Qual a diferença de às vezes ou às vezes?
Perguntado por: Frederico Almeida | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)
Gramática. A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”.
Qual a diferença entre as vezes e às vezes?
As expressões “as vezes” e “às vezes” são distintas gramaticalmente. A primeira sugere o sentido de “as ocasiões” e a segunda é indicativa de tempo.
Tem vezes ou às vezes?
Para indicar que algo acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase. A expressão as vezes, sem acento, também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente de às vezes. Às vezes é sinônimo de: de vez em quando.
Qual a diferença entre as vezes?
O uso do as vezes é a junção do artigo definido “a” no plural (as) com o substantivo feminino “vez” também no plural (vezes). Logo, as vezes possui sentido de “as ocasiões”, “os momentos” e não de tempo. Sendo assim, quando a frase não possuir sentido de tempo, o uso da crase é dispensado.
Onde usar as?
...
Na indicação de horas exatas:
- às 15h;
- às 22h;
- às 5h;
- às 9h.
? [AS VEZES ou ÀS VEZES] | [Quando e Como usar]?Desvendando o Português!DESCUBRA! ??
Quando usar crase no AS?
Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Qual o efeito do uso das reticências?
Reticências são um sinal de pontuação que indica a interrupção de um pensamento e tem grande poder de sugestão. Elas também são usadas, por exemplo, na interrupção da fala de um personagem. Além disso, podem indicar hesitação, sugerir o prolongamento de uma ideia ou apontar a supressão de palavra(s).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que significa a palavra às vezes?
Nome que, junto a um adjectivo numeral, indica a reiteração, a quantidade. 3. Ocasião, turno.
O que substitui as vezes?
7 sinônimos de às vezes para 1 sentido da expressão às vezes: Em certas ocasiões: 1 raramente, poucas vezes, de quando em quando, de vez em quando, ocasionalmente, por vez, por vezes.
Será às 15h tem crase?
Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Como se escreve vezes no singular?
Vezes é o plural de vez. Assim como a forma singular, vezes deve ser grafado com z, e não s, após a primeira vogal e.
Qual é o correto muitas das vezes ou muitas vezes?
A expressão muitas das vezes está correta. Apesar de parecida, não é sinônima da expressão muitas vezes.
Que faz as vezes?
A expressão fazer as vezes de significa “substituir, servir para o mesmo fim, desempenhar as funções que são de outrem”. Ela se aplica em casos como uma caneca que faz as vezes de vaso, ou uma bacia que vai fazer as vezes de banheira, ou um lençol que pode fazer as vezes de cortina, só para dar alguns exemplos.
Tem vírgula depois de as vezes?
Se «às vezes» ocorrer em princípio ou em final de frase, não é obrigatório o uso de vírgula: «Às vezes apetece-me rir»; «Apetece-me rir às vezes». Mesmo no meio da frase não é necessário pôr vírgula: «ela pode às vezes estar triste».
Como se classifica às vezes?
Significado de Às vezes
locução adverbial De vez em quando; em certas situações ou circunstâncias; não expressa permanência: às vezes prefiro ir ao cinema. [Gramática] Não confundir com "as vezes", plural de vez: foram raras as vezes em que pude comprar o que desejava. Etimologia (origem de às vezes). A + a + vezes.
Qual o significado fezes?
Significado de Fezes
substantivo feminino plural Sedimento de líquido; borra. Matérias fecais. Escória metálica.
O que é o número 1?
Um (1, também chamado de unidade) é um número e um dígito numérico usado para representar esse número em numerais. Ele representa uma única entidade, a unidade de contagem ou medida.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Como usar reticências exemplos?
- Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.
- Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…
- Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…
- Não quero sobremesa... porque... porque não estou com vontade.
Quando usar crase em datas?
A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.
O que é várias vezes?
De forma repetida: 1 repetidamente, muito, constantemente, continuamente, incessantemente, amiúde, frequentemente, novamente, seguidamente, ininterruptamente, continuadamente, amiudadamente, regularmente, reiteradamente, sistematicamente, muitas vezes, sempre.
É correto usar a palavra muita?
- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.
Como usar protetor solar no dia a dia?
Quanto custa um Opala no Brasil?