Qual a diferença de metronidazol e fluconazol?

Perguntado por: Lara Coelho  |  Última atualização: 6. November 2024
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Boa tarde. Fluconazol trata infecções fungicaa e o metronidazel bacterianas.

Para que serve metronidazol e fluconazol?

A medicação pode ser indicada para tratar variados tipos de infecções, destacando-se as seguintes: Giardíase (infecção do intestino causada por protozoários) Amebíase (infecção causada por amebas) Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de tricomonas)

Quais são as doenças que o metronidazol cura?

Este medicamento é indicado para o tratamento de:
  • Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia)
  • Amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas)
  • Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas)

Pode tomar metronidazol para candidíase?

Metronidazol + Nitrato de Miconazol, para o que é indicado e para o que serve? Metronidazol + Nitrato de Miconazol é indicado para o tratamento tópico da candidíase vaginal e tratamento local da vaginite causada por Trichomonas.

Qual antibiótico mais forte para fungos?

Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras.

FLUCONAZOL: o que é, para que serve e como funciona esse remédio

23 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor remédio para matar fungos e bactérias?

O fluconazol é hoje o antifúngico mais usado no Brasil, porque grande parte dos fungos continua sensível a ele, completa a infectologista Dania Abdel Rahman, coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin (HAS).

Qual o remédio que mata fungos e bactérias?

Canesten® (clotrimazole) é a solução para infecções antifúngicas.

Pode tomar metronidazol e fluconazol juntos?

O Fluconazol e o Metronidazol são medicamentos que tratam corrimentos de causas diferentes. O ideal é ser examinada para saber qual tipo de corrimento te afeta para escolher uma das medicações. E não há necessidade de intervalo entre essas duas medicações.

Quantos dias usar metronidazol para candidíase?

Fazer 1 aplicação de preferência à noite, ao deitar-se, durante 10 a 20 dias. Cada aplicação (5 g de gel) contém 500 mg de metronidazol. Não há estudos dos efeitos de metronidazol gel administrado por vias não recomendadas.

Quantos dias tomar metronidazol para candidíase?

O esquema a ser utilizado deve ser individualizado. Esta posologia pode ser aumentada, a critério do médico, e o tratamento repetido, se necessário, depois de 4 a 6 semanas. Como coadjuvante do tratamento por via oral, poderá ser utilizado o tratamento local.

Para que tipo de infecção serve metronidazol?

“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).

O que corta o efeito do metronidazol?

As interações medicamentos com o Metronidazol são as seguintes: Álcool: Rubor, vômito e taquicardia podem aparecer em pacientes que utilizarem bebidas e medicamentos que contenham álcool, por conta do efeito antabuse. Deve-se, portanto, evitar o álcool durante e 1 dia após o término do tratamento.

Quais os riscos do metronidazol?

Efeitos adversos do metronidazol e tinidazol

Náuseas, vômitos, cefaleia, convulsões, síncopes, outras reações do sistema nervoso central e neuropatia periférica podem ocorrer; foram relatados exantema, febre e neutropenia reversível. Pode causar gosto metálico na boca e urina escura.

Qual é o antifúngico mais potente?

Dos antifúngicos imidazólicos testados, o clotrimazol foi o mais efetivo com os valores mais baixo de CIM, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4.

Quantos comprimidos de metronidazol devo tomar para candidíase?

A primeira opção de tratamento recomendado inclui: Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias OU Metronidazol gel vaginal 100mg/g, um aplicador cheio via vaginal, à noite ao deitar-se, por 5 dias. A segunda opção é Clindamicina 300mg, VO, 2x/dia, por 7 dias(2).

Qual é a melhor pomada ginecológica para infecção?

5 pomadas para candidíase
  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

O que acontece depois do uso da pomada metronidazol?

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com metronidazol em gel são queimação e coceira vaginal, dor de estômago, náuseas e vômitos, diarreia, dores de cabeça e reações cutâneas.

Porque não pode ter relação tomando metronidazol em comprimido?

(comprimido)? Não há nada que contra indique. Porém há o risco de contaminação do parceiro, o ideal é que ambos façam tratamento.

Como acabar de uma vez por todas com a candidíase?

Algumas dicas para acabar com a candidíase definitivamente são:
  1. Não ficar com roupa molhada. ...
  2. Usar roupas de material orgânico. ...
  3. Manter uma higiene íntima adequada. ...
  4. Dormir sem roupa íntima. ...
  5. Evitar o uso de desodorantes íntimos. ...
  6. Evitar duchas íntimas femininas. ...
  7. Evitar absorventes diários. ...
  8. Evitar usar lenços umedecidos.

Como fica o corrimento depois de tomar fluconazol?

Após ter tomado a medicação, o corrimento mudou de branco para amarelado, por isso, a dúvida! O Fluconaxol deve matar o agente infeccioso. A secreção vaginal residual só pode ser expulsa pela vagina... Muda de aspecto conforme vai acontecendo a cura.

Para que o fluconazol é indicado?

O fluconazol 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da ...

Qual o melhor remédio para fungos nas partes íntimas?

O Fluconazol 150mg serve para o tratamento de candidíase vaginal aguda ou recorrente provocada por fungos pertencentes ao gênero cândida. O medicamento também é indicado para a prevenção da candidíase recorrente.

O que é bom para fungos nas partes íntimas?

Tratamento da candidíase vaginal
  • A candidíase é tratada com medicamentos antifúngicos. ...
  • Tratamentos vaginais com butoconazol, clotrimazol, miconazol e tioconazol são medicamentos de venda livre. ...
  • Os medicamentos antifúngicos (por exemplo, o fluconazol e itraconazol) tomados por via oral precisam de receita médica.

O que mata qualquer tipo de fungo?

Os fungicidas, assim como herbicidas e inseticidas são todos genericamente chamados de “pesticidas”. Os fungicidas podem ser aplicados em campo, após a colheita ou durante a fase de estocagem. Ou seja, um controle que pode se dar em várias etapas da produção do alimento.

Artigo anterior
Com quantas semanas o teste de gravidez da positivo?
Artigo seguinte
Qual a principal característica da cultura popular?