Qual a diferença de equimose e hematoma?

Perguntado por: Diego Macedo Cruz  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Principal diferença entre equimose x hematoma:
✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.

São exemplos de equimose e hematoma?

A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.

O que é uma equimose?

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.

Quais os tipos de equimose?

  • Petéquias - cabeça de alfinete - desaparecem mais rápido que as demais.
  • Sugilação - confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida - grãos de areia.
  • Sufusão - formada por uma "hemoragia" mais extensa - mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia.

O que é equimose periorbital?

Equimose periorbital bilateral são manchas escuras ao redor de ambos olhos geralmente associado a um golpe. Popularmente conhecido como "olho roxo".

Hematoma ou equimose: você sabe o que é?

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os sinais de guaxinim?

5) Sinal de guaxinim

Trata-se de uma equimose (área roxa) em torno das órbitas, simulando a mancha preta ao redor dos olhos do animal guaxinim. A fratura de um ou mais ossos da face pode apresentar este sinal: da base do crânio, osso frontal, osso nasal, osso maxilar e osso zigomático.

O que é síndrome do guaxinim?

O Sinal do Guaxinim ou bléfaro-hematoma consiste em equimose periorbital bilateral. É um forte indicativo de lesão de base de crânio, e surge algumas horas após o trauma e indica trauma direto. As fraturas de base de crânio geralmente não são visualizadas em radiografias comuns, como raios X.

Qual a diferença entre petéquias e Purpuras?

Púrpuras. São pontos hemorrágicos maiores que as petéquias e chegam a cerca de 1cm. Também ocorrem por diapedese, mas podem acontecer, também, por reunião de petéquias.

O que pode causar petéquias?

As petéquias podem ser causadas por doenças infeciosas, distúrbios dos vasos sanguíneos, reações alérgicas, doenças auto-imunes ou como efeito colateral de certos medicamentos, por exemplo, sendo por isso importante perceber a causa que está na sua origem, de forma a fazer o tratamento adequado.

Quais são instrumentos que produzem lesões cortantes?

Sendo assim, tem como exemplo de instrumentos cortantes a navalha, bisturi, faca, lâmina de barbear, estilhaços de vidro e até mesmo o papel que pode provocar lesões significativas na pele.

Como acontece a Sufusão?

Significado de Sufusão

[Medicina] Em que há extravasamento (ação de extravasar) de um líquido orgânico para os tecidos vizinhos. [Por Extensão] Excesso de sangue que se espalha sobre a pele; afluxo de sangue em determinadas partes do corpo. Etimologia (origem da palavra sufusão).

Porque a pessoa tem hematomas com muita facilidade?

Outras possíveis causas de hematomas são:

Deficiências de vitamina B12, vitamina C ou vitamina K; Doença de Von Willebrand, hemofilia e alterações da função plaquetária; Abuso de álcool; Desnutrição.

O que causa o hematoma?

O hematoma é uma manifestação hemorrágica, ou seja, se dá pelo extravasamento do sangue após o rompimento de um vaso por conta de uma batida ou contusão. O sangue liberado se espalha pela região atingida e, acumulado sob a pele, faz surgir a mancha.

Qual a morfologia de um hematoma?

Marcas inexplicadas na pele, incluindo pequenos pontos de cor vermelha ou púrpura (petéquias) ou manchas de cor púrpura (púrpura), hematomas (equimoses) ou pequenos vasos sanguíneos alargados e visíveis na pele ou nas membranas mucosas (telangiectasias).

Como descrever hematoma?

Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.

Quando se preocupar com petéquias?

A petéquia em adultos deve ser sempre rapidamente investigada. Ela pode ser interpretada como uma vasculite, uma inflamação de vasos sanguíneos, que requer tratamento imediato para prevenir danos permanentes. Algumas condições malignas também podem desencadear o aparecimento de petéquias.

O que são petéquias fotos?

Petéquias são pequenos pontos vermelhos como vistos aqui na pele.

O que quer dizer petéquias?

[ Medicina ] Cada um dos pequenos pontos de sangue que correspondem a pintas vermelhas ou azuladas na pele ou na mucosa, característicos de certas doenças.

Qual a diferença entre Petequias e exantema?

Carolina Barone. A púrpura é definida como uma hemorragia visível na pele ou na mucosa, resultante do extravasamento de hemácias (células vermelhas do sangue) de dentro dos vasos sanguíneos para fora deles. Não costumam ser palpáveis e quando pressionadas, não empalidecem.

O que é o que é coagulopatias?

Ocorrem devido a transtornos ou carências de fatores plasmáticos que intervêm na coagulação. As coagulopatias ou distúrbios hemorrágicos são condições que afetam a forma como os coágulos sanguíneos se formam, gerando sangramentos mais fáceis e abundantes que o normal ou ante condições que normalmente não os produzem.

O que é o sinal de guaxinim?

Olhos de Guaxinin: a equimose periorbital, popularmente conhecida como olhos de guaxinim, é uma condição caracterizada pela presença de grandes manchas roxas ao redor dos olhos, causadas por sangramentos internos na face.

Quais são os sintomas de um traumatismo craniano?

Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
  • Alteração no nível de consciência.
  • Falas desconexas.
  • Esquecimentos.
  • Perda da orientação temporal.
  • Náusea.
  • Vômito.
  • Ferimentos extensos.
  • Sangue saindo pelo nariz ou pelas orelhas.

Qual exame Pode-se detectar um TCE?

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

Quais os sinais e sintomas de fratura de base de crânio?

Evidências de fratura de base de crânio:

Hemotímpano ou laceração do canal auditivo externo; Hipoacusia, disfunção vestibular; Anosmia; Paralisia facial precoce ou tardia.

Quais os sinais de uma fratura?

Principais sintomas de fratura
  1. Dor intensa;
  2. Inchaço do local fraturado;
  3. Deformidade do local;
  4. Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
  5. Presença de hematomas;
  6. Presença de ferimentos no local da fratura;
  7. Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
  8. Dormência e formigamento da área;

Artigo anterior
Para que serve a avaliação?
Artigo seguinte
Como melhorar a qualidade de imagem do Netflix?