Qual a diferença de acidente de trabalho e auxílio-doença?

Perguntado por: Irina Nogueira  |  Última atualização: 18. November 2024
Pontuação: 4.3/5 (23 avaliações)

Qual a principal diferença entre auxílio-doença e auxílio-acidente? A principal diferença é que, como já comentamos, no auxílio-doença, o segurado precisa estar incapacitado de forma total e temporária para o trabalho. Já no caso do auxílio-acidente, o segurado consegue trabalhar, mesmo com a capacidade reduzida.

Qual a diferença entre auxílio-doença e acidente de trabalho?

Enquanto o auxílio-doença é devido em razão de uma incapacidade temporária para o labor, o auxílio-acidente é um benefício indenizatório devido ao segurado que não se recupera totalmente de uma doença ocupacional ou acidente e fica com sequelas permanentes que reduzem a sua capacidade para trabalhar.

Qual valor do auxílio-doença por acidente de trabalho?

A renda mensal inicial do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário-de-benefício, conforme artigo 86, § 1º da Lei 8.213/91. Para o segurado especial, o auxílio-acidente será concedido no valor equivalente a 50% do salário mínimo.

Quanto tempo dura o auxílio-doença por acidente de trabalho?

12 meses – exceto para casos isentos de carência.

Como funciona o INSS em caso de acidente de trabalho?

O benefício do auxílio acidente é previsto pela lei como uma indenização paga aos colaboradores que sofreram redução na capacidade de trabalho em decorrência de acidente ou doenças. O pagamento do benefício é feito de forma integral pelo INSS, para aqueles que têm direito ao recebimento.

AUXÍLIO-DOENÇA ACIDENTÁRIO X AUXÍLIO ACIDENTE

34 questões relacionadas encontradas

Quais os benefícios de quem sofre acidente de trabalho?

Estabilidade no emprego

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).

Quem sofre acidente de trabalho tem direito a indenização do INSS?

A indenização do INSS é um benefício concedido ao trabalhador que sofreu um acidente de trabalho ou adquiriu uma doença ocupacional. Essa indenização é paga em parcela única e tem como objetivo compensar o trabalhador pelos danos físicos ou psicológicos sofridos.

Quais as vantagens do auxílio-doença acidentário?

O auxílio-doença acidentário gera estabilidade provisória ao empregado, assim, conforme preceitua o artigo 118, da Lei nº 8.213/91, o empregado afastado tendo como causa o acidente do trabalho tem estabilidade de doze meses, após a cessação do benefício.

Quem recebe auxílio-acidente de trabalho tem direito a décimo terceiro?

Além de aposentados e pensionistas, terão direito ao pagamento antecipado segurados e dependentes que tenham recebido em 2024 o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Qual é o valor mínimo do auxílio-doença?

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

Quando vc sofre um acidente de trabalho o que acontece?

Quem sofre um acidente de trabalho tem o direito de se afastar pelo INSS se precisar de mais de 15 dias de repouso. A empresa será responsável pelo pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento, enquanto o INSS se responsabiliza pelo restante. Não existe um prazo limite para ficar afastado.

Como saber quanto vou receber do INSS por acidente de trabalho?

Assim, o cálculo do auxílio será feito da seguinte forma:
  1. - Descobrir o salário de benefício (média aritmética de 100% dos salários do segurado)
  2. - Sobre o salário de benefício, aplica-se a alíquota de 91%
  3. - O resultado será o valor do benefício.

Quem paga o salário no acidente de trabalho?

7.1.10.

O Salário-Família referente ao mês do afastamento deve ser pago integralmente pela empresa e o do mês da cessação do benefício pela Previdência Social.

Quem recebe auxílio-acidente de trabalho pode trabalhar?

O segurado do Auxílio-Acidente não fica impedido de continuar trabalhando, inclusive de carteira assinada.

Quais as doenças que dá direito ao auxílio-acidente?

Doenças que dão direito ao auxílio-acidente
  • a) Diminuição de acuidade visual, após correção, igual ou inferior a 0,2 no olho acidentado; ...
  • TRAUMA ACÚSTICO. ...
  • Aparelho da fonação (FALA) ...
  • a) perda de segmento ao nível ou acima do carpo; ...
  • e) perda de segmento de três ou mais falanges, de três ou mais quirodáctilos;

Quais as vantagens de se ter um cat?

A vantagem é que a CAT funciona como um registro de que sua doença ou acidente pode ser decorrente do trabalho, o que vai ser comprovado, ou não, na perícia médica. A partir da comprovação do nexo causal do acidente ou doença com o trabalho, o trabalhador tem direito ao beneficio auxílio-doença acidentário (B.

Como saber quantas parcelas vou receber auxílio-doença?

Como saber quantas parcelas vou receber do auxílio-doença? O benefício do INSS pode ser concedido por até 120 dias, isto é, 4 meses. Para conferir quantas parcelas você vai receber, é preciso consultar o portal Meu INSS.

Quando cessa o auxílio acidentário?

O trabalhador pode receber o auxílio-acidente até a aposentadoria, dependendo da gravidade do acidente e da incapacidade do mesmo de trabalhar em outra função. Neste caso, quando se aposenta, o valor do auxílio-acidente entra no cálculo da média e o trabalhador passa a receber só a aposentadoria.

Quem recebe auxílio-acidente vai ter aumento?

O menor valor que você poderá receber a título de auxílio-acidente corresponde à metade um salário-mínimo, o que corresponde a R$ 706,00 mensais em 2024. Neste caso a correção acompanha o reajuste anual do salário-mínimo nacional.

Quem paga os 15 dias de acidente de trabalho?

A Previdência Social é responsável pelo pagamento a partir do 16º dia da data do afastamento da atividade.

É possível cumular o auxílio-acidente com o auxílio-doença?

1. É indevida a cumulação do auxílio-acidente com o auxílio-doença quando decorrentes do mesmo fato gerador. Precedentes: AgRg no AREsp. 218.738/DF, Rel.

Quem recebe auxílio-acidente se aposenta mais cedo?

A resposta é sim, MAS tem um detalhe que não pode passar despercebido (na maioria dos casos encaminhados ao escritório notamos esse falha do INSS): o valor recebido a título de auxílio-acidente deve incorporar o cálculo da aposentadoria.

Qual a diferença entre auxílio-acidente e auxílio acidentário?

Enquanto o auxílio-doença é destinado aos contribuintes em razão de doença ou acidente de qualquer natureza, o auxílio-doença acidentário é destinado ao trabalhador que sofreu acidente de trabalho ou doença laboral.

Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-acidente?

Se o acidente tiver ocorrido até 12/11/2019, o valor do benefício será equivalente a 50% da média dos 80% maiores salários de contribuição do segurado; e. Se o acidente tiver ocorrido a partir de 13/11/2019, o valor do benefício será equivalente a 50% da média de 100% dos salários de contribuição do segurado.

Quem paga meu salário enquanto aguardo o resultado da perícia?

Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.

Artigo anterior
O que é força centrífuga no trânsito?
Artigo seguinte
Qual a forma correta de dar bom dia?