privada?
  • crimes contra a honra (artigo 145 do Código Penal);
  • calúnia (artigo 138 do Código Penal);
  • difamação (artigo 139 do Código Penal;
  • injúria (artigo 140 do Código Penal);
  • esbulho possessório de propriedade particular (artigo 161, parágrafo 3º, do Código Penal);

Qual é o artigo 31?

No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.

Artigo anterior
Qual é o banco do Cartão Riachuelo?
Artigo seguinte
Como apagar todas as mensagens de uma só vez?