Qual a diferença de depressão pós-parto e baby blues?

Perguntado por: Soraia Nogueira  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

Baby Blues X Depressão Pós-Parto
A principal diferença entre o Blues puerperal e a Depressão é o tempo. Enquanto Baby Blues costuma durar aproximadamente 15 dias, causado apenas pelas alterações hormonais, a Depressão Pós-Parto não passa e são raros os momentos de felicidade.

O que é um baby blues?

Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues:

É um estado mais leve causado pelas mudanças hormonais que ocorrem nesta fase. A mulher pode apresentar choro fácil, se sentir triste e irritada, e esses sintomas podem se intercalar com momentos de alegria e satisfação.

Quais são os sintomas de baby blues?

Os sintomas do baby blues podem durar cerca de duas semanas.
...
São eles:
  • Insônia;
  • Choro fácil;
  • Sensação de fragilidade;
  • Irritabilidade;
  • Falta de energia;
  • Falta de confiança;
  • Tristeza;
  • Mudanças de humor.

Como chama a depressão Pós-parto?

Baby blues ocorre logo após o parto e se caracteriza por um estado brando de tristeza, melancolia e alterações de humor. É frequente porém auto limitada, ou seja, dura em torno de 2 semanas com melhora completa dos sintomas sem a necessidade de tratamento.

Quais são os tipos de depressão?

Quais são os principais tipos de depressão?
  • Depressão maior. É o tipo mais comum e genérico. ...
  • Sazonal. Essa não costuma dar tanto as caras no Brasil ou em outros países com temperaturas mais elevadas e clima ameno. ...
  • Distímica. ...
  • Atípica. ...
  • Psicótica. ...
  • Mista. ...
  • Melancólica. ...
  • Pós-parto.

Baby Blues x Depressão pós-parto: sintomas e diferenças // Viver Bem

18 questões relacionadas encontradas

O que é a psicose puerperal?

O que é a psicose pós-parto. - A psicose pós-parto é uma doença de saúde mental rara, mas grave, que pode afetar uma mulher logo após o parto. - Os sintomas geralmente começam repentinamente nas primeiras duas semanas após o parto, mas podem levar várias semanas para se manifestar.

Como lidar com o baby blues?

Então siga nossas dicas!
  1. Saiba reconhecer as causas e sintomas do baby blues. ...
  2. Proponha formas de ajuda prática. ...
  3. Seja um bom ouvinte. ...
  4. Ofereça mimos. ...
  5. Limite visitas. ...
  6. Seja paciente. ...
  7. Mantenha contato. ...
  8. Facilite o encontro de recursos.

Porque acontece o baby blues?

Baby blues ou disforia puerperal é uma labilidade emocional, que ocorre por fatores hormonais onde o organismo da mulher está se reorganizando para voltar ao seu estado normal.

Quanto tempo dura a tristeza pós-parto?

Entre 50% e 70% das mulheres apresentam a tristeza pós-parto, que dura cerca de duas semanas. A mãe se sente frágil, emociona-se facilmente, tem alterações de humor, sente falta de confiança em si própria e pode se sentir incapaz de cuidar do bebê, da casa e da família.

O que é Exterogestação?

Exterogestação: gestando depois do nascimento.

Como evitar baby blues?

Tratamento para o baby blues
  1. Exponha seus sentimentos: Falar sobre o que está sentindo pode contribuir para ter mais clareza sobre as sensações que se manifestam.
  2. Mantenha uma dieta equilibrada: É importante que a mãe tenha uma alimentação equilibrada durante enquanto estiver amamentando.

O que acontece se chorar muito no resguardo?

Embora se distinga de depressão pós-parto, uma vez que se resolve espontaneamente no período estimado de duas semanas, o «baby blues», como também ficou conhecido, é um estado natural e que nada tem de errado. Por isso, não se condene!

Como superar a tristeza pós parto?

Quais são as 4 melhores dicas de como lidar com depressão pós-parto e ansiedade?
  1. Fortalecer o relacionamento com o bebê ...
  2. Contar com a ajuda de pessoas próximas. ...
  3. Compartilhar o que está sentindo. ...
  4. Oferecer uma folga para si mesma.

É normal ficar chorando no pós-parto?

O "Blues puerperal" ou "Melancolia pós-parto" é a alteração de humor mais frequente no puerpério, podendo atingir oito em cada dez mães no pós parto. Trata-se de uma condição transitória que costuma aparecer dentro dos três primeiro dias de vida do bebê.

É normal se sentir triste durante a gravidez?

As gestantes produzem mais progesterona e isso afeta o sistema nervoso central, que começa a produzir dopamina. Essas transformações hormonais podem causar mudanças no humor de algumas mulheres, o que explica por que elas se sentem bastante deprimidas e, às vezes, até mesmo com vontade de chorar na gravidez.

Como uma mãe pode ajudar um filho com depressão?

É importante falar sobre as coisas boas que ele fez e recompensá-lo com elogios quando possível. Pode também conversar sobre os planos para o futuro e como anda a vida dele com os amigos e incentivar programas que envolvam algum tipo de diversão.

Quanto tempo dura uma psicose?

Transtorno psicótico breve – os sintomas psicóticos duram pelo menos 1 dia, mas não mais que 1 mês. Muitas vezes, ocorre em resposta a um evento de vida estressante. Depois que os sintomas desaparecem, eles podem nunca mais voltar.

O que é resguardo?

O Puerpério, também chamado de resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase pós-parto, que começa com o nascimento do bebê e dura em média 45 dias (seis semanas).

Porque as pessoas estão enlouquecendo?

Acidentes de avião, de carro, desastres naturais, guerras, agressões físicas ou sexuais e outros traumas podem fazer as pessoas sentirem que estão perdendo o controle de suas mentes. Isso porque muitas vezes elas têm flashbacks do evento ou pesadelos sobre eles, o que pode ainda causar insônia grave.

Quais os sintomas da psicose puerperal?

Os sintomas da psicose puerperal tendem a aparecer rapidamente e, em muitos casos, começam logo após o parto. Entre os aspectos mais comumente relatados estão confusão mental, choro e tristeza excessiva, delírios, irritabilidade, desconfiança, mudanças bruscas de humor e até mesmo perda de qualidade de sono.

O que não deve ser feito no resguardo?

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

O que não fazer depois do parto normal?

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

Como evitar o estresse pós-parto?

6 dicas para prevenir a depressão pós-parto
  1. Fique de olho em seu histórico. ...
  2. Preocupe-se com sua saúde. ...
  3. Eleve sua autoestima. ...
  4. Cuide de suas relações de amizades e familiares. ...
  5. Planeje-se antes. ...
  6. Não se cobre tanto.

O que devo fazer para não entrar em depressão?

Confira a seguir.
  1. Pratique exercícios físicos. Pratique exercícios físicos - Getty Images. ...
  2. Mantenha a agenda em dia. Mantenha a agenda em dia - Getty Images. ...
  3. Alimente-se bem. ...
  4. Fuja do álcool. ...
  5. Volte a ver beleza nas pequenas coisas. ...
  6. Ocupe-se com atividades divertidas. ...
  7. Reconquiste uma boa noite de sono.

Como se livrar da ansiedade após o parto?

Porém, é importante falar com um médico caso a mãe ou familiar observar algum sintoma de baby blues ou depressão pós-parto. Assim, agende uma consulta, informe-se e procure a ajuda de um profissional especializado. Um psiquiatra ou um psicólogo podem ajudar a nova mãe e lidar com os sintomas.

Artigo anterior
Como diminuir o espaço entre as linhas HTML?
Artigo seguinte
Quantos saques gratuitos caixa?