Qual a desvantagem da pecuária intensiva?

Perguntado por: Isaac Guerreiro de Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (1 avaliações)

As vantagens, podemos apontar o aumento da produtividade e qualidade sem a necessidade de grandes áreas. A principal desvantagem da pecuária intensiva é a elevação dos custos e a mão de obra que deve ser especializada.

Qual a desvantagem da pecuária extensiva?

A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.

Qual é a vantagem da pecuária intensiva?

->Na pecuária intensiva, como o rebanho é confinado, a área de criação é bem menor quando comparada à criação do gado a pasto; ->O investimento em tecnologias e técnicas mais avançadas, como o melhoramento genético e a inseminação artificial, alcança resultados surpreendentes, como a alta carga genética do rebanho.

Quais as vantagens e desvantagens do sistema intensivo?

A vantagem desse sistema é o baixo investimento enquanto as desvantagens são a ocupação de grandes áreas da propriedade para essa atividade, baixas taxas de desmame, baixa produtividade anual comparada aos outros sistemas.

São característica da pecuária intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Agropecuária Intensiva x Extensiva | Ricardo Marcílio

42 questões relacionadas encontradas

Qual é a característica da agricultura intensiva?

A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.

Quais são as principais características das formas de produção agropecuária intensiva e extensiva?

Características da agricultura extensiva

Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores; O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente.

Quais são as vantagens do sistema intensivo?

Pode-se dizer que a maior vantagem do sistema intensivo está na possibilidade de automação, padronização, alojamento de mais animais por metro quadrado e, consequentemente, na diluição dos custos de produção da cadeia avícola.

Quais as vantagens e desvantagens da criação extensiva?

Vantagens da pecuária extensiva:
  • Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões.
  • Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite.
  • Requer menos investimento.

Quais são os pontos positivos e negativos da criação extensiva?

Baixa produtividade e degradação

A lucratividade na pecuária extensiva é relacionada ao tamanho da área utilizada, não na maximização dos resultados. Deixando o gado solto, sem muito controle, poupa-se dinheiro. Uma das consequências da prática da pecuária extensiva é a degradação do ambiente.

Quais as vantagens da pecuária extensiva?

As principais vantagens da pecuária extensiva é a baixa necessidade de investimentos, embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, a depender do tipo de animal que está sendo cultivado.

Qual é a vantagem da agropecuária extensiva?

A grande área para pastoreio atua como uma vantagem para a Pecuária extensiva. Ela se torna mais barata, pois os animais retiram os insumos da própria terra. A liberdade e espaço que o rebanho de corte precisa é encontrada aqui. A necessidade é suprida sem gerar gastos adicionais e trazendo bons resultados.

Quais as vantagens da aplicação da pecuária intensiva em detrimento da extensiva?

Uma das vantagens da pecuária intensiva, além do alto rendimento, é a ocupação de menores áreas. Assim, os impactos ambientais são menores, pois a pressão pela ocupação em áreas naturais tende a diminuir com o emprego desse tipo de modelo.

Qual a diferença entre a agricultura intensiva e extensiva?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

Onde se encontra a pecuária extensiva?

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

O que pode causar problemas ambientais na pecuária?

Dentre os muitos impactos ambientais da pecuária, ela também se encontra como a principal causa da extinção de espécies, zonas mortas nos oceanos, poluição da água e destruição de habitats. Ela contribui para a extinção de espécies de muitas maneiras.

O que é pastagem extensiva?

Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.

O que é agrícola extensiva?

Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade. A produção depende unicamente da fertilidade natural do solo; por não usar insumos agrícolas é necessário ocupar grandes áreas de cultivo.

Como é a produtividade na pecuária extensiva?

Na pecuária extensiva os níveis de produtividade são baixos, uma vez que os animais têm sua dieta limitada ao consumo de pastos nativos, vivem soltos sem maiores cuidados, não recebem vacinas, essa prática deriva baixa produção de carne e leite em grandes áreas.

Como funciona o sistema intensivo?

Este sistema produtivo possui exploração animal de alta tecnologia, de forma a permitir a obtenção de animais com altos rendimentos produtivos no menor tempo possível, buscando uma produtividade máxima por cabeça e por área.

O que é sistema intensivo bovino?

Pecuária intensiva é um sistema moderno de produção, os animais são criados em uma pequena área, e faz-se o emprego de técnicas mais avançadas como o objetivo de aumentar a produtividade. Assim, ocorre o investimento em técnicas modernas de melhoramento genético e inseminação artificial aplicadas ao rebanho.

O que é sistema Super-intensivo?

Sistema superintensivo

Trata-se de um sistema que possui as mesmas características do intensivo, porém permite que se utilize densidade de povoamento ainda maiores.

Quais as características da agropecuária extensiva?

A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico. Na agricultura, ela se caracteriza pela produção com baixos investimentos e com o emprego de uma grande quantidade de trabalhadores.

Quais são as principais características das formas de produção agropecuária?

Principais características da agricultura extensiva
  • Produção agrícola realizada de forma tradicional;
  • Baixa ou nenhuma utilização de tecnologia;
  • Dispõe de poucos recursos para investimento; Utilização de um número expressivo de trabalhadores como mão de obra;
  • Pode-se ainda encontrar a utilização de arado animal;

Quais são as características da agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

Artigo anterior
Quais são as combinações das preposições?
Artigo seguinte
Qual o animatronic mais alto de Fnaf?