Qual a diferença de flebite e trombose?

Perguntado por: Raquel Érika Melo Domingues Ribeiro  |  Última atualização: 10. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas. Ambas possuem tratamentos, que devem ser indicados por um profissional vascular, de acordo com cada caso.

Como saber se estou com flebite?

Assim, de forma geral, os principais sinais e sintomas indicativos de flebite são:
  1. Dor à palpação na região;
  2. Inchaço e vermelhidão local;
  3. Sensação de peso no membro afetado;
  4. Veia sobressaltada, em alguns casos;
  5. Inchaço do membro afetado, no caso de tromboflebite profunda.

Qual é a causa da flebite?

Quais são as causas da flebite? As causas mais frequentes das flebites são traumatismos ou contaminações bacterianas devido a injeções intravenosas de medicamentos ou de drogas. Além disso, as flebites podem ser causadas por substâncias químicas irritantes.

O que é flebite na perna?

O que é a flebite

Flebite ou tromboflebite é o nome dado à inflamação de uma veia superficial, que gera a formação de um trombo (coágulo). Esse processo inflamatório localizado pode aumentar e se espalhar pelo trajeto da veia. Ela é semelhante à trombose venosa, que ocorre com veias profundas.

Como curar flebite nas pernas?

A flebite pode regredir espontaneamente com repouso, elevação dos membros afetados, aplicação de compressas mornas e úmidas no local da lesão e o uso de meias elásticas de compressão, recurso importante para estimular a circulação do sangue.

38 questões relacionadas encontradas

Qual pomada usar para flebite?

HIRUDOID® POMADA Nos processos inflamatórios localizados, varizes, flebites pós-infusão e pós-venóclise, tromboflebites superficiais, úlcera varicosa, linfangites, linfadenites, hematomas, furúnculos e mastite.

Quanto tempo dura uma flebite?

A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.

Quais as complicações da flebite?

O processo inflamatório da flebite pode ocasionar formação de pequenos coágulos na circulação venosa superficial, chamada de tromboflebite. Quando as veias axiais maiores estão envolvidas, pode ocorrer propagação para o sistema venoso profundo, com risco de desenvolver trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar.

Quais os cuidados da flebite?

– Aplicar compressas frias no local afetado na fase inicial para diminuição da dor, e a seguir compressas mornas para promover a vasodilatação e reduzir o edema; – Lavar o membro; – Administrar analgésicos, anti inflamatórios e antibióticos quando prescritos.

Quem tem flebite pode fazer caminhada?

A atividade física está contraindicada em pacientes que apresentam tromboflebite1,2. A orientação é que além do tratamento medicamentoso também haja repouso e elevação do membro afetado3. A tromboflebite é um processo inflamatório das veias superficiais em que ocorre trombose secundária.

Quais são os tipos de flebite?

A flebite é dividida em quatro graus(4): Grau 1: eritema ao redor do sítio de punção com ou sem dor local; Grau 2: dor no sítio de punção com eritema e/ou edema e endurecimento; Grau 3: dor no sítio de punção com eritema, endurecimento e formação de cordão venoso palpável; Grau 4: dor no sítio de punção com eritema, ...

O que fazer para evitar a flebite?

Como prevenir flebites

Também é indispensável o rodízio do local puncionado a cada 72 horas. Com isso, é importante que o enfermeiro se certifique da fixação adequada para prevenir irritação. Ademais, a troca de frascos a cada 24 horas e a correta higienização reduzem eventos adversos.

Qual a causa de uma inflamação na veia?

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

Quais os sinais clínicos que caracterizam uma flebite grau 3?

A classificação da flebite consiste na avaliação de seus sinais e sintomas, podendo ser apresentada em quatro graus: Grau 1 – presença de eritema com ou sem dor local; Grau 2 – presença de dor, com eritema e/ou edema; Grau 3 – presença de dor, com eritema e/ou edema, com endurecimento e presença de um cordão fibroso ...

Qual tipo de compressa para flebite?

Como intervenção de enfermagem para o tratamento de flebites, convencionalmente, é indicada a aplicação tópica de compressas mornas com intuito de reduzir o processo inflamatório local.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com TVP?

Manter-se bem hidratado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e remédios para dormir durante o período da viagem também são medidas que diminuem o risco de desenvolvimento da doença. Os pacientes com TVP podem apresentar sinais e sintomas como dor, inchaço no membro e alteração da sua coloração.

Quais as complicações do acesso venoso periferico?

Complicações do Acesso Venoso Periférico

Entre as mais comuns estão a flebite, extravasamento de fluidos IV, e formação de hematomas. A tromboflebite ocorre em até 15 por cento das pessoas com cateteres venosos periféricos.

Quais são as complicações do acesso venoso periférico?

(1) Destaca-se como complicações locais associa- das ao uso de cateter intravenoso periférico: hema- toma, trombose, flebite, tromboflebite, infiltração, extravasamento, infecção local e espasmo venoso.

Quanto tempo pode ficar um acesso Periferico?

O tempo de permanência do cateter variou entre três e 120 horas, com a média de 49 horas. A Enfermagem desenvolve importante papel na prevenção das complicações associadas à manutenção do acesso venoso periférico, devendo avaliar criteriosamente os riscos de flebite.

Qual melhor antiinflamatório para flebite?

O tratamento para flebite é feito através do uso de medicamentos antiinflamatórios, analgésicos como a aspirina para aliviar a dor, compressas mornas e úmidas nas zonas doloridas, repouso com pernas e braços elevados, e, em casos de tromboflebite o médico poderá receitar o uso de medicamentos anticoagulantes, para ...

Para que serve a pomada heparina?

Trombofob®Pomada (heparina sódica e nicotinato de benzila) facilita a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sanguínea, e evitando a formação de coágulos.

Para que é indicado a pomada Hirudoid?

Hirudoid é indicado para processos inflamatórios localizados como: Manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites) após injeção de medicamentos ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

O que fazer quando as veias estão inflamadas?

O tratamento das flebites superficiais não complicadas é feito com analgésicos, anti-inflamatórios, compressa morna no local, cremes específicos e uso de meias elásticas. Em casos selecionados, pode ser indicado uso de anticoagulantes e procedimentos cirúrgicos.

Como desinflamar as veias?

Os remédios de farmácia mais usados para as varizes e má circulação, geralmente, são flavonóides ou bioflavonóides, como a diosmina e hesperidina, que são substâncias com ação anti-inflamatória e protetora vascular, que atuam sobre as veias do sistema circulatório, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus dos ...

O que fazer para desinflamar as veias?

Dicas para prevenir a inflamação venosa no dia-a-dia:
  1. Beba quantidades adequadas de líquidos.
  2. Evite permanecer sentado ou em pé por longos períodos.
  3. Faça exercícios com os pés para estimular a bomba venosa.
  4. Trate as suas varizes.
  5. Use meias de compressão médica todos os dias se as suas pernas já tiverem varizes.
  6. Pare de fumar.

Artigo anterior
Como são transmitidas as doenças causadas por fungos?
Artigo seguinte
Como saber se o RPV foi depositado trf-3?