Qual a diferença da Nfc-e para o Danfe?

Perguntado por: Iris Bianca Branco  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)

A principal diferença entre a NFC-e e a NF-e é que enquanto a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica concerne apenas às vendas ao consumidor final, a Nota Fiscal Eletrônica abrange todas as outras situações como as operações de compra, venda, devolução de mercadorias, transferências ou de exportação, por exemplo.

Qual a diferença entre DANFE e Nfc-e?

Esse documento é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), que no caso da NFC-e, trata-se de outro tipo, o DANFE-NFC. Em ambos os casos, esse auxiliar não substitui a nota fiscal, logo, não tem valor fiscal possuindo apenas teor de referência/acompanhamento.

É possível transformar Nfc-e em NF-e?

Uma dúvida comum nesse tema é como transformar uma NFC-e em uma NF-e, e se isso é possível. E sim, é possível importar um documento que seja uma nota fiscal do consumidor eletrônica, em uma nota fiscal de produto, dentro do seu sistema emissor de notas fiscais, a depender da finalidade de interesse do contribuinte.

O que significa NFC em nota fiscal?

Incluir Nota de Dotação: Permite a inclusão do documento Nota de Dotação(ND) no Siafi.

Como imprimir DANFE de Nfc-e?

Para isso:
  1. Na mesma linha da nota, clique nos três pontos.
  2. Em seguida, clique em 'Imprimir DANFE'

Diferenças entre NFS-e / NFC-e / NF-e

23 questões relacionadas encontradas

O que significa imprimir DANFE?

DANFe é uma sigla para “Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica“. Este documento é uma representação legível e simplificada da Nota Fiscal. Em resumo, o DANFe é um documento impresso com as principais informações da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

É obrigatório emitir DANFE?

Sim. Independente do porte, as empresas que praticam uma das atividades econômicas obrigadas, devem emitir NF-e. Da mesma forma, as empresas que não estiverem obrigadas poderão, voluntariamente, aderir à emissão de NF-e.

Como emitir nota fiscal de NFC?

Para emitir a NFC-e, é preciso que sua empresa esteja credenciada pela Secretaria de Fazenda de seu estado. Na maioria dos estados brasileiros, a NFC-e já se encontra em implementação. Confira a lista de cada estado. Após o credenciamento na Sefaz, a empresa precisa de uma assinatura eletrônica.

Onde fica o NFC na nota fiscal?

O número do cupom fiscal, seja no modelo impresso ou na NFC-e, que é a versão digital do documento, por ser encontrado na parte superior da nota.

Quais são os dois tipos de nota fiscal?

Tipos de notas fiscais
  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias) ...
  • CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) ...
  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) ...
  • NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ...
  • CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) ...
  • MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos)

Qual a diferença entre NF-e Nfc-e é Nfs-e?

A principal diferença está na função de cada modelo. A NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, já a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Vamos a um exemplo: uma loja de informática, quando são vendidas as peças, acessórios e computadores deve ser emitida uma NF-e.

Como imprimir Nfc-e em PDF?

Selecione a opção NFCE_BOBINA DANFE de NFC-e em bobina e clique no botão Alterar; Altere o campo Imprimir na Impressora para 'Impressora específica'; Selecione no campo Impressora específica uma impressora PDF e clique em Salvar; Realize a impressão de uma NFC-e.

O que pode substituir a nota fiscal?

A emissão do cupom fiscal é regulamentada pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria da Fazenda estadual e a sua criação teve como objetivo a substituição da antiga nota fiscal de venda para o cliente, por isso tem um papel importante: o cupom fiscal serve para garantia legal da compra.

Quando usar DANFE?

A principal finalidade do DANFE é facilitar o transporte e a identificação das mercadorias durante a sua circulação. Ele é obrigatório e deve acompanhar as mercadorias em trânsito. Por outro lado, a NF-e é um documento fiscal eletrônico, que deve ser emitido para todas as operações de venda de produtos ou serviços.

Como funciona o DANFE?

O Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é uma representação gráfica e simplificada de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). atenção! O Danfe não é a nota fiscal da compra, e muito menos a substitui. Ele apenas facilita o acesso dos dados da compra para o consumidor.

Quem pode emitir a Nfc-e?

Tirando raras exceções, a emissão de NF-e é obrigatória a toda empresa que comercialize produtos e serviços. Uma exceção é o Microempreendedor Individual (MEI), que não tem obrigatoriedade de emitir NF-e para um cliente pessoa física, podendo emitir caso o comprador solicite.

Qual a diferença do cupom fiscal e da nota fiscal?

Nesse caso, destacamos que a principal diferença entre cupom fiscal e nota fiscal está no fato de que o cupom tem como objetivo especificar a empresa e os produtos vendidos, bem como a data e a hora. Já a nota fiscal é mais completa, um documento detalhado que traz também os impostos pagos.

Como consultar NFC-e pelo número da nota?

Como fazer a consulta de NFC-e?
  1. etapa 1: acesse o portal da SEFAZ do seu estado;
  2. etapa 2: insira a chave de acesso da nota;
  3. etapa 3: veja a NFC-e.

Pode emitir NFC-e para pessoa jurídica?

Pode tirar NFC-e para pessoa jurídica? Para quem é a emissão da NFC-e? Emissão da NFC-e é para Pessoa Física ou PJ não contribuinte do ICMS dentro do estado!

É possível emitir nota fiscal pelo celular?

A resposta é: sim! A emissão de notas fiscais pode ser feita tranquilamente pelo seu smartphone, trazendo ainda mais praticidade para o seu dia a dia. Assim, é possível realizar esse processo de qualquer lugar e garantir a regularidade das suas transações mesmo que você não tenha um computador por perto.

Precisa de SAT para emitir Nfc-e?

Caso opte por utilizar a NFC-e, e com a revogação do artigo 2º, § 6º, da Portaria CAT 12/15, não será mais necessário ter um SAT de forma obrigatória como contingência.

Quem deve emitir a DANFE?

O DANFE deve ser impresso, pelo emitente da NF-e, antes da circulação da mercadoria, pois o trânsito de uma mercadoria documentada por uma NF-e sempre deverá estar acompanhado do DANFE correspondente.

Quem pode emitir a DANFE?

O DANFE deve ser impresso pelo emitente da NF-e (vendedor do produto) antes da circulação da mercadoria, para garantir o transporte regular. Logo, o documento é restrito às empresas que comercializam produtos, devidamente registradas na Secretaria da Fazenda do seu estado e autorizadas a emitir nota fiscal eletrônica.

É possível emitir DANFE sem certificado digital?

Não. Ele pode emitir a nota fiscal apenas com a Senha Web fornecida pelo sistema.

Para que serve a nota fiscal DANFE?

Acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo outras informações básicas sobre a operação em curso (emitente, destinatário, valores, etc); Auxiliar na escrituração das entradas acobertadas por NF-e, no caso de destinatário impossibilitado de receber o arquivo do documento fiscal eletrônico da NF-e.

Artigo anterior
Qual a sequência de eventos que ocorre na inflamação?
Artigo seguinte
Qual é o antônimo de bagunceiro?