Qual a diferença de desistência voluntária e arrependimento eficaz?

Perguntado por: Doriana Reis  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

Em síntese, na desistência voluntária, o processo de execução do crime ainda está em curso; no arrependimento eficaz a execução já foi encerrada. GRECO, Rogério. Código Penal Comentado.

Qual a diferença entre desistência voluntária e arrependimento eficaz?

Na desistência voluntária, o agente abandona a execução do crime quando ainda lhe sobra, do ponto de vista objetivo, uma margem de ação. No arrependimento eficaz, não há margem alguma, porque o processo de execução está encerrado, e o agente atua então para evitar que sobrevenha o resultado.” (PACELLI, Eugênio.

O que é o arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz é semelhante a desistência, e também está prevista no artigo 15, a diferença é que no arrependimento, o agente já praticou todos os atos para atingir o resultado, mas interfere impedindo a consumação do crime.

Quais os requisitos da desistência voluntária e do arrependimento eficaz?

A desistência voluntária e o arrependimento eficaz estão previstos no artigo 15 do Código Penal. A primeira consiste no abandono voluntário da prática delitiva pelo agente. Cessa a fase executória da conduta e o resultado inicialmente desejado não ocorre em razão da desistência voluntária do agente.

O que é e qual a diferença entre tentativa e desistência voluntária?

Ou seja, na tentativa, o sujeito quer realizar o crime, mas não pode. Na desistência voluntária, prevista na primeira parte do artigo 15 do Código Penal, o agente até começa a execução, mas por sua própria vontade, desiste e não consuma o crime.

Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz - art. 15 do CP

19 questões relacionadas encontradas

O que é tentativa de um crime?

A tentativa (conatus), prevista no art. 14, inciso II do Código Penal, ocorre quando, iniciada uma conduta, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

O que é uma tentativa de homicídio?

Já no crime de tentativa de homicídio, o autor tem como objetivo tirar a vida de uma pessoa (ou várias), apesar de não haver conseguiu. Nesse tipo de caso, pode até haver lesões corporais e comprometimento da integridade física ou da saúde da vítima, mas não há morte.

Quais são os requisitos da desistência voluntária?

Na desistência voluntária, o agente, embora tenha iniciado a execução, não a leva adiante, desistindo da realização típica. Para que figure tal instituto, ela deve ser voluntária, ou seja, que o agente não tenha sido coagido, moral ou materialmente, à interrupção do iter criminis.

Quando ocorre a desistência voluntária?

A desistência voluntária ocorre quando o agente não dá prosseguimento à execução da infração penal por sua própria vontade, ou seja, o agente inicia a prática do delito, que somente não se consuma, porque ele desistiu da ação, que poderia ter continuado com os atos executórios, mas não o fez.

Quais os requisitos para o arrependimento posterior?

São requisitos do arrependimento posterior: a) Delito cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa. ... A doutrina entende cabível o arrependimento posterior nos crimes violentos contra a pessoa frutos de conduta culposa. b) Reparação total do dano ou restituição integral da coisa.

Quais os efeitos do arrependimento eficaz?

Arrependimento eficaz, ou arrependimento ativo, é a ação efetuada pelo autor de crime que impede que a tentativa perfeita ou crime falho , tenha efeitos. Ocorre quando o agente já realizou todos os atos previstos para a consumação do crime, arrependendo-se posteriormente e assim evitando o resultado do crime.

Qual é a natureza jurídica do arrependimento eficaz?

Natureza jurídica:

Parte da doutrina entende que tanto a desistência voluntária, como o arrependimento eficaz são causas de extinção da punibilidade não previstas no artigo 107 do Código Penal.

Qual a consequência jurídica da desistência voluntária e arrependimento eficaz?

6 Consequência Jurídica

Segundo a doutrina, reconhecendo-se a desistência voluntária ou o arrependimento eficaz, o agente é agraciado com uma saída da conduta criminosa, sendo a ele estendida uma “ponte de ouro”, para que o agente não responda pela tentativa, uma vez que é louvável sua desistência.

Quais são as diferenças entre tentativa artigo 14 II CP e desistência voluntária artigo 15 CP )?

14, inciso II do CP, pois tem uma diferença marcante que é, na tentativa: “quero mais não posso” e na desistência voluntária: “posso mais não quero”, lembrando ainda que na desistência voluntária, e no arrependimento eficaz (tem que se evitar a consumação) o agente somente responderá pelos atos já praticados, e por ...

Quando o réu se arrepende?

O artigo 16 do Código Penal descreve o arrependimento posterior como uma das causas de redução de pena, que pode incidir no caso de o acusado de crime cometido sem violência se arrepender e decidir reparar o dano ou devolver o objeto.

Quais os efeitos da desistência voluntária?

Na desistência voluntária, o agente interrompe o processo de execução que iniciara; ele cessa a execução, porque a quis interromper (mesmo que haja sido por medo remorso ou decepção) e não porque tenha sido impedido por fator externo à sua vontade.

Quantos dias para desistir de uma compra?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Para que o arrependimento posterior artigo 16 do CP possa beneficiar o autor do crime a reparação do dano ou a restituição da coisa não precisam ser espontâneas?

"O arrependimento posterior é figura nova no nosso ordenamento jurídico e vem tratado no art. 16 do Código Penal. Nele, o agente já consumou o delito, restando-lhe, agora, a reparação do dano ou a restituição da coisa, tudo isso, se possível, até o recebimento da denúncia ou queixa.

O que é o artigo 129 do Código Penal?

129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Quais os tipos de tentativas?

Vejamos os tipos de tentativa:
  • Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. ...
  • Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. ...
  • Perfeita/Acabada: O agente utilizou todos os meios que estavam ao seu alcance, e mesmo assim não consumou o crime.

Quais os elementos da tentativa abandonada?

Tem como elementos: início e término da execução, além da não consumação por circunstâncias inerentes à vontade do agente, de modo que também deve ser eficaz e voluntário o arrependimento, aplicando-se aqui o mesmo a respeito da possibilidade de interferência externa subjetiva.

Qual é a pena de uma tentativa de homicídio?

Art 121. Matar alguem:Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

Qual é a pena para tentativa de homicídio qualificado?

A pena-base para o crime de tentativa de homicídio qualificado foi fixada em 14 anos e 3 meses de reclusão (2 anos e 3 meses acima do mínimo legal).... Com a redução da pena em 1⁄3 pela tentativa, deve a pena definitiva para o crime de tentativa de homicídio ser fixada em 8 anos e 10 meses de reclusão.

Qual a diferença de lesão corporal e tentativa de homicídio?

Diferenças entre lesão corporal e tentativa de homicídio

Em ambos os casos a vítima pode sofrer lesões, mas na lesão corporal o intuito não é tirar a vida da vítima, como é na tentativa de homicídio, que o objetivo claramente é fazer com que a lesão leve a pessoa a morte.

Quando cabe tentativa?

A tentativa é a prática incompleta do tipo penal [1]. O sujeito não conseguiu, por circunstâncias alheias à sua vontade, ou seja, que não estavam sob o seu controle, obter a consumação do delito. Mas, ainda assim, o seu comportamento foi reprovável o suficiente para merecer a atenção e a atuação do Direito Penal.

Artigo anterior
Como saber o número do meu celular Vivo?
Artigo seguinte
O que é suboficial da Marinha do Brasil?