Qual a diferença de aurora boreal e aurora polar?

Perguntado por: Pedro Emanuel Sousa Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

A aurora polar recebe esse nome justamente pelo fato do fenômeno ocorrer apenas nas regiões próximas a zonas polares, a aurora polar que ocorre no hemisfério norte é denominada de aurora boreal e a que ocorre no hemisfério sul, aurora austral.

Porque a aurora boreal não acontece no Brasil?

Assim, se fosse possível ver uma aurora boreal no Brasil seria aurora austral (sul) e não boreal (norte). No entanto, o Brasil não está suficientemente perto do polo sul para conseguir visualizar o fenômeno. O Brasil é perto do Equador e, por isso, não reune as condições necessárias para ver uma aurora polar.

Que são as auroras polares?

As auroras polares são fenômenos caracterizados por um brilho intenso no céu noturno de regiões próximas aos polos terrestres. Esse brilho, geralmente de cor verde, é resultado da interação de partículas vindas do Sol com moléculas de oxigênio e nitrogênio presentes em regiões que correspondem à ionosfera terrestre.

Porque a aurora polar é tão admirada?

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

Quando acontece aurora polar?

Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes da do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.

O que provoca a aurora boreal e a austral?

28 questões relacionadas encontradas

Onde é possível encontrar a aurora polar?

O fenômeno da aurora boreal ocorre nos países do Círculo Polar. Os visitantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia.

Em qual camada ocorre a aurora polar?

O fenômeno óptico conhecido como aurora polar ocorre na termosfera. Esse fenômeno pode ser observado no fim da tarde e início da noite. É caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes no céu, provenientes da interação entre as partículas do Sol e os ventos solares.

Quantas vezes por ano acontece a aurora boreal?

A atividade da aurora polar é cíclica, com picos a cada 11 anos – o último deles aconteceu em 2013. Apesar de presente no Sul, o melhor período para ver as luzes é durante o inverno no Norte, onde há longos períodos de escuridão. Você terá de fugir das cidades grandes.

O que causa o efeito da aurora boreal?

O fenômeno acontece durante tempestades solares, quando um gás chamado plasma, que é eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético da Terra, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe.

Como funciona o efeito da aurora boreal?

Sua ocorrência está diretamente associada aos ventos solares e ao campo magnético da Terra. A aurora boreal ocorre sempre que uma grande quantidade de elétrons provenientes dos ventos solares interage com elementos da atmosfera terrestre em uma grande velocidade.

Quais as características da aurora polar?

A aurora polar caracteriza-se por um grande brilho difuso nos períodos noturnos. Isso ocorre devido ao impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. O fenômeno é semelhante a uma cortina no sentido horizontal, onde os raios ficam paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético.

Tem aurora boreal na Argentina?

No entanto, a empreitada é possível. Ushuaia, na Argentina, é um dos raros lugares do Hemisfério Sul onde as luzes podem aparecer próximas de centros urbanos. No inverno, a cidade chega a ficar escura por mais de meio dia.

Onde dá para ver a aurora austral?

Vários pontos no extremo sul da Terra são perfeitos para isso. Tasmânia, Austrália, Nova Zelândia e, nas Américas, Ushuaia e as Ilhas Falkland são alguns dos destinos com mais chances de encontrar as Luzes do Sul.

Por que o fenômeno das auroras só é visto em regiões mais próximas dos pólos geográficos da Terra?

"Ao se concentrarem lá, elas (as partículas solares) interagem com as partículas das camadas mais altas da atmosfera terrestre, o que leva à emissão de luz. É isso que vemos no céu, quando perto dos pólos, na forma de aurora boreal ou austral", esclarece Santiago.

Quanto tempo dura a aurora boreal?

Quanto tempo dura

O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar no céu de 5 a 10 minutos, ou por horas consecutivas. Algumas vezes, a atividade acaba completamente e, depois de cerca de 30 minutos a uma hora, retorna.

Porque a aurora boreal recebe esse nome?

Aurora boreal foi um nome criado pelo cientista Galileu Galilei, no ano de 1619, em referência a deusa romana do alvorecer, chamada de Aurora, e de seu filho, chamado Bóreas, conhecido por ser o deus que rege os ventos do norte.

O que são e como surgem as auroras boreal e austral?

A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São luzes coloridas que aparecem no céu, à noite. Normalmente, tem-se a luz esverdeada. Estes fenômenos ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.

Tem aurora boreal todo dia?

A aurora boreal combina com noites longas e escuras, mas é possível observar o fenômeno desde o entardecer. Em realidade, as auroras acontecem durante o ano inteiro, mas nem sempre é possível observá-las, e isso porque as suas luzes são por volta de 1 milhão de vezes menos brilhosas do que o Sol.

Que horas ocorre a aurora boreal?

Mas, segundo o nosso guia, há um certo horário em que a coisa fica mais propícia. Em Tromsø, Noruega, costuma ser entre 21h e 23h. Dizem que em Fairbanks, no Alaska, costuma ser ali pelas 17-18h. E depois de aparecer, ela pode durar 5-10 minutos no céu, ou até mesmo horas ininterruptas.

Qual o melhor país para ver a aurora boreal?

7 melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal
  • Noruega - O país da Aurora Boreal. ...
  • Pequeno vilarejo de Abisko na Suécia. ...
  • Luosto na Finlândia - O alarme de Aurora. ...
  • Alasca- Destino tradicional, mas especial. ...
  • Canadá - Inverno canadense + vista surpreendente. ...
  • Groenlândia - Palco incrível. ...
  • Maravilhosa Escócia.

O que é a camada termosfera?

Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra.

É possível ver a aurora boreal no Brasil?

Essa dá para responder bem resumidamente: as auroras, sejam elas boreais ou austrais, podem ser vistas apenas próximas dos círculos polares (ou polos). Como o Brasil não está perto de nenhum deles, não conseguimos ver auroras por aqui.

Quando ver a aurora boreal no Canadá?

Os meses de setembro e outubro são ideais para curtir esse passeio, mas se você não puder viajar nesse período não se preocupe, pois a Aurora Boreal também pode ser vista com mais intensidade nos meses de fevereiro e março, principalmente em Churchill, província de Manitoba, e Whitehorse, na província de Yukon.

Qual a melhor época para ver a aurora boreal?

De setembro a abril: o que cada mês oferece aos caçadores da Aurora Boreal. Dependendo do local, a melhor época para ver as luzes no céu começa um mês antes do equinócio de setembro e vai até um mês depois do equinócio de março. Porém, deve-se ponderar questões meteorológicas e climáticas.

Quando ver a aurora boreal em Ushuaia?

Se você tem um sonho de ver a aurora boreal, saiba que não precisa ir até os países nórdicos ou ao círculo polar ártico. Em Ushuaia, Argentina, de maio a julho o turista tem boas chances de ver o fenômeno mais nitidamente. Isso acontece porque as noites são longas nessa época.

Artigo anterior
O que é mais no Instagram M ou k?
Artigo seguinte
Quando dois eventos são complementares?