Qual a data mais certa do ultrassom ou da dum?

Perguntado por: Vasco Hugo Campos Nunes Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:
  • Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  • Data da última menstruação (DUM);
  • Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Qual mais confiável dum ou ultrassom?

Esse dado é usada também como base para estimar a data do parto. A partir da 5ª semana, já é possível fazer esse cálculo, pelo exame de ultrassonografia. O exame oferece uma avaliação mais confiável, pelas medidas e outras análises do bebê.

É possível o ultrassom errar a data da semana da gestação?

Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

Porque na ultrassom dá uma data diferente?

O primeiro ultrassom, feito entre seis a dez semanas de gravidez, é considerado o método mais preciso para prever a data do nascimento. Os ultrassons que são feitos mais tarde não são tão precisos, e é por isso que a data do nascimento não deve ser alterada se já tiver sido definida no primeiro trimestre.

Qual DPP devo seguir?

Hoje conceitualmente temos que a data provável do parto deve ser calculada somando-se 280 dias no primeiro dia da última menstruação.

DEVO CALCULAR A IDADE GESTACIONAL PELA DUM OU PELO ULTRASSOM? Saiba neste vídeo!

42 questões relacionadas encontradas

Como calcular a DPP pela última menstruação?

Essa regra é uma forma padronizada de calcular a DPP de uma gestante. Nela, soma-se 7 ao dia correspondente ao da data da última menstruação e retira-se 3 do mês correspondente à data da última menstruação. Por exemplo: se a DUM for 12/11, a data provável do parto será no dia 12+7 e mês 11-3, ou seja, dia 19/08.

Qual a margem de erro da DPP?

Calendário circular de data provável do parto

Lembrando sempre que como o nome diz, a data é provável e não exata e como visto, a chance de acerto da data será no máximo 5%!!!

Quantas semanas de diferença no ultrassom?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

No ultrassom de 1° trimestre (até 12 semanas) o erro é de aproximadamente +/- 3 dias. Caso exista essa diferença de 3 semanas da DUM e ultrassonografia considere o tempo gestacional do exame realizado.

Quando o ultrassom não bate com a dum?

As semanas calculadas pelo ultrassom não coincidem com os cálculos baseados na DUM. Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser: Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação; Data da última menstruação (DUM);

Tem como saber a data exata da gravidez?

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

O que significa dum no exame de ultrassom?

O Ministério da Saúde, através do Caderno de atenção Básica Nº 32 orienta, porém, que quando a data da última menstruação (DUM) é conhecida e certa, deve ser o método de escolha para se calcular a idade gestacional em mulheres com ciclos menstruais regulares e sem uso de métodos anticoncepcionais hormonais 1.

O que é Nidacao tardia?

A nidação ocorre, geralmente, 7 dias após a fecundação. No entanto, esse período pode variar bastante, já que depende da época em que ocorrer a ovulação, que é mais ou menos na metade do ciclo, mas, em muitos casos, acontece antes ou bem depois – a chamada ovulação tardia.

Qual a margem de erro da idade gestacional?

Por meio do exame, o tempo de gravidez se dá pelo tamanho do bebê. Porém, conforme o feto cresce, vai ganhando características pessoais. Alguns ficam maiores que outros, o que dificulta o cálculo. Assim, no período indicado para realização do exame, entre as 8 e 12 semanas, a margem de erro é de 5 dias.

Como saber se o bebê é masculino ou feminino na ultrassom?

Normalmente, você pode descobrir o sexo do seu bebê por meio de ultrassom, que pode ser realizado entre a 18º e 20º semana. O técnico de ultrassom vai examinar a imagem do bebê, analisando os órgãos genitais em busca de diferentes características que sugiram se tratar de um menino ou menina.

O que dá pra ver no ultrassom de 6 semanas?

Na 6ª semana, se o ultrassom for realizado, o médico ou médica já poderá observar o saco gestacional. Também consegue verificar se não ocorreu uma gravidez ectópica e identificar os batimentos cardíacos do feto.

Tem como errar o sexo do bebê com 22 semanas?

O ultrassom morfológico com 23 semanas em geral é bem preciso e, em geral, é possível visualizar corretamente o sexo do bebê. Porém, sempre existe a possibilidade de errar o sexo do bebê e, nesse sentido, você pode realizar um novo ultrassom caso desejar. É possível errar o sexo do bebê com a ultrassonografia.

Quantos dias pode passar da data prevista para o parto?

O nascimento é considerado seguro até a gravidez completar 41 semanas e 6 dias. Muitos médicos esperam esse tempo para que a mulher entre naturalmente em trabalho de parto. Na 42ª semana, porém, os riscos para o bebê crescem e costuma-se partir para a indução ou cesárea.

Porque a gravidez é contada a partir da última menstruação?

Isso porque em um processo normal de menstruação, que dura em média 28 dias, o óvulo maduro é liberado no meio desse processo (por volta do 14º dia). Esse óvulo viaja desde o ovário até as tubas uterinas, em direção ao útero, e lá aguarda ser fecundado.

Como calcular a data da concepção pela DPP?

Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.

Como saber o dia que o bebê vai nascer?

Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.

É possível a ultrassom errar?

Qualquer exame está sujeito a fatores que levem ao erro. No caso da ultrassonografia vai depender do aparelho e do examinador. Portanto pode até acontecer porém não é muito frequente. Em caso de dúvidas, a primeira coisa a fazer é questionar seu médico assistente.

Tem como saber se o bebê vai nascer com algum problema?

Por isso, reunimos aqui 3 passos importantes para identificá-las:
  1. Ecografia Morfológica de 1º trimestre, entre 11ª e 13ª semanas.
  2. 2- Exames genéticos como a Amniocentese e a biópsia de vilo coriônico.
  3. 3- O Exame Morfológico de Segundo Trimestre.

Pode acontecer uma nidação tardia?

Existe nidação tardia? Não. A nidação é considerada normal entre o 6º e o 13º dia após a fecundação. Esse período varia de acordo com a ovulação, com as taxas hormonais e vitalidade dos espermatozoides.

Quando ocorre a nidação na ovulação tardia?

Se a fecundação do óvulo ocorreu e a mulher estiver grávida, é possível que os sintomas de nidação apareçam entre 7 e 15 dias após o período fértil da mulher. Em caso de ovulação tardia, os sintomas podem surgir até 15 dias depois da ovulação.

Como saber se é nidação ou não?

Este sangramento pode ser identificado como nidação por meio de algumas características específicas, tais como:
  1. Coloração que pode variar do vermelho claro ao amarronzado;
  2. Pouca quantidade;
  3. Pouco volume;
  4. Duração de dois a três dias, sem fluxo.

Artigo anterior
Como mudar o tema de apenas um slide no Google apresentações?
Artigo seguinte
Como pagar documento de veículo atrasado pela internet?