Qual a diferença de melissa e erva-cidreira?

Perguntado por: Kevin Mateus Lopes Neto  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

'Erva-cidreira verdadeira', ou melissa, é o tipo mais comum da planta. Conhecida também como cidreira, melissa ou Melissa officinalis (nome científico da planta), a "cidreira verdadeira" é o tipo mais comum da erva.

Qual a diferença entre melissa e erva-cidreira?

A melissa (Melissa officinalis) é outra planta conhecida popularmente como cidreira. Nativa da Europa e Ásia, e também cultivada no Brasil, tem as folhas bem desenhadas. As folhas e inflorescências são empregadas, na forma de chá, como calmante nos casos de ansiedade e insônia.

Para que serve melissa ou erva-cidreira?

O chá de melissa melhora a digestão, controla sintomas de ansiedade e combate a insônia, entre outros benefícios. A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva-cidreira, é uma planta arbustiva da família Lamiaceae.

Qual é a erva melissa?

A erva-cidreira é a planta medicinal Melissa officinalis, também conhecida como cidreira ou melissa, que é rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar vários problemas de ...

Qual a diferença entre melissa e hortelã?

A Melissa officinalis, popularmente conhecida como melissa, ou erva-cidreira verdadeira, tem uma folha bastante parecida com a do hortelã, mas que são facilmente diferenciadas pelo aroma (o do hortelã é bem marcante). É nativa da Ásia e da Europa.

Melissa e Erva Cidreira são a mesma coisa?

35 questões relacionadas encontradas

Como é a folha de melissa?

De porte arbustivo, com altura que pode chegar a 80 centímetros, a melissa possui folhas grandes e ovais, com bordas picotadas, de cor verde intensa na parte superior e verde-claro na inferior. É toda recoberta por uma lanugem, e suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso.

Quais os tipos de melissa?

Existem três tipos de erva-cidreira: a erva-cidreira verdadeira que lembra a hortelã; a erva-cidreira brasileira que é maior e tem pequenas flores lilás; e o capim-cidreira, também chamado de capim-santo,. As três plantas têm propriedades de calmante, relaxante e analgésico.

Como é a folha de erva doce?

A erva-doce, também conhecida como anis-verde, anis e pimpinela-branca, é uma planta medicinal da família Apiaceae que tem cerca de de 50 cm de altura, sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, de sabor adocicado e aroma intenso.

Qual é a cidreira verdadeira?

Conhecida também como cidreira, melissa ou Melissa officinalis (nome científico da planta), a "cidreira verdadeira" é o tipo mais comum da erva. Parente da família das hortelãs, a planta varia entre 30 a 60 cm de altura e tem como origem principal algumas regiões da Europa e da Ásia.

Quais são os benefícios da erva melissa?

A água de melissa é um extrato feito a partir da planta medicinal Melissa officinalis, também conhecida popularmente como erva-cidreira. Por esse motivo, este extrato contém algumas propriedades medicinais atribuídas a esta planta, como ser relaxante, ansiolítica, antiespasmódica e carminativa.

Quais os benefícios da erva-cidreira?

Benefícios da erva-cidreira
  • Alivia o estresse.
  • Reduz a ansiedade.
  • Melhora a função cognitiva.
  • Alivia insônia e outros distúrbios do sono.
  • Faz bem para indigestão.
  • Ajuda a tratar náuseas.
  • Minimiza cólicas menstruais.
  • Alivia dor de cabeça.

Para que serve a água de melissa?

A Água de Melissa é utilizada por via oral e age no intestino diminuindo gases intestinais e prevenindo cólicas. Também atua no sistema nervoso com efeito ansiolítico leve.

Qual é a diferença entre funcho e erva doce?

Diferença entre funcho e erva doce

A erva doce é uma planta que tem as flores brancas, folhas largas e os frutos são arredondados e pequenos. Entenda melhor sobre a erva doce e seus benefícios. Já o funcho tem as​​ folhas mais finas, flores amarelas e suas sementes são mais alongadas e maiores que as da erva doce.

Quais os tipos de erva doce?

Erva-doce pode referir-se a três espécies vegetais muito usadas na culinária e fitoterapia:
  • Pimpinella anisum, também conhecida como anis.
  • Foeniculum vulgare, também conhecida como funcho, funcho-doce, funcho de Florença ou fiolho.
  • Anethum graveolens, também conhecida como aneto ou endro.

Para que serve chá de erva Doçe?

Não é à toa que a erva-doce (Pimpinella anisum) é popularmente consumida como chá depois das refeições. Essa planta, que tem os mesmos princípios ativos do anis e do funcho, realmente apresenta benefícios comprovados para promover melhor digestão e aliviar problemas gastrointestinais.

Para que serve chá de melissa com hortelã?

Não só para dores de cabeça serve o chá de melissa, ele também pode ser muito útil para diminuir dores de estômago. Para quem sofre de indigestão, constipação ou até mesmo flatulência excessiva, saiba que uma xícara de chá da bebida ajuda a melhorar sua digestão.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de melissa?

O chá possui um efeito tranquilizante que auxilia no suprimento da pressão arterial. É uma excelente bebida para pessoas que possuem hipertensão. Ele ainda diminui as chances de ter aterosclerose, derrames e ataques cardíacos.

Qual a diferença de cidreira e erva-cidreira?

Também conhecida apenas como cidreira, capim-limão ou melissa, a erva-cidreira capim é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. Além de deliciosa, ela é uma ótima opção para o tratamento de diversos problemas de saúde, físicos e mentais.

Qual o melhor horário para tomar chá de melissa?

Beber uma xícara antes de dormir melhora a qualidade do sono, atrelada ao benefício de ter o estresse e ansiedade reduzidos. As propriedades da melissa auxiliam na digestão, principalmente após refeições pesadas ou quando você come demais, e ajudam na eliminação de gases.

Quem tem diabetes pode tomar chá de melissa?

Não tem nenhum problema em tomar esses chá.

Como é a folha do capim santo?

O capim-santo, também chamado de capim-limão e erva-cidreira, é uma planta que forma grandes touceiras e apresenta folhas verde-claras muito cheirosas, ásperas, estreitas, longas e cortantes. A folha, quando amassada, exala um forte cheiro de limão.

Pode misturar melissa com hortelã?

Combinando Ervas: Hortelã, Melissa e o Hibisco-de-Chá

Sua consorciação com melissa acentua o sabor das duas porque aumenta o teor de óleo essencial das suas folhas.

Como é a folha de hortelã?

A hortelã é uma erva com folhas verdes ovais, levemente aveludadas que gosta de luz e rega constante. Com mais de 20 variedades, as mais conhecidas são a Mentha piperita e a Mentha spicata – popularmente conhecidas como hortelã pimenta e hortelã de cheiro.

Quais os tipos de hortelã e para que serve?

As espécies mais comuns de serem encontradas são a hortelã é a Mentha Spicata ou hortelã-das-hortas e a Mentha Crispa, ou hortelã-pimenta. A sua escolha dependerá da sua finalidade de uso, a hortelã-pimenta tem o sabor mais acentuado e seu uso é indicado para chás e como medicamento.

Artigo anterior
O que piora a inflamação?
Artigo seguinte
É normal crescer com 18 anos?