Qual a diferença da hepatite ABEC?

Perguntado por: Verónica Silva  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (74 avaliações)

A hepatite A, na maioria das vezes, tem cura com recuperação total do fígado. As hepatites B e C podem levar a cirrose hepática e até a uma maior incidência de câncer no fígado. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que de 70% a 80% das infecções entre os portadores de hepatite C se cronificam.

Qual é o tipo de hepatite mais grave?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual o tipo de hepatite que não tem cura?

A hepatite B não tem cura, mas existe vacina que faz parte do plano nacional de vacinação que previne o futuro desenvolvimento de Hepatite B.

Como se contrai hepatite B ou C?

Sendo assim, a transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack), uso de ...

O que diferencia a hepatite A da E?

O tipo E é bastante similar ao tipo A, porém, é raro no Brasil. O contágio mais comum é por meio de água contaminada por fezes. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre e vômitos. A prevenção é a melhor maneira de tratar das hepatites virais.

Diferenças entre hepatite B e C

32 questões relacionadas encontradas

Que é a hepatite A?

Hepatite A, o que é? É uma infecção causada pelo vírus A da hepatite (HAV), também conhecida como “hepatite infecciosa”. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno; contudo, o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade.

Como se pega hepatite AEB?

Transmissão: Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; de mãe infectada para o filho ...

Como se contrai a hepatite C?

O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

O que causa a hepatite C?

A hepatite C é causada pelo vírus VHC, transmitido principalmente por sangue contaminado, principalmente durante compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos de manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing.

O que é pior hepatite B ou C?

​​Hepatite C

É considerada a mais grave de todas. Segundo um fundo da Organização Mundial das Nações Unidas cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas, mas apenas 5% delas sabem que tem a doença.

Qual o tipo de hepatite que ataca o fígado?

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Como saber se a hepatite É aguda ou crônica?

Há duas variedades de hepatite que conhecemos: a aguda – que dura menos de 6 meses e a crônica – que dura mais de 6 meses. O tipo agudo da doença é o mais comum e tem como causas as hepatites A, B, C, D e E, além de outras doenças virais, infecções por ameba ou bacteriana, medicamentos e drogas.

Qual o perigo da hepatite C?

A infecção por hepatite C, que continua ao longo de muitos anos, pode causar complicações significativas, tais como: Cirrose, em média de 20 a 30 anos após a infecção pelo vírus C. Câncer de fígado. Insuficiência hepática.

Qual hepatite que é contagiosa?

Vírus da hepatite B é 100 vezes mais contagioso que o da Aids. Uma em cada 30 brasileiros tem hepatite B ou C, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a grande maioria não tem conhecimento. O alerta é feito por especialistas nesta terça-feira (19), Dia Mundial das Hepatites Virais.

Quais os sintomas de hepatite fulminante?

Os sintomas principais no início do quadro são exatamente iguais aos de uma hepatite comum: mal-estar, febre baixa, náuseas e dor na parte superior direita do abdômen. O que difere da hepatite aguda comum é que sempre a urina fica escura (“cor de coca-cola”) e os olhos amarelos (icterícia).

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com hepatite C?

- Pode-se viver a vida toda com hepatite C sem que se tenha nenhum sintoma. Porém, algumas pessoas podem, em 20 a 30 anos após ter contraído a doença, apresentarem sintomas como cirrose, insuficiência hepática e hepatocarcinoma (câncer) - explica o médico.

Como fica o fígado com hepatite C?

A hepatite C é uma doença inflamatória do fígado, via-de-regra crônica, e que geralmente cursa de forma assintomática. A regeneração do fígado, que está sendo agredido continuamente pelo vírus, leva à formação de um tecido endurecido que se insinua entre as células hepáticas normais (a “fibrose”).

Pode pegar hepatite pelo beijo?

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

O que pode causar hepatite B?

Existem diversos fatores que podem aumentar o risco de contrair a hepatite B, como: Ter relações sexuais desprotegidas com vários parceiros, pois tem maior chance de algum ser portador do vírus sem saber. Ter sido diagnosticado com outra doença sexualmente transmissível, como gonorreia e clamídia.

Qual o agente causador da hepatite B?

O que é hepatite B? Doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus da hepatite B (HBV), conhecida anteriormente como soro-homóloga. O agente etiológico é um vírus DNA, hepatovírus da família Hepadnaviridae, podendo apresentar-se como infecção assintomática ou sintomática.

Quem teve hepatite B pode transmitir a doença?

Se a pessoa está imunizada para hepatite B, seja naturalmente, porque teve a doença e ficou curada, ou seja de forma induzida, através da vacinação, está protegida contra a doença e protanto não pode transmiti-la, já que não irá adquiri-la.

O que a hepatite A pode causar?

Os sintomas iniciais mais comuns da hepatite A são mal estar, dores no corpo, náuseas, dor abdominal, vômitos, olhos e pele amarelados, urina bem escura e fezes claras. Eventualmente, quando o quadro é muito grave, pode causar insuficiência hepática, sangramento e morte, indicou o infectologista.

Qual o risco da hepatite A?

O risco de infeção pelo vírus da hepatite A está, segundo a Organização Mundial de Saúde, associado à falta de água potável, de saneamento e à falta de higiene (mãos sujas, por exemplo).

Quem já teve hepatite A?

Quando uma pessoa se recupera de hepatite A está imune contra a hepatite A para o resto de sua vida e nunca terá a doença novamente.

Como diagnosticar hepatite aguda?

O diagnóstico é feito por meio de testes de função hepática e sorologia, para identificar o vírus. Higiene adequada e precauções universais podem prevenir a hepatite viral aguda. Dependendo do tipo específico de vírus, é possível a profilaxia pré e pós-exposição, utilizando-se vacinas ou imunoglobulinas.

Artigo anterior
Qual é o time mais antigo do mundo?
Artigo seguinte
O que ganha um medalhista olímpico?