Qual a diferença do fio Catgut simples e cromado?

Perguntado por: Matheus Lucas Campos Azevedo Ramos  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Em razão da sua constituição, o fio de Catgut é facilmente absorvido pelo organismo. O Catgut Cromado difere do Simples pelo tratamento com sais de cromo que recebe durante sua produção, aumentando sua resistência tênsil e, consequentemente, o tempo de absorção pelo corpo.

Para que serve o fio Catgut cromado?

O Catgut cromado é uma sutura cirúrgica constituída por fitas de colágeno provenientes do intestino de bovinos, selecionadas, purificadas, torcidas, secadas, polidas e esterilizadas. O Catgut cromado é processado para fornecer maior resistência à absorção.

Para que serve o fio Catgut simples?

A sutura do Catgut Simples é indicada para uso em: Cirurgias gerais, Ginecologia/Obstetrícia; Aparelho digestivo, Urologia.

Como podem ser os fios de sutura Catgut simples e cromado?

Diferença entre fio catgut simples e cromado
  1. Absorvíveis: são aqueles que perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. ...
  2. Não absorvíveis: são aqueles que se mantêm no tecido onde foram implantados.

O que é fio de Categute?

A sutura de Categute Simples Technofio – Fio de Sutura é do tipo absorvível, de origem animal, estéril, composta por tecido conectivo purificado (principalmente colágeno) ou a camada da submucosa fibrosa do intestino de bovinos.

Fio de sutura Catgut simples x Catgut cromado

40 questões relacionadas encontradas

Como é feito o fio Catgut?

O fio de Catgut é de origem proteica, constituído basicamente de colágeno do tecido conjuntivo de animais. Este colágeno é proveniente da camada serosa do intestino delgado de bovinos e ovinos e é facilmente absorvido pelo corpo humano (CHU et al., 1996).

O que acontece se eu não tirar os pontos?

O que acontece se não retirar os pontos

Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes. Mas existem os pontos que são absorvidos pelo próprio corpo e que não necessitam de remoção nos serviços de saúde.

Como podem ser classificados os fios de sutura?

Os fios de sutura estão divididos em dois grandes grupos:

Podem ser de origem animal (seda), mineral (aço), vegetal (algodão ou linho) ou sintéticos (poliamida, poliéster, polipropileno).

Quais são os tipos de fios de sutura?

Tipos de fios de sutura
  • Fio 6-0: Mais fino. Utilizado em face e áreas com importância estética.
  • Fio 5-0: Utilizado em suturas da mão e dedos.
  • Fio 4-0: Utilizados para reparo de extremidades proximais e tronco.
  • Fio 3-0: Fio de grande calibre, utilizado para planta do pé e escalpo.
  • Fio 2-0: Couro cabeludo.

Qual a diferença entre os fios de sutura?

Eles são divididos basicamente em dois grupos: os absorvíveis e os não absorvíveis. A diferença entre os dois é básica: os absorvíveis perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Já os não absorvíveis se mantêm no tecido onde foram implantados.

Quando é necessário suturar?

O fechamento primário pode ser feito de imediato (tempo menor do que 6 horas entre lesão e início de tratamento), ou retardado. Quando há contra-indicação para fechamento do ferimento, o tratamento é feito de forma aberta podendo ser fechado de forma secundária se evoluir bem.

Quanto tempo demora para tirar os pontos?

Os pontos cirúrgicos geralmente podem ser tirados após 7 a 14 dias do procedimento cirúrgico. No entanto, há casos em que é preciso esperar até 21 dias para poder remover os pontos. Os pontos cirúrgicos absorvíveis não precisam ser removidos pois o próprio tecido do corpo absorve o ponto.

Quanto tempo demora o organismo a absorver os pontos?

Em média, os pontos absorvíveis começam a "cair" após 15 dias da realização do procedimento, podendo ser antes ou depois. Pontos não absorvíveis, devem ser retirados em 7 a 10 dias. É importante fazer o acompanhamento com o cirurgião que realizou a cirurgia para maiores detalhes.

Qual o material do fio de sutura mais indicado em Odontologia De acordo com a literatura?

Algodão e seda 3.0 são utilizados em cirurgia oral por serem de fácil uso, ter baixa memória e baixa força tênsil. Concluiu-se que o FS ideal a ser escolhido é decorrente do bom planejamento cirúrgico e das características do caso.

Quantos fios cirúrgicos existem?

Fio de sutura não absorvível: existem dois tipos, os sintéticos e os biológicos. Um dos mais utilizados é o fio cirúrgico de nylon — uma das suas principais características é a elasticidade e a resistência à água. Atua na cicatrização de ferimentos leves, evitando que o machucado fique exposto a infecções.

Qual melhor fio para treinar sutura?

Fio de sutura seda 4.0

As vantagens da sutura com seda é que tem baixo custo, é fácil de manusear e apresenta boa segurança para fazer os nós, mas tem maior índice de reação do organismo que outros materiais.

O que é fio Monocryl?

Monocryl®- constituído por um copolímero de poliglicaprona 25 (ácido glicólico + ácido caprolactónico), é um fio com boa segurança (força tênsil previsível 21 a 28 dias), alta resistência, pouca memória, causador de pouco traumatismo tecidular e a sua absorção é feita por hidrólise.

Como é classificado o fio de sutura de algodão?

absorvível. semiabsorvível. de absorção lenta.

Quais as principais características dos fios de sutura?

Características do fio de sutura ideal
  • Boa segurança para o nó
  • adequada resistência tênsil: importante escolher o diâmetro correto.
  • fácil manuseio.
  • baixa reação tecidual.
  • não possuir ação carcinogênica.
  • não provocar reação alérgica.
  • não provocar ou manter infecção.
  • não ser eletrolítico.

Como se divide os fios de sutura absorvíveis?

Fios cirúrgicos absorvíveis:

Eles são divididos em dois grupos: sintéticos e biológicos.

Como saber se os pontos estão cicatrizando bem?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Qual a finalidade da retirada de pontos?

Retirar os pontos cirúrgicos, colocados para aproximar as bordas de uma lesão. Quando se deseja retirar fios cirúrgicos após cicatrização de ferida operatória, ou por alguma intercorrência com esta.

Como funcionam os pontos que caem sozinhos?

Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.

Como funciona os pontos que são absorvíveis?

Os pontos de suturas absorvíveis também são conhecidos como suturas dissolvíveis ou reabsorvíveis e são uma das formas de manter uma ferida, corte ou incisão cirúrgica fechada para que possa cicatrizar adequadamente, minimizando cicatrizes, sangramento e o risco de infecções.

Como fica ponto inflamado?

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são: Vermelhidão. Inchaço. Dor ao tocar.

Artigo anterior
Quando eu uso porquê separado?
Artigo seguinte
Quais as características da farmacodinâmica?