Qual a diferença de campo elétrico e campo gravitacional?

Perguntado por: Carolina Mélanie Borges Alves  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

A única diferença é que o campo gravitacional interage com a massa das partículas, enquanto o campo elétrico interage com a carga elétrica das partículas.

Qual é a diferença entre campo elétrico e campo gravitacional?

Apesar de tantas similaridades há duas grandes diferenças entre as duas forças campo: A força elétrica é uma força atrativa e repulsiva, enquanto que a força gravitacional é somente uma força de atração. Isso acontece porque há dois tipos de cargas (positivas e negativas), enquanto só há um tipo de massa.

Qual diferença entre força elétrica e força gravitacional?

A força de atração gravitacional possui módulo diretamente proporcional às massas dos corpos envolvidos, ao passo que a força elétrica é diretamente proporcional ao módulo das cargas das partículas às quais queremos relacionar.

Qual é a diferença entre campo elétrico e campo magnético?

Outra característica do campo magnético diz respeito à não existência de monopolos magnéticos, isto é, todo campo magnético apresenta um polo sul e um polo norte, diferentemente do campo elétrico, que permite a existência de cargas positivas e negativas, por exemplo.

Qual a diferença entre campo magnético e força gravitacional?

Campo gravitacional é um efeito da deformação do espaço-tempo gerado por um objeto no espaço. Campo magnético são linhas de força geradas por ímãs ou objetos imantados.

DIFERENÇA ENTRE CAMPO ELÉTRICO, MAGNÉTICO E GRAVITACIONAL

38 questões relacionadas encontradas

O que é campo gravitacional como funciona?

Em mecânica newtoniana, o campo gravitacional é o campo vectorial que representa a atração gravitacional que um corpo massivo (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa) exerce sobre os outros corpos, sem especificar qual é o corpo que está sendo atraído.

Qual a diferença de gravidade e eletromagnetismo?

A gravidade é aditiva quanto à massa, já a força eletromagnética pode-se dizer que é aditiva quanto à intensidade da corrente elétrica ou do campo elétrico. De uma maça caindo da macieira ao fato de nós não flutuarmos, todos os fenômenos materiais podem ser explicados pelas forças da natureza.

O que é um campo elétrico?

O campo elétrico é definido como uma grandeza vetorial (possui sentido, direção e módulo) utilizado para medir as interações entre cargas elétricas, que podem ser de atração ou repulsão. Em outras palavras, esse campo é uma espécie de força gerada ao redor das cargas elétricas.

Qual a relação entre campo elétrico e campo magnético?

As cargas elétricas em movimento geram campo magnético e a variação do fluxo magnético produz campo elétrico. O campo magnético surge a partir do movimento de carga elétrica, pois ele é resultado da corrente elétrica. Além disso, ele pode resultar de uma força eletromagnética quando ela se associar a ímãs.

Qual a diferença entre campo elétrico e corrente elétrica?

Quando uma carga elétrica, de carga positiva ou negativa, move-se em razão da influência de um campo elétrico externo, dizemos que se forma uma corrente elétrica.

Qual a relação entre a força gravitacional e a força elétrica?

Sempre quando se fala em força elétrica faz-se um comparativo com a força gravitacional, pois ambas são descritas de forma análoga: dois corpos interagindo devido a uma força, que diminui, quando os corpos são afastados, ou aumenta, quando os corpos são aproximados.

Qual e o conceito de força gravitacional?

A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.

O que e um campo elétrico uniforme?

Um campo elétrico em uma determinada região do espaço é dito uniforme quando o vetor campo elétrico é constante em todos os seus pontos. Do ponto de vista das linhas de força, todas elas são paralelas (vetor com mesmo sentido e direção) e igualmente espaçadas (intensidades iguais em todos os pontos).

Qual a fórmula para calcular o campo elétrico?

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

O que gera o campo magnético?

Quando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.

Onde o campo magnético é mais forte?

Na região dos polos vemos que as linhas de indução magnética estão mais próximas umas das outras, sendo assim, consideramos que próximos aos polos o campo magnético é mais intenso.

Onde é usado o campo magnético?

Hoje em dia, o eletromagnetismo e o magnetismo são usados como base para o aperfeiçoamento de muitos instrumentos do cotidiano. Do mesmo modo, ele pode ser utilizado para a produção de energia, ondas de rádio, aparelhos de comunicação, entre muitas outras aplicações em empresas de engenharia elétrica.

Por que os campos elétricos nunca se cruzam?

Para além disso, as linhas nunca se podem cruzar porque nesse caso haveria uma ambiguidade na determinação do vetor campo elétrico nesse ponto (ver figura 4). Figura 3 (A) Carga pontual positiva. As linhas estendem-se até ao infinito e têm a mesma direção e sentido do vetor campo elétrico em todos os pontos do espaço.

Onde o campo elétrico é mais forte?

O campo elétrico é mais intenso próximo à carga da esquerda onde existe uma maior densidade de linhas de força. A direção é a tangente as linhas de força. Próximo à carga positiva o campo tem o sentido "para fora da carga" e próximo à carga negativa o campo tem o sentido "para dentro da carga".

Onde o campo elétrico está presente?

O campo elétrico pode ser encontrado em várias situações do nosso dia a dia, está presente em várias tecnologias utilizadas para nos comunicar como celular, televisão, etc. Por termos tudo ao nosso alcance às vezes esse fenômeno passa despercebido.

Qual a força mais fraca do universo?

A força gravitacional é somente atrativa e atua entre todas as partículas que possuem massa ( férmions ), mas é a mais fraca de todas as forças da natureza, sendo praticamente inexpressiva em níveis atômicos e moleculares.

Quais os 4 tipos de força?

Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca.

Qual a força mais poderosa do universo?

Núcleos atômicos muito maiores que isso tendem a ser instáveis, pois, nesse caso, a força eletrostática é predominante. Trata-se da mais forte de todas as interações da natureza e é mediada por bósons chamados de glúons.

Artigo anterior
Como deve ser realizada a higiene do coto?
Artigo seguinte
Quais as frutas que aumenta a glicose?