Qual a diferença de testosterona livre e total?

Perguntado por: Rúben Lisandro Cardoso  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

A testosterona livre representa a concentração de testosterona que está disponível no organismo, podendo ser absorvida para que exerça sua função no organismo, e equivale a 2 a 3% da testosterona total, que corresponde a quantidade total de testosterona produzida pelo organismo e que está ligada a proteínas.

Para que serve o exame de testosterona livre e total?

O exame de testosterona livre e total serve para avaliar os níveis de testosterona tanto em homens quanto em mulheres, sendo útil para investigar as causas de disfunção erétil, diminuição da libido e alterações no ciclo menstrual, por exemplo.

Qual o melhor exame testosterona total ou livre?

Geralmente, a testosterona se liga a proteínas como a albumina e ao hormônio sexual globulina. O mais comum é que o teste de testosterona seja feito medindo a testosterona total. Apenas para diagnosticar condições mais específicas, o teste de testosterona livre é requisitado pelo médico.

O que acontece quando a testosterona livre está alta?

Os possíveis sinais e sintomas de alta testosterona incluem: Acne. Comportamento agressivo e irritabilidade. Puberdade precoce, em homens jovens.

Qual o valor normal da testosterona total?

Considera-se que níveis normais de testosterona total, para homens adultos, variam de 300 nanogramas por decilitro (ng/dl) de sangue a 1.000 ng/dl. É uma faixa muito extensa, o que sugere que é difícil precisar o que seja um “nível normal”: um nível “baixo” para uma pessoa pode ser “alto” para outra – e vice-versa.

EXAME DE TESTOSTERONA LIVRE E TOTAL - QUAL A DIFERENÇA? | Dr. Gabriel Azzini

34 questões relacionadas encontradas

Como saber se minha testosterona está boa?

O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.

Quando a testosterona está baixa?

Os sinais e sintomas não sexuais são:

Sinais de depressão e ansiedade; Diminuição da massa magra e da força; Diminuição da densidade mineral óssea; Baixa contagem de espermatozoides.

Como baixar a testosterona livre?

Também é possível diminuir esse hormônio de forma natural, tomando chá verde diariamente e adotando alimentos integrais e diminuindo o consumo de carboidratos como arroz, macarrão, batata e pão branco.

O que pode causar o aumento da testosterona livre na mulher?

Síndrome dos ovários policísticos, problemas nos ovários e nas glândulas adrenais, como tumores e hiperplasias, podem causar o excesso de testosterona. Entretanto, o uso abusivo desse hormônio é a causa mais comum do excesso de testosterona atualmente.

Como diminuir a produção de andrógenos?

Um modo de reduzir os receptores andrógenos no organismo é ligando outra substância no lugar do DHT. Existem bloqueadores de receptores andrógenos esteroidais e não esteroidais que são sintetizados através da produção de hormônios como a progesterona.

O que é o exame de testosterona total?

O que é Testosterona Total? A testosterona é um hormônio fundamental para a reprodução, já que ela atua na produção de espermatozóides pelos homens. Além disso, ela é o principal hormônio responsável por desenvolver características masculinas, como a voz grave, a distribuição de pelos no corpo e a massa muscular.

Qual exame é feito para saber o nível de testosterona?

Um teste de testosterona é um exame de sangue solicitado para medir a quantidade de testosterona livre ou total no sangue. Esse valor é geralmente indicado em nanogramas por decilitro de sangue. Esse é um exame disponível no Laboratório Freire.

O que não pode fazer antes do exame de testosterona?

• É proibido ter relações sexuais nos dias que antecedem a coleta de sangue
  • 48 horas após a última ejaculação;
  • 72 horas após toque retal;
  • 4 semanas após massagem ou biópsia da próstata;
  • 7 dias após ultrassom transretal.

Para que serve a testosterona no organismo feminino?

O que é testosterona feminina? É um hormônio sexual cuja principal função é o aumento do desejo sexual, favorecendo o período de reprodução. A testosterona feminina é importantíssima para o ciclo da reprodução, mas em mulheres é produzida 25 vezes menos que nos homens.

O que causa a falta de testosterona no organismo feminino?

Fatores como estresse, uso de contraceptivos, o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas da baixa testosterona em mulheres.

O que causa a falta de testosterona no homem?

As manifestações clínicas que acompanham a diminuição da testosterona são: alterações da capacidade de ter uma ereção rígida, falta de interesse sexual, mudança do humor, menor atividade intelectual, dificuldade de concentração, irritabilidade, problemas de memória e desorientação espacial.

O que causa excesso de hormônio feminino?

O excesso hormonal pode ocorrer em virtude de causas endógenas, distúrbios de produção glandular em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo, ou por causas exógenas, relacionadas ao uso indevido de medicamentos ou reposições hormonais em doses inadequadas.

O que diminui a produção de testosterona?

A diminuição da produção hormonal é comum e ocorre especialmente com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, quando o homem fuma, está acima do peso ou tem diabetes. A testosterona também está presente nas mulheres, mas em menores concentrações.

Quais os alimentos que derrubam a testosterona?

5 alimentos que baixam a testosterona
  • Queijo.
  • Iogurte.
  • Pão e massas.
  • Chocolate.
  • Álcool.

Qual remédio diminui a testosterona?

Existem dois tipos de remédios: os que agem suprimindo a testosterona (ex: progestágenos, anti androgênios, e análogos dos hormônio reguladores da gonadotropina-GnRH), e os que reduzem o desejo sexual por outros mecanismos (ex: antipsicóticos e antidepressivos que aumentam a serotonina- SSRIs).

O que fazer para aumentar a testosterona masculina?

Remédios para reposição hormonal masculina
  1. Comprimidos de acetato de ciproterona, acetato de testosterona ou undecanoato de testosterona como o Durateston;
  2. Gel de dihidrotestosterona;
  3. Injeções de cipionato, decanoato ou enantato de testosterona, aplicadas 1 vez por mês;
  4. Adesivos ou implantes de testosterona.

O que fazer para o corpo produzir mais testosterona?

Como aumentar a testosterona de forma natural
  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

Quais são os 5 ladrões da testosterona?

  • Praticar atividade física. O excesso de peso e obesidade é um grande inimigo da testosterona. ...
  • Comer mais gordura natural. A testosterona é derivada do seu colesterol. ...
  • Tomar sol. ...
  • Dormir pelo menos 7 horas. ...
  • Fazer mais sexo. ...
  • Aliviar estresse. ...
  • Ser competitivo.

Qual a fruta que aumenta a testosterona?

Frutas vermelhas

Morango, amora e framboesa são fontes poderosas de vitamina C e antioxidantes que diminuem a produção de radicais livres. Por isso, ativam o processo de produção de testosterona, além de melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a circulação e a vasodilatação.

Qual melhor horário para fazer exame de testosterona?

O material deve ser coletado pela manhã, pois ocorre uma elevação natural da testosterona pela manhã, conhecido como “ritmo circadiano”. Em adultos jovens do sexo masculino, a testosterona pode estar em níveis 50% mais altos pela manhã do que no período da tarde. Os valores de referência são para o período matutino.

Artigo anterior
Como faço para obter uma segunda via do CAT?
Artigo seguinte
Por que não consigo escrever?