Qual a diferença do CFOP 5201 e 5202?

Perguntado por: Vítor Gil Freitas  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

Qual a diferença do CFOP 5201 e 5202? O CFOP 5201 indica uma compra feita para industrialização, enquanto o CFOP 5202 indica uma devolução de mercadorias que foram compradas para comercialização.

Quando utilizar o CFOP 5202?

O CFOP 5202 indica que uma nota é de saída e deve ser usada sempre que forem feitas devoluções de compras para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como “compra para comercialização” (usando o CFOP 1102). O CFOP 5202 é um dos CFOPs de devolução mais utilizados no Brasil.

Quando devo usar o CFOP 5201?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem utilizadas em processo de industrialização ou produção rural, cujas entradas tenham sido classificadas como “1.101 - Compra para industrialização ou produção rural”.

Qual a diferença do CFOP 5.411 e 5202?

Use o CFOP 5411 para devolução de compras originalmente sujeitas à substituição tributária. Use o CFOP 5202 para devolução de vendas de mercadorias adquiridas de terceiros, sem considerar a substituição tributária.

Qual CST usar para CFOP 5202 Simples Nacional?

Se sim o CFOP de devolução é: 5.556 CST 101. Caso seja para comercialização CFOP: 5.202 como informado acima e CST 101.

Entenda o que é o CFOP da sua Nota Fiscal

31 questões relacionadas encontradas

Qual Csosn para o CFOP 5202?

Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CSOSN: 900 (Outras operações) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.

Quais são os 4 tipos de devolução?

  • Introdução. Os arts. ...
  • Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
  • Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
  • Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.

Qual o significado do CFOP 5202?

5202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.

Como saber o CFOP correto para cada tipo de mercadoria?

Quando o fornecedor emitiu a nota fiscal, ele estava realizando uma operação de saída. Portanto, o CFOP deve começar com um desses dois dígitos. No entanto, ao cadastrar a nota no sistema, você está realizando uma operação de entrada. Portanto, o CFOP que você deve indicar deve começar com 1 ou 2.

Qual é o CST de devolução?

Ao emitir uma nota de devolução, você deverá utilizar o mesmo código de CST da nota fiscal de origem: “070”. Além disso, use a alíquota de 12% de ICMS.

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Como saber se o CFOP e 5.102 ou 5405?

Quando usar 5102 ou 5405? Use o CFOP 5102 para na nota fiscal de venda de mercadorias adquiridas de terceiros e o CFOP 5405 para remessa de mercadorias por conta e ordem de terceiros em que a empresa atua como uma intermediária.

Quando o CFOP de uma NFe for 5.102 qual operação será feita?

O CFOP 5102 se refere à venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Ou seja, classificam-se neste código as operações de saída, por meio de vendas, de mercadorias para industrialização ou comercialização.

Quando usar o CFOP 5206?

Quando usar o CFOP 5206? O CFOP 5206 deve ser utilizado pelo tomador do serviço de transporte, quando precisar anular uma operação de frete. Normalmente, isso acontece quando há o recebimento de um CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) com algum tipo de erro, mas que já não pode mais ser cancelado.

Como fica o ICMS na devolução de compra?

O contribuinte do ICMS deve emitir a Nota Fiscal referente à devolução parcial da mercadoria, com destaque do ICMS, e deverá estornar proporcionalmente o crédito do imposto da operação anterior referente à parcela da mercadoria devolvida.

Quando usar o CFOP 5209?

CFOP 5209 Devolução de mercadoria recebida em transferência para comercialização. 5209 - Devolução de mercadoria recebida em transferência para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias recebidas em transferência de outro estabelecimento da mesma empresa, para serem comercializadas.

Pode colocar dois CFOP na mesma nota fiscal?

Pode ter mais de um CFOP na mesma nota? Pode. Para cada item de NF-e é possível ter um CFOP próprio desde que os CFOPs sejam de natureza igual ou semelhante.

Quais os CFOP mais usados?

Normalmente, são utilizados os códigos 5000 (Saídas ou prestações de serviços para o mesmo estado), 5900 (Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços) ou 5933 (Prestação de serviço tributado pelo ISS).

Qual CFOP usar na nota fiscal?

Sempre que você precisar emitir uma nota fiscal para dar saída em alguma mercadoria (uma venda, por exemplo), você irá utilizar um CFOP que inicie com '5', '6' ou '7'. Sempre pense na sua empresa nesse momento.

Quando usar o CFOP 5208?

CFOP 5208 Devolução de mercadoria recebida em transferência para industrialização ou produção rural
  1. 5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
  2. 5200 - DEVOLUÇÕES DE COMPRAS PARA INDUSTRIALIZAÇÃO, PRODUÇÃO RURAL, COMERCIALIZAÇÃO OU ANULAÇÕES DE VALORES (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006)

Quais são os Cfops com finalidade de devolução?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Qual é o CFOP de devolução?

1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.

Qual a diferença entre devolução e retorno de mercadoria?

A principal diferença entre notas de devolução e de retorno é que enquanto a nota de retorno é utilizada após a emissão de uma nota de remessa, a nota de devolução é usada depois da emissão de uma nota fiscal de venda ou de compra.

Como emitir uma nota fiscal de devolução de mercadoria?

Como emitir nota fiscal de devolução?
  1. Informe a finalidade do documento a ser gerado;
  2. Escolha a opção “nota de saída”;
  3. Nas notas referenciadas, insira a chave de acesso da NF de compra;
  4. Preencha as informações do fornecedor;
  5. Preencha as informações do produto;
  6. Insira as informações referentes à tributação;

Quantos dias o cliente pode devolver a mercadoria?

De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. Lembrando que essa desistência pode acontecer por qualquer motivo. Sendo assim, mesmo que o produto não tenha nenhum tipo de avaria ou mau funcionamento, o cliente pode desistir da compra sem sofrer nenhuma penalização.

Artigo anterior
Qual melhor personagem para comprar no Free Fire?
Artigo seguinte
O que o signo Leão e?