Qual a contra indicação de azitromicina?

Perguntado por: Ângela Kyara Jesus Miranda  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

Azitromicina Di-Hidratada é contraindicado a indivíduos com hipersensibilidade à Azitromicina Di-Hidratada, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo, cetolídeo ou a qualquer componente da fórmula.

Qual o efeito colateral da azitromicina?

Fezes amolecidas. Desconforto abdominal. Aparecimento de icterícia. Perda de audição devido a toxicidade no ouvido.

Para quem é contra indicado azitromicina?

Contra indicações de AZITROMICINA

O uso deste produto é contraindicado em indivíduos com história de reações alérgicas ou hipersensibilidade à azitromicina, eritromicina ou a qualquer um dos antibióticos macrolídeos, ou ainda a qualquer componente da fórmula.

Quem tem problema renal pode tomar azitromicina?

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal (diminuição da função dos rins): não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. No caso de insuficiência renal grave, azitromicina deve ser administrada com cautela (vide “O que devo saber antes de usar este medicamento?”).

Qual a indicação do remédio azitromicina?

Azitromicina di-hidratada é indicado no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou ...

Conheça os efeitos da AZITROMICINA - BULA SIMPLIFICADA POR DR LUCAS FUSTINONI CRM PR 30155

26 questões relacionadas encontradas

Quantos dias pode tomar azitromicina?

Enquanto outros antibióticos precisam ser tomados por 10 a 14 dias, muitas vezes com posologia de 2 a 3 administrações diárias, o tempo máximo de azitromicina habitualmente prescrito é de 5 dias, com apenas uma dose diária.

Quanto tempo dura o efeito da azitromicina no corpo?

A meia vida da azitromicina é de 68h, o que significa que a cada 68h sua concentração cai para metade. Dentro de 10 dias após a última dose, o remédio deve ter sido completamente eliminado do seu organismo.

Quais os medicamentos que prejudica os rins?

Esses são alguns dos fatores que podem levar à insuficiência renal aguda, ou seja, à redução drástica e temporária das funções dos rins. Entre os medicamentos tóxicos para os órgãos, quando usados em quantidades exageradas, estão diuréticos, antiinflamatórios, antibióticos, quimioterápicos e contrastes à base de iodo.

Quem tem problema de rins pode tomar Amoxicilina?

A amoxicilina é removida do sangue por hemodiálise (processo que substitui os rins na filtragem sanguínea). Portanto, uma dose adicional (500 mg para adultos ou 15 mg/kg para crianças abaixo de 40 kg) pode ser administrada durante e no final de cada diálise.

Quando a creatinina é preocupante?

Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL.

Quem não pode tomar azitromicina di-hidratada?

Azitromicina di-hidratada é contraindicada se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula.

Quem tem cardiopatia pode tomar azitromicina?

Assim, é prudente evitar o uso de azitromicina em pacientes com múltiplos fatores de risco cardiovascular e que não tenham uma indicação clara para uso de macrolídeo.

Quantos dias tomar azitromicina para sinusite?

Iniciar antibioticoterapia empírica utilizando, amoxicilina, amoxicilina- clavulanato, durante 10 dias ou azitromicina durante 5 dias. Associar sintomáticos e descongestionantes nasais por até 3 dias. Encaminhar pacientes com sinusite crônica ou de repetição para especialista.

Qual o melhor horário para tomar azitromicina?

doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias. infecção por chlamydia: 1 g, como dose única.

O que acontece se tomar azitromicina em excesso?

Segundo o presidente do órgão, Fernando Matos, o excesso na dosagem de Azitromicina pode causar alterações no fígado e nos rins. - O tipo de prescrição enseja a conclusão por superdosagem.

Qual os efeitos colaterais de nimesulida?

Efeitos colaterais da nimesulida

Os efeitos adversos mais comuns são diarreias, náusea e vômito. Coceira, erupção cutânea e sudorese também ocorrem, mas em menor frequência. Entre as reações mais graves (e bem menos comuns), temos hemorragia e retenção urinária.

Quem tem problema renal pode tomar antibiótico?

Alguns antibióticos são nefrotóxicos por natureza e devem ser evitados em doente renais crônicos. Os mais comuns são: Aminoglicosídeos (ex: Gentamicina, Amicacina, Estreptomicina, Tobramicina e Neomicina).

O que o Anti-inflamatório causa nos rins?

Os anti-inflamatórios interferem na eliminação de potássio pelos rins, o que provoca aumento do nível de potássio no sangue, quadro chamado de hipercalemia.

Qual remédio pra dor que não prejudica os rins?

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.

O que o ibuprofeno causa nos rins?

“E substâncias como o ibuprofeno e o naproxeno, presentes nesses medicamentos, diminuem ainda mais o fluxo sanguíneo para os rins, abrindo caminho para a insuficiência renal”, completa a médica.

Qual diclofenaco faz mal para os rins?

O tandrilax tem diclofenaco em sua formulação. O diclofenaco é uma substância antiinflamatória que se tomada a longo prazo ou sem orientação médica pode afetar a função renal. Não deve ser feito ou usado com cautela (sob supervisão médica) em pacientes que já possuem doença renal.

Quanto tempo demora para sair o antibiótico do corpo?

Depende do antibiótico, uns são eliminados mais rapidamente , outros demoram mais como semanas para sair do organismo... no caso da amoxicilina praticamente em 24 hrs é eliminada.

Como a azitromicina age no pulmão?

James. "Os macrolídios têm efeito na função das células caliciformes e das glândulas submucosas, reduzindo a hipersecreção de muco nas vias respiratórias, como a bronquite crônica, que atinge as células caliciformes e as glândulas de muco", explicou o médico.

Quanto tempo o cloridrato de ciprofloxacino fica no organismo?

Ao ser usado pela via oral, ele é bem absorvido pelo trato gastrointestinal, se distribui bem pelo corpo e, depois, é excretado pela via renal. Seu efeito já tem início entre 1 e 2 horas.

Pode tomar 7 dias de azitromicina?

Se houver condições clínicas e indicação do médico, o tratamento endovenoso pode ser substituído por azitromicina via oral, em dose única diária de 500 mg até que o tempo total (endovenoso – na veia e oral) seja de 7 a 10 dias.

Artigo anterior
Qual o valor de desconto por dependente no IRPF 2020?
Artigo seguinte
O que significa contemplar na Bíblia?