Qual a consequência da ausência do interrogatório?

Perguntado por: Diana Abreu de Ramos  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Neste sentido, a ausência injustificada do interrogatório deve causar a nulidade absoluta do processo (inteligência do artigo 564, III e IV, do Código de Processo Penal).

É obrigatório o interrogatório do réu?

O caput do artigo 185 é claro ao dizer que o acusado que comparecer perante a autoridade judiciária “no curso do processo penal” deve ser interrogado. No curso do processo penal significa até o trânsito em julgado.

Para que serve o interrogatório?

O interrogatório constitui meio de prova e, como conseqüência, também recurso de defesa, daí a sua importância como ato processual feito entre o juiz e a pessoa do acusado, em que aquele tem o primeiro contato pessoal com o denunciado. É o princípio da imediação, em que é exigido o contato do juiz com as partes.

Quais as consequências do silêncio do acusado no interrogatório judicial?

O silêncio do réu não poderá mais ser interpretado em prejuízo da própria defesa e nem constituirá elemento para a formação do convencimento, favorável ou desfavorável do Juiz.

O que acontece depois do interrogatório?

188 do Código de Processo Penal, com a redação dada pela Lei n.º 10.792, de 1º.12.2003, dispõe que o magistrado, após proceder ao interrogatório, deve indagar de todas as partes, sem exceção, se restam eventuais fatos a serem esclarecidos.

AUSÊNCIA DE ADVOGADO NO INTERROGATÓRIO DA ESFERA POLICIAL GERA NULIDADE!!!

28 questões relacionadas encontradas

O que vem depois do interrogatório do réu?

O caput do presente dispositivo é expresso ao dizer que o acusado será qualificado e interrogado na presença de seu defensor, constituído ou nomeado. Após proceder ao interrogatório, a palavra é dada ao defensor para reperguntas (artigo 188).

Quais são as duas fases do interrogatório?

Percebam que a violação que gera a nulidade se dá quando não oportunizado ao réu o direito de ser ouvido. Sabemos que a persecução criminal se divide em duas fases, a fase de investigação e a fase processual. O interrogatório se dará nessas duas fase da persecução criminal.

Como funciona o castigo do silêncio?

O tratamento do silêncio é uma forma de punição, que consiste em ignorar alguém durante um período de tempo. É o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle.

Em que momento é feito o interrogatório do réu?

O interrogatório e tratado nos artigos 185 a 196 do Código de Processo Penal (CPP) como ato que ocorre durante a ação penal, ou seja, quando o Ministério Público ofereceu formalmente acusação contra o réu, por meio da petição denominada denúncia, a qual deve ter sido recebida pelo juiz competente.

Quanto tempo pode durar um interrogatório?

O tempo e a duração do depoimento podem variar. Alguns depoimentos são breves, enquanto outros podem se estender por horas.

Quem inicia o interrogatório do réu?

Já no Tribunal do Júri, embora a ordem de perguntas seja a mesma (1º o juiz; 2º a acusação; 3º a defesa), as perguntas da acusação e da defesa são direcionadas ao próprio réu.

Quais perguntas são feitas em um interrogatório?

Algumas perguntas importantes são:
  • Entendeu qual é a acusação?
  • Qual é a sua versão sobre os fatos?
  • Quais são as provas contra você? ...
  • Quais são as provas que você tem? ...
  • A vítima e as testemunhas da acusação têm algo contra você?

Quem interroga o réu?

Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.

Quais casos o interrogatório do réu pode ser realizado por videoconferência?

É válida a realização do interrogatório por videoconferência no caso de dificuldade de deslocamento do acusado até o local da audiência.

Quais os direitos do acusado ao ser interrogado?

Em situações que o interrogado não possa ser acompanhado em Delegacia por um Advogado constituído, é direito seu ter consigo um Defensor Público, em total respeito ao direito da ampla defesa e do contraditório, forte no inciso LV (55), e artigo 134, da CF.

O que diz o artigo 367?

Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo. Art.

Como quebrar o castigo do silêncio?

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Como identificar o abuso psicológico?

Os sinais do abuso psicológico podem incluir: Sentimentos constantes de ansiedade, medo ou insegurança. Uma sensação constante de que você está andando sobre ovos com medo do próximo ataque.

O que é silêncio punitivo?

Quando usado na forma de punição, consiste em ignorar alguém durante um período de tempo, o famoso “dar um gelo” como tática passivo-agressiva de manipulação, que expressa desprezo com o intuito de controle.

É permitido ao réu Negar-se a responder perguntas?

STJ: No interrogatório, o réu pode ficar em silêncio e responder apenas as perguntas da defesa. No judiciário brasileiro, em especial nas varas criminais, têm se debatido sobre o silêncio seletivo. Nada mais é do que o réu responder apenas as perguntas de seu advogado.

É possível falar com o juiz?

A forma de comunicar com o judiciário é através de petição. Essa é a regra, trata-se de uma formalidade legal. Sempre peticione informando a situação de urgência, relate o pedido no processo. Feito isso, vá até o gabinete do juiz.

Quem é o responsável pelo interrogatório policial?

Você sabe o que é? Existe o interrogatório como ato processual e o interrogatório policial, executado pela autoridade policial (delegado). O interrogatório processual, previsto entre os arts.

Quando o juiz poderá absolver o réu?

O mesmo diploma legal, em seu artigo 415, também prevê que o acusado pode ser sumariamente absolvido quando: 1) for provado que o fato não ocorreu; 2) houver prova de que o acusado não praticou o crime; 3) o fato não constituir infração penal; 4) for demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Como um promotor deve falar?

O Promotor do Júri não deve dizer que será breve e que todos os jurados poderão ir embora mais cedo, pois, caso o discurso seja longo, a promessa simplesmente não será cumprida. Antes de descrever cada parte do discurso, é preciso mencionar algo sobre os cumprimentos iniciais ao juiz, ao defensor e aos jurados.

Como um juiz encerra um julgamento?

A decisão final é tomada por maioria dos votos e anunciada pelo juiz, responsável por conduzir e orientar os trabalhos, zelando pelo controle e ordem ao longo do julgamento. Quando os jurados decidem pela condenação, cabe ao presidente da sessão proferir a sentença e fixar a pena-base.

Artigo anterior
O que pode causar tenossinovite?
Artigo seguinte
Qual é a pior praia do Brasil?