Qual a diferença de diarreia aguda e crônica?

Perguntado por: Valentim Mateus Pinho Matos Carvalho  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

As diarreias podem ser classificadas em dois tipos: diarreia aguda, quando a duração é menos do que 14 dias, e diarreia crônica, quando a duração é maior do que 14 dias.

O que pode ser diarreia crônica?

A diarreia crônica é aquela em que o aumento da quantidade de evacuações por dia e o amolecimento das fezes dura por um período maior ou igual que 4 semanas e que pode ser causada por infecções microbianas, intolerância alimentar, inflamação intestinal ou uso de medicamentos.

Quando a diarreia é preocupante?

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Quais os tipos de diarreia aguda?

Assim, os principais tipos de diarreia são:
  1. Diarreia infecciosa. ...
  2. Diarreia com sangue. ...
  3. Diarreia amarela. ...
  4. Diarreia verde.

Qual o tratamento para diarreia aguda?

A maioria dos quadros de diarreia aguda infecciosa não requer tratamento medicamentoso específico, por se tratar quase sempre de vírus, apenas cuidados com hidratação —ingestão de muito líquido, como água potável e sucos naturais.

DIARREIA AGUDA - CLÍNICA MÉDICA - fisiopatologia, quadro clinico, tratamento

18 questões relacionadas encontradas

O que é uma diarreia aguda?

A diarreia aguda é uma doença de evolução autolimitada, ou seja, tem a tendência de ser resolvida pelo próprio organismo, com duração inferior a 14 dias. É comum cursar com vômitos e febre. A grande perda de líquido nas fezes e os vômitos frequentemente provocam a desidratação, que é a principal complicação.

O que é considerado diarreia aguda?

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Quais os tipos de diarreia existentes?

A diarreia costuma ser classificada em dois tipos: aguda e crônica.

Qual é o mecanismo da diarreia?

Vários mecanismos básicos causam a maioria das diarreias clinicamente importantes. As três mais comuns são: aumento da carga osmótica, aumento da secreção e/ou diminuição da absorção e diminuição do tempo de contato ou da área de superfície. Em muitos distúrbios, há mais de um mecanismo agindo.

O que é diarreia Inflamatoria?

A chamada diarreia inflamatória é caracterizada por evacuações frequentes, usualmente de menor volume, com presença de produtos patógenos nas fezes, como muco, pus ou sangue. Nesses pacientes, é frequente o aparecimento de febre (acima de 38,5°C), toxemia, dor abdominal intensa e tenesmo.

Quantos dias a pessoa pode ficar com diarreia?

De forma geral, a diarreia dura entre 3 a 4 dias, no entanto, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico, pois a diarreia pode estar a ser causada por uma infecção, que deve ser tratada com o uso de medicamentos.

Como saber se a diarreia é infecciosa?

A diarreia infecciosa é um tipo de diarreia que é causada por uma infecção, principalmente por vírus, bactérias ou parasitas. Normalmente, este tipo de diarreia causa febre, além de outros sintomas como vômitos e presença de sangue nas fezes.

Quantos dias pode levar uma diarreia?

A diarreia aguda é caracterizada por episódios diarreicos até 14 dias. Chama-se de diarreia persistente quando a doença dura de 14 a 28 dias. A maioria dos casos são de origem infecciosa como bactérias, vírus e protozoários.

O que causa uma diarreia crônica?

A diarreia constante pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes infecções por vírus e bactérias, uso prolongado de medicamentos, alergias alimentares, distúrbios intestinais ou doenças, que geralmente provocam outros sintomas como mal estar, dor abdominal, enjoos e vômitos.

Qual o melhor remédio para diarreia crônica?

Alguns dos remédios que o médico pode prescrever para ajudar a tratar a diarreia são:
  1. Loperamida. ...
  2. Racecadotrila. ...
  3. Saccharomyces boulardii. ...
  4. Soluções de reidratação oral.

Qual a diferença entre diarreia e fezes moles?

Fezes moles não são sempre sinais de diarreia

Para a médica, qualquer pessoa pode apresentar um episódio de fezes com pouca consistência, sem que isso indique uma diarreia, desde que seja um caso isolado.

Como podemos caracterizar a fisiopatologia da diarreia?

A diarreia é uma alteração do hábito intestinal com diminuição da consistência das fezes, que podem ser amolecidas ou até mesmo líquidas, acompanhada na maioria das vezes do aumento da frequência de dejeções diárias (≥ 2 por dia) e aumento do volume fecal.

Qual o nome da bactéria que causa diarreia?

Em geral, os casos de diarreia infecciosa são virais (rotavírus). Já os agentes bacterianos mais prevalentes são Escherichia coli (principalmente a enterotoxigênica), Salmonella, Shigella e Staphylococcus aureus (intoxicação alimentar).

Qual a diferença de disenteria e diarreia?

As principais características da diarreia são o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, que se tornam aguadas. Uma das complicações mais perigosas é a desidratação. Adultos são mais resistentes, mas bebês, crianças e idosos desidratam-se com facilidade, até em menos de 1 dia.

O que significa fezes pastosas?

Quando a quantidade de água está aumentada ou o ritmo do intestino está acelerado, as fezes podem não ter um formato definido e saírem pastosas ou em pedaços. Nestes casos, as pessoas percebem as fezes esfareladas, cocô mole ou fezes com pedaços de alimentos.

Qual remédio caseiro é bom para cortar diarreia?

Remédios caseiros para prender o intestino
  1. Chá de camomila. Uma ótima solução natural para diarreia é tomar o chá de camomila várias vezes ao dia porque além da camomila ajudar a prender o intestino de forma leve, também mantém a pessoa hidratada. ...
  2. Folha de goiabeira e caroço de abacate. ...
  3. Panquecas de banana verde.

Quanto tempo dura uma diarreia infecciosa?

A diarreia infecciosa, tanto por vírus quanto por bactéria, dura em média de 3 a 7 dias.

Como a diarreia infecciosa é transmitida?

A transmissão pode ser fecal-oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

É possível morrer de diarreia?

Diarreia não tratada pode levar até à morte

“A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.

Porque não pode cortar a diarreia?

Por ser um mecanismo para combater invasores, o problema não deve ser interrompido por remédios, e passa sozinho em dois dias a duas semanas. Os primeiros momentos são os piores, em que há mais volume de cocô e/ou vômito. Após três dias, a mucosa do intestino é capaz de se regenerar totalmente.

Artigo anterior
Quando usar por cento ou porcento?
Artigo seguinte
Quais são as métricas de qualidade de software?