Qual a diferença da progressão de regime prisional nos crimes comuns e dos crimes hediondos?

Perguntado por: Gustavo Sérgio Costa Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

A pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado, já nos crimes comuns ele irá variar conforme a pena do crime cometido, podendo ser aberto, semiaberto e fechado.

Como fica a progressão de regime nos crimes hediondos?

Supremo reafirma entendimento sobre progressão de regime em crime hediondo. O percentual a ser aplicado para a progressão de regime de condenado por crime hediondo ou equiparado, sem morte, que seja reincidente por crime comum é de 40%.

Qual a diferença dos crimes hediondos?

Os crimes hediondos são aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo. No Brasil, o ordenamento jurídico prevê os crimes hediondos, dentre eles o estupro de vulnerável, latrocínio, homicídio e os equiparados (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

O que quer dizer progressão de regime?

A progressão de regime é um benefício ao condenado em fase de cumprimento de pena, tendo em vista critérios e hipóteses legais, de acordo com o mérito do próprio sentenciado.

Como ocorre a progressão de regime de cumprimento de pena nos diversos tipos de crimes comuns hediondos de tráfico etc?

2º da Lei nº 8.072/1990, para determinar um quantum agravado (requisito objetivo) para progressão de regime de pena desses delitos: “2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente”.

Progressão de regimes e crimes hediondos à luz do "Pacote Anticrime"

17 questões relacionadas encontradas

Quais as formas de progressão de regime?

Como calcular a progressão de regime?
  • Réu primário condenado por crime simples: 1/6.
  • Réu primário condenado por crime hediondo: 2/5.
  • Réu reincidente condenado por crime simples: 1/6.
  • Réu reincidente condenado por crime hediondo: 3/5.

Como funcionava a progressão de regime antes da lei 13.964 2019 e como será aplicada posteriormente?

A título de exemplo, antes da reforma o agente condenado por furto que posteriormente ao trânsito em julgado viesse a ser condenado por tráfico, automaticamente iniciaria o cumprimento da pena do tráfico em 3/5 (três quintos), para então progredir de regime, ficando da seguinte forma: 3/5 (três quintos) do tráfico + 1/ ...

Quanto tempo demora um pedido de progressão de regime?

O juiz terá no máximo 15 dias para decidir sobre os pedidos de benefícios no cumprimento da pena, que terão prioridade absoluta na tramitação.

Qual a diferença de livramento condicional e progressão de regime?

Nos casos de progressão de regime, a falta grave interrompe o lapso que passa a contar da data da falta (a princípio a contagem se dá desde o início em que o apenado foi preso), já para o livramento condicional a falta grave não interrompe o lapso, apenas suspende a possibilidade do benefício pelos 12 meses (período em ...

Quanto dá pena se cumpre em regime fechado?

Conclui-se que o regime fechado é o mais rigoroso e obrigatório para infratores condenados a mais de oito anos de pena privativa de liberdade. E que esta reclusão é limitada pelo ordenamento brasileiro por um limite de 40 anos para a unificação das penas.

Quais são os tipos de crimes hediondos?

São considerados hediondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente; homicídio qualificado; latrocínio; extorsão qualificada pela morte; extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada; estupro; atentado ...

O que é crime hediondo resposta?

Em sua primeira redação, a Lei dos Crimes Hediondos considerou hediondos os crimes de latrocínio, extorsão qualificada pela morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, atentado violento ao pudor, epidemia com resultado morte, envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou ...

O que mudou na lei de crimes hediondos?

Uma das inovações trazidas pelo Pacote Anticrime é a retirada da expressão “latrocínio” da Lei dos Crimes Hediondos, sendo substituída pela expressão “roubo”, conforme a técnica de nomenclatura utilizada no artigo 157 do Código Penal.

É vedada a progressão de regime aos condenado por crime hediondo?

A Lei 13.964/2019 trouxe relevante alteração no regramento atinente à progressão de regime a réus condenados por prática de crimes hediondos. Dessa forma, o art. 2o, § 2o da Lei 8.072/90 foi expressamente revogado pelo art. 19 da nova legislação, intitulada "Pacote Anticrime.

É vedada a progressão de regime aos crimes hediondos?

A súmula nº 698 do STF perdeu a razão de ser com a declaração de inconstitucionalidade da vedação à progressão de regime prevista na Lei dos Crimes Hediondos, com a consequente alteração realizada pela Lei n. 11.464, de 2007.

Como ocorre a progressão de regime nos casos dos crimes hediondos cometidos antes de 2007?

Segundo o ministro, condenado por crime hediondo antes da lei de 2007 (ou seja: antes de 29.3.07) pode progredir de regime depois do cumprimento de um sexto da pena, porque ele está submetido ao sistema penal anterior à Lei n°. 11.464/2007.

Qual é melhor regime aberto ou livramento condicional?

Dessa forma, é possível concluir que, em princípio e em tese, o regime aberto é mais benéfico do que o livramento condicional e seu requisito objetivo, mais brando. Na prática, no entanto, verifica-se a utilidade do livramento condicional.

O que quer dizer progressão condicionada?

Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases.

Como funciona o livramento condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Quanto tempo leva pra ir para o Semi-aberto?

Para progredir para o semiaberto, o condenado precisa cumprir um sexto de sua pena e ter bom comportamento atestado pelo diretor do presídio. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não sendo caso de reincidência, o regime semiaberto destina-se para condenações entre quatro e oito anos.

Quanto tempo demora para sair do Semi-aberto?

A conduta estará reabilitada em 30 ou 60 dias, de acordo com o Regimento Interno do Presídio. Praticada falta grave, o preso do semi-aberto perde o direito à saída temporária, e além da punição administrativa (isolamento celular ou restrição de direitos), será regredido ao regime fechado.

Quanto tempo tem que cumprir no semiaberto?

Regime Semiaberto:

Este regime é destinado ao cumprimento de penas maiores que quatro anos e igual ou inferior a oito, acrescido do fato do condenado não ser reincidente (em regra).

Como era a progressão de regime antes do pacote anti crime?

Antes do pacote anticrime, para progredir bastava cumprir 1/6 (um sexto) da pena (quando primário e em crime não hediondo). Hoje, sendo o réu primário e o crime tiver sido cometido sem violência ou grave ameça, será necessário cumprir 16% (dezesseis por cento) da pena.

Como ficou a progressão de regime após a lei Anti crime de 2019?

Com a reforma o Inciso I, do art. 112 da LEP, prevê que o réu primário no qual o crime tiver sido cometido sem violência à pessoa ou grave ameaça (crimes simples) progredirá com 16%, ou seja, 0,6% a menos do que na redação anterior.

Quais são as novas deliberações trazidas pela lei 13.964 19 relativas à progressão de regime para os crimes hediondos?

A lei dá nova redação ao art. 112 da LEP, para estabelecer novos critérios para a progressão de regime, considerando a primariedade, a reincidência, o emprego ou não de violência à pessoa, o caráter hediondo, o resultado morte etc., cujos percentuais variam de 16% a 70%, tornando a progressão mais complexa.

Artigo anterior
O que faz o fogo ficar verde?
Artigo seguinte
Pode haver responsabilidade civil ainda na fase Pré-contratual?